Tropicalismo: feito com cores e elementos do Brasil


Umas das eras mais revolucionárias e um dos movimentos mais genuínos da história da arte no Brasil foi o Tropicalismo. Também conhecido por Movimento Tropicalista ou Tropicália, a onda começou na música e atingiu outros âmbitos culturais, como as artes plásticas, o cinema e a poesia.

Como toda vanguarda artística, a tendência já vinha ocorrendo em diversas manifestações, mas tudo ficou ainda mais claro após o III Festival de Música Popular Brasileira (MPB), promovido pela Rede Record de Televisão, no ano de 1967. Caetano Veloso apareceu cantando Alegria, Alegria acompanhado por guitarras elétricas, o que foi um choque, visto que a música popular brasileira estava, até então, relacionada ao violão, numa pegada mais bossa nova.

Sem título. Carlos Vergara. Fonte: http://brasilartesenciclopedias.com.br

 

Tropicalismo transgressor

O lance era mesmo a ruptura com aquela coisa mais elitista, aproximando a música e a cultura dos jovens. A cena artística brasileira, sob influência da onda “pop” que também vinha da arte internacional, logo pegou o jeitão tropical.

Na música, o estilo era inovador por misturar a cultura nacional mais tradicional com inovações estéticas vindas de fora. Misturaram bossa nova com rock, bolero com baião, tudo com pitadas do bom samba brasileiro. As letras eram poéticas e cheias de crítica social. O aspecto político era forte e as mensagens eram usadas como arma já no fim de um longo período de ditadura. Porém, os tropicalistas não tinham a pretensão de elaborar “música de protesto”. Para eles, a estética diferentona já trazia o tom revolucionário.

Não se importavam com as críticas sobre o uso de estrangeirismos, como a influência das guitarras elétricas americanas, usadas no Pop Rock. No caso das artes plásticas, por exemplo, a maior influência vem da pop art americana. Vamos falar disto a seguir.

 

Os tropicalistas na música, teatro e cinema

A música tropicalista foi trazida pelos baianos como Caetano, Gilberto Gil, Gal Costa e Maria Bethânia. Os Mutantes foi a banda mais proeminente do período. Outros cantores, de variadas regiões do Brasil, também trouxeram contribuições: Torquato Neto, Tom Zé, Jorge Mautner, Jorge Ben e Rogério Duprat.

Capa do álbum 'Tropicália ou Panis et Circensis' (1968). Os Mutantes. Foto: Reprodução / Internet

No teatro, marcaram a vanguarda as peças “O rei da vela” (Oswald de Andrade) e “Roda Viva” (Chico Buarque). No cinema, destacou-se o clássico “Terra em Transe” (Glauber Rocha).

O termo explodiu e passou a ser usado em toda a mídia. O Tropicalismo trouxe um ponto comum às diversas vanguardas artísticas radicais que despontavam. O estilo promoveu a transgressão em vários aspectos da sociedade. Além da parte artística e cultural, as mudanças impactaram o comportamento, a ideologia e a estética de toda uma sociedade. O movimento era amado e odiado. Era a contracultura ou repudiado pela mesma contracultura.

Um episódio nada agradável, que demonstra o “ódio” ao movimento, foi no Festival Internacional da Canção, um ano após o Festival de Música Brasileira, que apresentou o Tropicalismo ao Brasil. Caetano apresentou junto com Os Mutantes “É Proibido Proibir” e a plateia não apenas vaiou, como jogou tomates e ovos no palco. Revoltado, o cantor gritava: “Vocês não estão entendendo nada, nada, nada, absolutamente nada (...) que juventude é essa? Vocês são iguais sabem a quem? (...) Àqueles que foram na Roda Viva e espancaram os atores! Vocês não diferem em nada deles, vocês não diferem em nada. E por falar nisso, viva Cacilda Becker!”.

 

As artes plásticas tropicalistas

O uso de elementos bem brasileiros marca as artes plásticas tropicalistas. Além disso, a impressão de emoção e a simplicidade no passar da mensagem demonstram o esforço dos artistas da época em popularizar as obras. Os padrões estéticos romperam com os costumes de utilizar o que vinha dos grandes centros da arte mundiais, como a Europa.

A ideologia era implícita e a crítica social, natural, ao retratar uma dura realidade socioeconômica, porém bela, do ponto de vista da natureza e da cultura. O movimento trouxe inovação e novos padrões estéticos, dando o tom às gerações seguintes.

A interação com as obras era incentivada, como no caso da obra que deu nome ao movimento, Tropicália.

 

Tropicalismo pictórico

A Bela Lindoneia, Rubens Gerchman. Fonte: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra4798/a-bela-lindoneia>. Acesso em: 03 de Jul. 2019. Verbete da Enciclopédia.

No estilo pictórico, o Tropicalismo traz as referências da pop art norte-americana com cores “psicodélicas”. Contudo, com a forte presença de elementos brasileiros, o verde e amarelo eram presentes, além de ícones nacionais como a banana, o papagaio, a arara, o samba, figuras cariocas etc.

Em alguns momentos, esta tendência retoma as obras da década de 20, lembrando o Antropofagismo de Tarsila e Oswald de Andrade. Define Hélio Oiticica:

“Tropicália é a primeiríssima tentativa consciente, objetiva, de impor uma imagem obviamente brasileira ao contexto atual da vanguarda e das manifestações em geral da arte nacional. Tudo começou com a formulação do Parangolé, em 1964, com toda a minha experiência com o samba, com a descoberta dos morros, da arquitetura orgânica das favelas cariocas (e conseqüentemente outras, como as palafitas do Amazonas) e principalmente das construções espontâneas, anônimas nos grandes centros urbanos – a arte das ruas, das coisas inacabadas, dos terrenos baldios, etc."

As criações tropicalistas utilizavam elementos típicos da cultura popular para criar obras de arte revolucionárias, cujas cores, alegrias e rebeldia davam o tom de contrariedade à ordem do regime militar.

 

Parangolés, experimentos e seus criadores

Hélio Oiticica é um dos mais citados artistas plásticos tropicalistas, até devido ao fato de sua obra “Tropicália” ter sido a inspiração de batismo do movimento.

A obra imersiva foi exposta pela primeira vez em 1967, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, durante a exposição Nova Objetividade Brasileira.

Tropicália convida os apreciadores a penetrar um labirinto que expõe símbolos bem brasileiro como a areia das praias, plantas tropicais, um aparelho de TV e capas chamadas “Parangolé”. Os parangolés são um tipo de obra de arte inventada por Hélio que podia ser usada como roupa. Os objetos aqui são os chamados “Bólides”, estruturas e caixas que contêm outros objetos em seu interior. Neste tipo de obra, o projeto é pensado dentro de uma concepção sensorial. O corpo do espectador faz parte da obra.

Parangolé. Foto: Reprodução / Internet

O cenário lembra uma pequena chácara e o andante teria a impressão de caminhar pela favela, pelas “quebradas” do morro. A crítica social da obra está nas sutilezas e nas impressões. Queria mostrar como era a vida de um povo que só tinha um modelo autoritário a seu alcance, vivendo na pobreza.

Tropicália, Penetrables (1966). Hélio Oiticica

O artista, concretista e experimental, escancara sua crítica política ao retratar seu amigo Manoel Moreira, cujo apelido era “Cara de Cavalo”, morto pela polícia em 1964. Ele produziu o tributo com o poema-bandeira "Seja marginal, seja herói".

Seja Marginal, Seja Herói (1968). Hélio Oiticica

Rubens Gerchman é uma referência na adoção das colagens e silkscreen da pop art americana. Em sua obra “Futebol” (1967-1973) utiliza grama plástica e camisetinhas silk.

Futebol (1967-1973). Rubens Gerchman. Fonte: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra9606/futebol-linguagem-torneio-inicio. Acesso em: 02 de Jul. 2019. Verbete da Enciclopédia.

A crítica política também foi forte em sua obra. Ele utilizava desenhos simples e cores alegres para denunciar o período de repressão pelo qual a sociedade brasileira estava passando.

É Proibido Dobrar à Esquerda. Fonte: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra33636/e-proibido-dobrar-a-esquerda. Acesso em: 02 de Jul. 2019. Verbete da Enciclopédia.

Claudio Tozzi trabalhou temas políticas e urbanos, agregando técnicas diferentes como a serigrafia. Como todo crítico político, é odiado por alguns. Um de seus painéis políticos, Guevara Vivo ou Morto, foi destruído por radicais de extrema direita em 1967. A obra traz grandes referências da pop art.

GUEVARA, Vivo ou Morto. Fonte: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra5078/guevara-vivo-ou-morto.. Acesso em: 02 de Jul. 2019. Verbete da Enciclopédia.

Carlos Vergara, além de artista plástico, é cenógrafo e fotógrafo. Passa a dedicar-se a temas brasileiros e entra na onda pop, produzindo exemplares bem tropicalistas.

Sem título (1967). Carlos Vergara. Fonte: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra8475/sem-titulo. Acesso em: 02 de Jul. 2019. Verbete da Enciclopédia.

 

Influências do Tropicalismo

A vanguarda, conforme já dissemos, reuniu características de diversas origens, pois o contexto criativo da época era rico e o mundo já estava se comunicando mais. Suas influências foram a Antropofagia, a pop arte americana e o Concretismo brasileiro. Leia mais sobre cada um deles em nossos artigos.

Da Antropofagia, a Tropicália “rouba” a identidade brasileira e o olhar interno ao país. É da época a frase "Tupy or not Tupy, that is the question". Da pop arte vem as cores, o tom irreverente e a popularização da arte, utilizando objetos e elementos comuns para criar obras únicas. Já do Concretismo vem a geometria, a racionalidade e a valorização da forma.

Amada e odiada na época, a Tropicália reinventou, revolucionou e marcou para sempre a história da arte brasileira.


autentik gift: adquira uma obra de arte de um de nossos artistas ou presenteie alguém especial!


Você também pode se interessar em ler

Quando a música ganha corpo: Paul McCartney e suas pinturas “secretas”

LER MAIS

Yayoi Kusama: do imaginário para realidade. A artista que desenvolveu uma linguagem artística a partir das suas alucinações.

LER MAIS

4 artistas que fizeram história no Sul do Brasil

LER MAIS


inspire-se em nossos artistas



Mariana Canet

Série Abstrato, coleção O Branco

120,00 x 80,00 x 0,10 cm
Fotografia digital. Impressão fine art em Canson Rag Photographique 310g. Tiragem 6 unidades

USD 1.700,00

Antonio Peregrino

Caverna Capim Açu, série Fernando de Noronha

80,00 x 120,00 x 0,10 cm
Fotografia com pigmentos minerais sobre papel (Canson Rag photographique 100% algodão). Tiragem 0/10

USD 1.000,00

Lavalle

Deriva 1

21,00 x 27,00 x 0,01 cm


USD 330,00



0 comentários

obras de nossos artistas à venda, relacionadas a temas, inspirações, estilos ou conteúdo desta matéria Tropicalismo

Mariana Canet

Série Abstrato, coleção O Branco

120,00 x 80,00 x 0,10 cm
Fotografia digital. Impressão fine art em Canson Rag Photographique 310g. Tiragem 6 unidades

USD 1.700,00

Antonio Peregrino

Caverna Capim Açu, série Fernando de Noronha

80,00 x 120,00 x 0,10 cm
Fotografia com pigmentos minerais sobre papel (Canson Rag photographique 100% algodão). Tiragem 0/10

USD 1.000,00

Lavalle

Deriva 1

21,00 x 27,00 x 0,01 cm


USD 330,00

Marilene Zancchett

Série Pintores

30,00 x 40,00 x 2,00 cm
Óleo sobre tela

USD 560,00

Malu Brandão

Sinais III

130,00 x 100,00 x 0,10 cm
Acrílica sobre tela

USD 1.375,00

Carolina Kroff

Sobreposições #252

156,00 x 225,00 x 5,00 cm
Tapeçaria de parede com sobreposições de camadas, em fios de algodão tingidos.

USD 3.360,00

Juliano Volpato

Figura Feminina

60,00 x 20,00 x 20,00 cm
Escultura - entalhe em madeira de reúso (cedro rosa)

USD 3.610,00

Paulo Apodonepá

Banco Indígena Onça-Pintada - etnia Umutina

14,00 x 58,00 x 16,00 cm
animal esculpido em madeira cedro

USD 990,00

Malu Brandão

Mirim doce

30,00 x 40,00 x 0,30 cm
Acrílica sobre tela

USD 690,00

Ana Lecticia Mansur

Intrecciato

100,00 x 160,00 x 4,00 cm
Acrílica sobre tela

USD 3.680,00

Marilene Zancchett

Série Aglomerados x Liberdade 1

70,00 x 70,00 x 0,10 cm
Espatulado com tinta óleo sobre tela

USD 1.035,00

Rones Dumke

Compaixão

89,00 x 70,00 x 0,10 cm
Pintura acrílica, pastel oleoso e colagem sobre cartão

USD 1.830,00

RSTomczak

Caieiras - Guaratuba - Paraná

60,00 x 70,00 x 0,10 cm
Óleo sobre tela

USD 1.320,00

Alexandro Auler

The Dark Side of the Sun

80,00 x 120,00 x 0,10 cm
Fotografia digital. Impressão em papel Hanhemuhle Photo Rag

USD 1.090,00

Irineo Albiero Filho

Centro das ambições

60,00 x 90,00 x 0,10 cm
Fotografia digital impressa em papel fine art 100% algodão (Canson Rag Photografique). Tiragem 1/10

USD 900,00

Mario Amaral

Olho Magico II. São Paulo, Brasil

100,00 x 100,00 x 0,10 cm
Fotografia impressa com pigmento mineral em papel Hahnemühle Photo Matt Fibre 200g. Tiragem 1/15

USD 1.105,00

Wagner Vidal

Insólito I

200,00 x 150,00 x 0,10 cm
Acrílica sobre tela

USD 4.825,00

Dhi Ferreira

Série Superagui

150,00 x 100,00 x 0,10 cm
Acrílica sobre tela

USD 1.575,00

Armando Merege

Ratos

150,00 x 120,00 x 4,00 cm
Acrílica sobre tela

USD 4.920,00

RSTomczak

Barra Velha - Santa Catarina

36,00 x 48,00 x 0,10 cm
Aquarela em papel Hahnemuhle Bamboo 265g/m². 125 lbs

USD 570,00

RSTomczak

Porto em São Francisco do Sul - Santa Catarina

30,00 x 40,00 x 0,10 cm
Aquarela em papel Hahnemuhle 425 g/m². 200 lbs

USD 560,00

Israel Severo

Olha de Novo: Meu destino é Woodstock

33,00 x 60,00 x 0,10 cm
Matte Painting Digital com fotografias e ilustrações originais sob Papel Hahnemühle Photo Rag 308gsm (Papel fosco - 100% algodão - leve textura) Tiragem limitada: 0/10

USD 420,00

Antonio Peregrino

Queue

80,00 x 120,00 x 0,10 cm
Fotografia com pigmentos minerais sobre papel (Canson Rag photographique 100% algodão). Tiragem 0/10

USD 1.000,00

Karina Marques

Sem título

66,00 x 47,00 x 0,10 cm
Desenho realizado com pincel e nanquim sobre papel Verge branco, 180g. As margens deste desenho apresentam cortes irregulares intencionalmente para realçar a materialidade de qualidade do papel.

USD 200,00

Lavalle

Mitologia

40,00 x 30,00 x 0,00 cm
Óleo sobre tela

USD 795,00

Dhi Ferreira

Sem título

115,00 x 96,00 x 0,10 cm
Óleo sobre tela

USD 3.710,00

Antonio Peregrino

Ouro, série Fernando de Noronha

120,00 x 80,00 x 0,10 cm
Fotografia com pigmentos minerais sobre papel (Canson Rag photographique 100% algodão). Tiragem 0/10

USD 1.000,00

Dulce Osinski

Guapuruvu

35,00 x 33,30 x 0,10 cm
Xilogravura, aquarela e pastel oleoso sobre papel

USD 200,00

Péricles Mendes

Boipeba

50,00 x 80,00 x 0,10 cm
Fotografia impressa com tinta mineral em papel Hahnemühle Photo Rag Baryta 240g. Tiragem 8

USD 1.185,00

Marilene Zancchett

Série Diálogos Visuais

40,00 x 100,00 x 0,10 cm
Óleo sobre tela

USD 1.620,00

Ciro Bicudo

Equilíbrio VI

30,00 x 20,00 x 3,00 cm
Acrílica sobre tela

USD 475,00

Carolina Kroff

Mini tapeçaria #100

30,00 x 30,00 x 5,00 cm
Tapeçaria enquadrada acrílico, com sobreposições de camadas, em fios finos e espessos de algodão tingidos.

USD 250,00

Juliano Volpato

Maestro Deitado

23,00 x 35,00 x 16,00 cm
Escultura - entalhe em madeira de reúso (cedro rosa)

USD 1.155,00

Angelita Cardoso

BB de amor

19,00 x 18,00 x 9,00 cm
Cerâmica em alta temperatura

USD 1.005,00

Dhi Ferreira

Sem título

150,00 x 100,00 x 0,10 cm
Óleo sobre tela

USD 5.035,00

André Brik

Como se fosse primavera

60,00 x 60,00 x 0,10 cm
Pigmentos minerais sobre papel Canson Rag 100% algodão - tiragem limitada - 1/20

USD 470,00

André Brik

Cheese Phases

30,00 x 30,00 x 0,01 cm
Pigmentos minerais sobre papel Canson Rag 100% algodão - tiragem limitada - 1/20

USD 670,00

Marco Rocha

Sem título #13

30,00 x 27,00 x 12,00 cm
Basalto de origem vulcânica

USD 2.000,00

Mario Amaral

Geometry. Rio de Janeiro, Brasil

130,00 x 86,00 x 0,10 cm
Fotografia impressa com pigmento mineral em papel Hahnemühle Photo Matt Fibre 200g. Tiragem 1/15

USD 1.070,00

RSTomczak

Caixa d'água do Alto da XV - Curitiba

30,50 x 40,60 x 0,10 cm
Aquarela em papel Saunders Water Ford series 300g/m². 140 lbs Grano Grueso

USD 560,00

Tercília dos Santos

Ouro amarelo

40,00 x 50,00 x 0,10 cm
Acrílica sobre tela

USD 435,00

Rones Dumke

O atendimento à São Sebastião

75,00 x 75,00 x 0,60 cm
Pintura e colagem

USD 1.200,00

Patrícia Costa

A conta, por favor

40,00 x 30,00 x 0,10 cm
Tinta acrílica e lápis de cor sobre tela

USD 1.055,00

André Brik

Op Corn

60,00 x 60,00 x 0,01 cm
Pigmentos minerais sobre papel Canson Rag 100% algodão - tiragem limitada - 1/20

USD 670,00

Ana Lecticia Mansur

Intrecciato

100,00 x 100,00 x 4,00 cm
Acrílica sobre tela

USD 1.955,00

Lavalle

Costela de Adão

16,00 x 14,00 x 0,10 cm
Desenho com grafite sobre papel layout

USD 415,00

André Brik

Twisted Fires

60,00 x 60,00 x 0,01 cm
Pigmentos minerais sobre papel Canson Rag 100% algodão - tiragem limitada - 1/20

USD 670,00

Patrícia Costa

Carcunda

29,70 x 21,00 x 0,10 cm
Tinta acrílica e lápis de cor sobre papel Hahnemuhle 220g

USD 770,00

Paulo Apodonepá

Banco Indígena Anta - etnia Umutina

13,00 x 24,00 x 12,50 cm
animal esculpido em madeira cedro

USD 550,00

Lavalle

Corpo paisagem III

29,00 x 42,00 x 0,10 cm
Nanquim sobre papel Montval 300g

USD 510,00

Lavalle

Éden VI

165,00 x 130,00 x 0,10 cm
Óleo sobre tela

USD 3.820,00

Dulce Osinski

Canguru

10,00 x 10,00 x 0,10 cm
Linóleogravura

USD 60,00

Dulce Osinski

Jardim de Sombras III

58,00 x 69,00 x 0,50 cm
gravura em metal aquarelada e trabalhada com giz e lápis de cor

USD 475,00

Dulce Osinski

Mar - instalação

76,00 x 56,00 x 0,10 cm
Instalação com 48 módulos em aquarela sobre papel

USD 17.920,00

Paulo Apodonepá

Banco Indígena Onça-Preta - etnia Umutina

30,00 x 74,00 x 25,00 cm
animal esculpido em madeira cedro

USD 1.385,00

Maria Cheung

Voo do pássaro - branco

21,00 x 26,00 x 14,00 cm
Modelagem em argila; cerâmica vitrificada em alta temperatura, base em metal e madeira.

USD 460,00

Rose Osório

O acordado

80,00 x 140,00 x 0,04 cm
Acrílica sobre tela

USD 2.530,00

Marco Rocha

Sem Título #11

50,00 x 20,00 x 13,00 cm
Mármore Espírito Santo

USD 1.490,00

Dulce Osinski

Guapuruvu

30,00 x 30,00 x 0,10 cm
Xilogravura, aquarela e pastel oleoso sobre papel

USD 180,00

Cristina Loyola

Tigre Baby

21,00 x 15,00 x 0,01 cm
Aquarela

USD 260,00

André Brik

Lifetime Supply II

60,00 x 60,00 x 0,01 cm
Pigmentos minerais sobre papel Canson Rag 100% algodão - tiragem limitada - 1/20

USD 470,00

Lavalle

Futuro Primitivo IV

18,00 x 20,00 x 0,10 cm
Desenho com grafite sobre papel layout

USD 415,00

Dhi Ferreira

Sem título

100,00 x 100,00 x 0,10 cm
Óleo sobre tela

USD 1.845,00

Israel Severo

Olha de Novo: O Equilibrista

40,00 x 60,00 x 0,10 cm
Matte Painting Digital com fotografias e ilustrações originais sob Papel Hahnemühle Photo Rag 308gsm (Papel fosco - 100% algodão - leve textura) Tiragem limitada: 0/10

USD 420,00

Mario Amaral

Espera. São Paulo, Brasil

86,00 x 130,00 x 0,10 cm
Fotografia impressa com pigmento mineral em papel Hahnemühle Photo Matt Fibre 200g. Tiragem 1/15

USD 1.070,00

Marcelo Rebelo de Souza

Sem Título

100,00 x 155,00 x 0,50 cm
Acrílica sobre tela

USD 3.535,00

Péricles Mendes

Boipeba

50,00 x 80,00 x 0,10 cm
Fotografia impressa com tinta mineral em papel Hahnemühle Photo Rag Baryta 240g. Tiragem 8

USD 1.185,00

Lavalle

Corpo paisagem VI

29,00 x 42,00 x 0,10 cm
Nanquim sobre papel Montval 300g

USD 510,00

Maria Cheung

Voo do pássaro - azul

21,00 x 26,00 x 14,00 cm
Modelagem em argila; cerâmica vitrificada em alta temperatura, base em metal e madeira.

USD 460,00

Juliana Bambini

Pôr do sol, série sentidos

100,00 x 100,00 x 4,00 cm
Acrílica sobre tela

USD 1.110,00

Rose Osório

A bolha colorida

136,00 x 136,00 x 0,04 cm
Acrílica sobre tela

USD 4.250,00

Marcelo Rebelo de Souza

Sem título 42

120,00 x 120,00 x 0,00 cm
Acrílica sobre tela

USD 2.870,00

Karina Marques

Sem título

96,00 x 66,00 x 0,10 cm
Desenho realizado com pincel e nanquim sobre papel telado branco 240g

USD 275,00

Daniel Malta

Papo de sapo

108,00 x 88,00 x 0,03 cm
Acrílica sobre caixa de papelão aberta

USD 1.475,00

Marilene Zancchett

Série Diálogos Visuais: maratonistas

70,00 x 70,00 x 0,10 cm
Óleo sobre tela

USD 1.250,00

André Brik

Geometric Redux Study after Van Gogh’s Sunflowers

60,00 x 60,00 x 0,01 cm
Pigmentos minerais sobre papel Canson Rag 100% algodão - tiragem limitada 4/20

USD 670,00

Dulce Osinski

Araucária

35,00 x 33,30 x 0,10 cm
Xilogravura, aquarela e pastel oleoso sobre papel

USD 200,00

Marilene Zancchett

Série Diálogos visuais

40,00 x 100,00 x 0,10 cm
Óleo sobre tela

USD 1.650,00

Dulce Osinski

Tubarão

10,00 x 10,00 x 0,10 cm
Linóleogravura

USD 60,00

Marilene Zancchett

Série Diálogos Visuais

15,00 x 70,00 x 2,00 cm
Óleo sobre tela

USD 560,00

Antonio Peregrino

Ondas de areia

120,00 x 80,00 x 0,10 cm
Fotografia com pigmentos minerais sobre papel (Canson Rag photographique 100% algodão). Tiragem 0/10

USD 1.000,00

Txai Costa

Cidades

40,00 x 26,50 x 0,50 cm
Fotografia digital. Impressão em papel FineArt, tiragem de 15 unidades

USD 320,00

Israel Severo

Olha de Novo: Girafas

38,80 x 60,00 x 0,10 cm
Matte Painting Digital com fotografias e ilustrações originais sob Papel Hahnemühle Photo Rag 308gsm (Papel fosco - 100% algodão - leve textura) Tiragem limitada: 0/10

USD 420,00

Lavalle

Eden VIII

105,00 x 85,00 x 0,10 cm
Óleo sobre tela

USD 2.520,00

Jeriel

Das águas da Amazônia - pirarucú

40,00 x 50,00 x 4,00 cm
Acrílica sobre tela

USD 935,00

Dulce Osinski

Jardim de plástico IX

70,00 x 50,00 x 0,10 cm
Acrílica sobre plotagem digital impressa em plástico

USD 870,00

Lavalle



21,00 x 27,00 x 0,00 cm


USD 290,00

Tercília dos Santos

Meu bichinho

30,00 x 20,00 x 0,10 cm
Acrílica sobre tela

USD 395,00

Lavalle

Woe

46,00 x 38,00 x 0,00 cm
Acrílica sobre tela

USD 810,00

Dulce Osinski

Ipê-roxo

30,00 x 30,00 x 0,10 cm
Xilogravura, aquarela e pastel oleoso sobre papel

USD 180,00

Marilene Zancchett

Série Diálogos Visuais

25,00 x 25,00 x 2,00 cm
Óleo sobre tela

USD 360,00

Alexandro Auler

The Dark Side of the Sun

80,00 x 120,00 x 0,10 cm
Fotografia digital com impressão em papel Hanhemuhle Photo Rag

USD 1.155,00

Angelita Cardoso

Vênus

23,00 x 15,00 x 8,00 cm
Cerâmica em alta temperatura

USD 815,00

Dulce Osinski

Pau-Brasil

35,00 x 33,30 x 0,10 cm
Xilogravura, aquarela e pastel oleoso sobre papel

USD 200,00

Dulce Osinski

Mar II

56,00 x 76,00 x 0,10 cm
Aquarela sobre papel

USD 840,00

Mario Amaral

Díptico Satori XIV

60,00 x 90,00 x 0,10 cm
Fotografia impressa com pigmento mineral em papel Hahnemühle Photo Matt Fibre 200g – Tiragem 1/10

USD 1.305,00

Dulce Osinski

Estrela do mar

10,00 x 10,00 x 0,10 cm
Linóleogravura

USD 60,00

Luiz Queiroz

Basílico, série Flores

33,00 x 50,00 x 0,10 cm
Fotografia impressa em papel FineArt Hahnemühle Photo Rag 308gr

USD 340,00

Lavalle

Corpo paisagem IV

29,00 x 42,00 x 0,10 cm
Nanquim sobre papel Montval 300g

USD 510,00

Tercília dos Santos

Estrada Longa

100,00 x 120,00 x 0,10 cm
Acrílica sobre tela

USD 2.740,00

Lavalle

Estruturas

100,00 x 160,00 x 0,10 cm
Óleo sobre tela

USD 5.385,00