O Pontilhismo de Seraut e Signac


Se dividirmos uma cor em seus menores componentes, chegaremos às cores primárias ou puras. O inverso também pode ocorrer: se juntarmos estas cores básicas, teremos a impressão de que elas se transformaram em outra cor. A técnica de dispor as cores puras em pontos, de modo a recompor uma imagem, consiste no que ficou chamado de Pontilhismo.

A tendência aparece em diversos momentos na história da arte, mas ganhou corpo no fim do século XIX ao pegar carona no movimento impressionista, tanto é que também é chamada de neoimpressionismo. Os estudiosos da história da arte também se referem ao Pontilhismo como uma reação ao Impressionismo, caracterizando-o como Pós-impressionista.

O termo "peinture au point" (pintura de pontos) aparece por meio do crítico de arte francês Félix Fénéon (1861-1944), um dos principais analistas do movimento. Ele usou o termo pela primeira vez ao comentar a tela Um Domingo de Verão na Grande Jatte (1886), do francês Georges Seurat (1859-1891), um dos precursores desta tendência artística.

A Sunday on La Grande Jatte (1884). Georges Seurat. Imagem para mera ilustração do site Wikiart.org

O conterrâneo e contemporâneo de Seurat, Paul Signac (1863-1935), também foi precursor do movimento. Ambos usam o termo divisionismo, que faz referência à divisão das cores. Este termo, contudo, é mais aplicado à teoria -- a palavra pontilhismo denominaria a prática.

Técnica do pontilhismo

A técnica não é tão simples. Não é só sair pontilhando em formato de desenho. Os artistas adeptos desenvolveram o pontilhismo de modo científico, até mesmo matemático. O método não é baseado em pontilhar apenas. Mas, também, em dividir as cores em seus componentes fundamentais.

No fim do século XIX, a importância do conhecimento científico já era reconhecida na sociedade europeia. Os artistas acompanharam esta realidade, aplicando as teorias cientificistas em suas criações.

O químico francês Michel Chevreul (1786-1889) produziu um trabalho importante para a técnica do pontilhismo, chamado “Da Lei do Contraste Simultâneo das Cores” (1839). Os artistas que seguiam a tendência estudavam como as cores justapostas poderiam criar novos tons. As cores não primárias surgem com o efeito ótico produzido pelo posicionamento dos pontos de cores primárias. Sendo assim, a variedade de cores é o resultado da variedade de cores puras utilizadas e do posicionamento dos pontos: sua ordem, o quanto estão sobrepostos ou a distância entre eles. Não há mistura de cores na paleta, como nas artes clássicas. Tampouco há uso de linhas. Elas não existem no pontilhismo.

 

Ao olhar para os milhares de pinceladas ensaiadas com cores primárias cobrindo uma tela, o observador enxerga a imagem como um todo, não fragmentada. Os estudiosos do tema diziam que as cores, mesmo dispostas em pontos separados, quando vistos de longe fariam com que nosso cérebro misturasse as cores e enxergasse os tons intermediários. A base da tecnologia da tela do computador, tal qual temos hoje, é assim e os pontinhos são chamados de pixel.

 

 

A aparente luminosidade versus sombra fica por conta da transição de cores. Ogden Rood (1831-1902), físico americano, reconhecido por seu trabalho com a teoria das cores, explica por que a imagem parece vibrar quando construída com base em pontilhismo: isso ocorre porque os pontos não se fundem. Eles reagem entre si, principalmente quando a obra é olhada à distância.

Georges Seurat: a vida em pontos

Seurat gostava de retratar a vida moderna da época (final do século XIX). Porém, resolveu fazer isso de uma maneira mais estruturada e complexa do que nos moldes aparentemente rápidos e espontâneos do Impressionismo.

No começo da carreira, o artista francês resolveu seguir uma trilha tradicional.

Foi ensinado na Escola de Belas Artes de Paris, estudou as obras dos artistas italianos e franceses do início do século XVII no Museu do Louvre. No começo da carreira, buscava inspiração nas obras do artista francês adepto do Romantismo, Delacroix, e do pintor flamengo adepto do Barroco, Peter Paul Rubens. Produzia com lápis e pastel (Conté crayon), o que permitia uma sutil gradação de tom. Seus desenhos desta fase tinham uma vibração parecida com o efeito criado pelo pontilhismo.

Em 1884, fundou a Sociedade dos Artistas Independentes junto com seu colega, também precursor do Pontilhismo, Paul Signac.

Bathers at Asnières (1884), um trabalho de transição do artista no qual ele aplica a nova técnica de pontilhismo. Imagem para mera ilustração do site Wikiart.org

Ele combinou uma abordagem tradicional a técnicas modernas, como o Impressionismo. Depois agregou os conhecimentos em teoria das cores e criou a ciência de aplicação de cores chamada pontilhismo, tornando-se muito influente, inclusive, para artistas famosos como Picasso e Van Gogh. Apesar de o pontilhismo ser uma técnica metódica, ele permitia a expressão da emoção e vibração.

Seraut gostava das cores quentes, porém com equilíbrio. Usava também linhas voltadas para cima, numa transmissão de alegria. Efeitos de luz e sombra estão apresentados em harmonia em suas telas.

A Torre Eiffel (1889). Imagem para mera ilustração do site Wikiart.org

Ele pintou “A Torre Eiffel” baseado na figuração da realidade como num retrato, trazendo uma perspectiva moderna e o preciso conhecimento científico das cores.

Faleceu jovem, aos 31 anos de idade, provavelmente de difteria. Em suas obras finais, preferiu pintar paisagens litorâneas e cenas ligadas à diversão.

O can-can (Chahut) (1890), Seraut

 

 

Paul Signac: inspiração navegante

O francês de espírito libertário e simpatizante do anarquismo, Paul Signac, foi um pintor autodidata. Foi ele quem mostrou a Seraut a técnica pontilhista pela primeira vez. Inspirado por Claude Monet, deixou de lado os estudos em arquitetura para se dedicar à pintura. As teorias da cor o influenciaram.

Cap D’Antibes (1919), Signac

Signac gostava de navegar. Teve mais de 30 barcos e fez muitas viagens. Estas experiências trouxeram a inspiração para novos tons. Ele pintou portos e marinhas. Gostava das paisagens de Saint-Tropez, França.

Signac fundou a Société des Artistes Indépendants. Carregou suas obras com ideologias ocultas. Influenciou novos artistas franceses como Henri Matisse (1869-1954) e André Derain (1880-1954), na abordagem fauvista.

The Pine Tree at Saint Tropez (1909), Signac. Imagem para mera ilustração do site Wikiart.org

Sua carreira como pintor estendeu-se por meio século. Ele faleceu em 1935 em Paris.

 

Outros artistas adeptos do pontilhismo

The Dining Room (1886), uma cena da vida na burguesia. Signac. Imagem para mera ilustração do site Wikiart.org

Vamos conhecer um pouco sobre alguns nomes do pontilhismo influenciados por Seraut e Signac no Brasil e mundo.

Charles Angrand (1854-1926), foi um artista francês do período neoimpressionista. Frequentou as rodas de intelectuais de Paris nas décadas de 1880 e 1890. Estudou técnica do pontilhismo a óleo e depois no pastel.

Henri-Edmond Cross, cujo nome de batismo era Henri-Edmond-Joseph Delacroix, (1856-1910) foi um pintor e gravurista francês. Ele é um dos mais famosos do neoimpressionismo e desempenhou um papel importante na segunda fase do movimento. Influenciou Henri Matisse e outros, além de contribuir com o desenvolvimento do Fauvismo.

A Colheita (The Harvest) (1890), Charles Angrand. Imagem para mera ilustração do site Wikipedia

Georges Lemme, pintor belga neoimpressionista, foi um membro do grupo de pintores Les XX, de seu país, ano de 1888.

View of the Church of Santa Maria degli Angeli, near Assisi (1909), Henri-Edmond Cross. Imagem para mera ilustração do site Wikiart.org

 

Notre Dame (1904), Henri Matisse. Imagem para mera ilustração do site Wikiart.org

 

Sitting Nude on Chair (1910). Imagem para mera ilustração do site Wikiart.org

 

 

Ballet dancers in the wings (1900). Edgar Degas. Imagem para mera ilustração do site Wikiart.org

Edgar Degas (1834-1917): artista plástico francês. O pintor, escultor e desenhista identificava-se com o universo da dança. Rejeitou a alcunha de Impressionista, preferindo ser considerado um Realista.

 

Auguste Renoir (1841-1919): também francês, o artista foi um dos primeiros a engrossar o Impressionismo. Gostava de pintar a beleza e sensualidade feminina.

Jeanne Samary in a low necked dress (1877). Imagem para mera ilustração do site Wikiart.org

 

 

Belmiro de Almeida (1858 – 1935): o pintordesenhistaescultor e caricaturista brasileiro foi influenciado fortemente pelas tendências artísticas de Paris ao viajar para a Eropa em 1880, quando realizou até mesmo exposições individuais.

Efeitos de Sol (Italia) (1892). Imagem para mera ilustração do site Enciclopedia Itau Cultural

 

 

Charles Thomas "Chuck" Close (1940): pintor e fotógrafo americano. Ganhou fama no que chamamos de fotorrealismo, com seus diversos retratos abstratos e em técnica pontilhista. Criava-os utilizando uma câmera fotográfica com grande ampliação. Após um acidente vascular em 1988, ficou com sequelas nos movimentos, mas continuou a pintar mesmo assim.

Alex (color) (1992), Charles Thomas Chuck Close. Imagem para mera ilustração do site Wikiart.org

 

 

O pontilhismo é pop, é rock, é eclético

Ben-day dots. Imagem do Pinterest.

O pontilhismo extrapola seu tempo, as modalidades e os estilos e é uma técnica eclética. O conceito permeou diversos movimentos artísticos. A partir da década de 1950, o movimento do Pop Art “resgatou” a técnica, sendo esta aplicada em diversos trabalhos de Andy Warhol e Roy Lichtenstein, principalmente. Este último adotou uma sub-técnica do pontilhismo que batizou de pontos de Ben-day.

 

Artistas modernos continuam a usar o pontilhismo para brincar com as cores, tamanhos e disposição de pontos. A artista japonesa contemporânea Yayoi Kusama (?? ??, Kusama Yayoi, 1929) trabalha com pintura e escultura e aplica uma arte conceitual para expressar atributos feministas, minimalistas, surrealistas e pop. Os críticos a consideram uma faz mais importantes artistas vivas do Japão.

Pumpkin (1990). Imagem para mera ilustração do site Wikiart.org

 

Gabino Amaya Cacho (1961), pintor espanhol, neto de um escultor famoso de mesmo nome, Gabino Amaya Guerrero. Ele escolheu trabalhar com arte ainda criança e gostava de aprender com o avô. Ele gostava de pintar cenas naturais – poses e ilumunações. Utilizou o pontilhismo para criar telas abstratas cheias de cores, até meio que psicodélicas.

Pontilhismo abstrato (2017), Gabino Amaya Cacho. Imagem para mera ilustração do site Wikiart.org

 

 

Tatuagem em pontilhismo do artista TasTattoo9. Imagem para mera ilustração encontrada no site Hypeness.

Fato é que até hoje o pontilhismo aparece em diversos tipos de expressão artística. Bons exemplos são as tatuagens em pontilhismo. Os designers, desenhistas e tatuadores desenvolvem pinturas corporais que são verdadeiras obras primas. As tatuagens pontilhadas caíram no gosto das pessoas e estão na moda.

 

O que mais está por vir com esta técnica tão antiga, mas tão atual?


autentik gift: adquira uma obra de arte de um de nossos artistas ou presenteie alguém especial!


Você também pode se interessar em ler

Van Gogh, o artista gênio não reconhecido em vida

LER MAIS

Os mistérios da arte abstrata

LER MAIS

4 artistas que fizeram história no Sul do Brasil

LER MAIS


inspire-se em nossos artistas



Dulce Osinski

Jardim de plástico VII

64,00 x 40,00 x 0,10 cm
Acrílica sobre plotagem digital impressa em plástico

USD 675,00

Juliano Volpato

L'Aurora e il Tramonto (A Aurora e o Ocaso)

52,00 x 21,50 x 26,00 cm
Madeira cedro esculpida

USD 2.445,00

Lavalle

Futuro Primitivo II

30,00 x 20,00 x 0,10 cm
Desenho com grafite sobre papel canson

USD 420,00



2 comentários

28/03/2021 21:33

Nice

14/07/2019 23:04

Achei que o pontilhismo tinha acontecido antes do impressionismo. Muito interessante !!

obras de nossos artistas à venda, relacionadas a temas, inspirações, estilos ou conteúdo desta matéria pontilhismo

Dulce Osinski

Jardim de plástico VII

64,00 x 40,00 x 0,10 cm
Acrílica sobre plotagem digital impressa em plástico

USD 675,00

Juliano Volpato

L'Aurora e il Tramonto (A Aurora e o Ocaso)

52,00 x 21,50 x 26,00 cm
Madeira cedro esculpida

USD 2.445,00

Lavalle

Futuro Primitivo II

30,00 x 20,00 x 0,10 cm
Desenho com grafite sobre papel canson

USD 420,00

André Brik

Fahrenheit 1984

60,00 x 60,00 x 0,01 cm
Pigmentos minerais sobre papel Canson Rag 100% algodão - tiragem limitada - 1/20

USD 670,00

Dulce Osinski

Mar de Itapoá

30,00 x 42,00 x 0,50 cm
Aquarela sobre papel Canson Montval

USD 880,00

Lavalle

Deriva 4

21,00 x 27,00 x 0,01 cm


USD 330,00

Dulce Osinski

Cobra

10,00 x 10,00 x 0,10 cm
Linóleogravura

USD 60,00

Dhi Ferreira

Sem título

106,00 x 106,00 x 0,10 cm
Óleo sobre tela

USD 2.050,00

Rose Osório

Delusão

80,00 x 140,00 x 0,04 cm
Acrílica sobre tela

USD 2.530,00

Fernando Naviskas

Alegorias da costa

70,00 x 140,00 x 3,00 cm
Acrílica sobre tela

USD 3.025,00

Péricles Mendes

Série Boipeba

50,00 x 80,00 x 0,10 cm
Fotografia impressa com tinta mineral em papel Hahnemühle Photo Rag Baryta 240g. Tiragem 8

USD 1.185,00

Lavalle

Bioformas

140,00 x 230,00 x 0,00 cm
Óleo sobre tela

USD 7.730,00

Dulce Osinski

Joaninha

10,00 x 10,00 x 0,10 cm
Linóleogravura

USD 60,00

Marco Rocha

Sem título #14

30,00 x 54,00 x 12,00 cm
Basalto de origem vulcânica

USD 2.595,00

Juliano Volpato

Samba

20,00 x 58,50 x 14,00 cm
Entalhe em madeira de reuso (Peróba)

USD 2.970,00

Patrícia Costa

Carcunda

29,70 x 21,00 x 0,10 cm
Tinta acrílica e lápis de cor sobre papel Hahnemuhle 220g

USD 770,00

David José

Sem título 2

100,00 x 100,00 x 0,01 cm
Acrílica sobre tela

USD 2.010,00

Lucas Ksenhuk

Sem título

100,00 x 100,00 x 0,10 cm
Acrílica sobre tela

USD 780,00

Malu Brandão

Outono III

130,00 x 100,00 x 0,10 cm
Acrílica sobre tela

USD 1.375,00

Armando Merege

Menina

150,00 x 200,00 x 4,50 cm
Acrílica e colagem sobre tela

USD 7.095,00

Patrícia Costa

Vendo o tempo passar

29,70 x 21,00 x 0,10 cm
Tinta acrílica e lápis de cor sobre papel Hahnemuhle 220g

USD 720,00

Ana Lecticia Mansur

Intrecciato

40,00 x 50,00 x 2,50 cm
Acrílica sobre tela

USD 1.055,00

Israel Severo

Olha de Novo: Monumento aos Açorianos

30,00 x 60,00 x 0,10 cm
Matte Painting Digital com fotografias e ilustrações originais sob Papel Hahnemühle Photo Rag 308gsm (Papel fosco - 100% algodão - leve textura) Tiragem limitada: 0/10

USD 420,00

Evandro Karvat

Leão # 14

70,00 x 50,00 x 0,10 cm
Espatulado com tinta acrílica sobre tela e acabamento em verniz acrílico

USD 625,00

André Brik

Danish Cookies Sewing Kit

60,00 x 60,00 x 0,01 cm
Pigmentos minerais sobre papel Canson Rag 100% algodão - tiragem limitada - 1/20

USD 670,00

Lavalle

Deriva 7

21,00 x 27,00 x 0,00 cm


USD 330,00

Juliano Volpato

Figura Feminina

60,00 x 20,00 x 20,00 cm
Escultura - entalhe em madeira de reúso (cedro rosa)

USD 3.610,00

Lavalle

Corpo paisagem III

29,00 x 42,00 x 0,10 cm
Nanquim sobre papel Montval 300g

USD 510,00

Mario Amaral

Fé. São Paulo, Brasil

135,00 x 108,00 x 0,10 cm
Fotografia impressa com pigmento mineral em papel Hahnemühle Photo Matt Fibre 200g. Tiragem 1/15

USD 1.145,00

Israel Severo

Olha de Novo:Perpetuum Mobile

60,00 x 50,00 x 0,10 cm
Matte Painting Digital com fotografias e ilustrações originais sob Papel Hahnemühle Photo Rag 308gsm (Papel fosco - 100% algodão - leve textura) Tiragem limitada: 0/10

USD 400,00

Lupegoraro

O buquê

100,00 x 60,00 x 3,00 cm
Acrílica sobre tela

USD 990,00

Patrícia Costa

Hoje tem jogo do Brasil

25,00 x 25,00 x 0,10 cm
Tinta acrílica e pastel a óleo sobre algodão cru e colado sobre tela

USD 780,00

Antonio Peregrino

Brotará

120,00 x 80,00 x 0,10 cm
Fotografia com pigmentos minerais sobre papel (Canson Rag photographique 100% algodão). Tiragem 0/10

USD 1.000,00

Fernando Calderari

Sem título

23,00 x 30,00 x 0,30 cm
Aquarela

USD 1.140,00

Patrícia Costa

A conta, por favor

40,00 x 30,00 x 0,10 cm
Tinta acrílica e lápis de cor sobre tela

USD 1.055,00

Dulce Osinski

Paineira

30,00 x 30,00 x 0,10 cm
Xilogravura, aquarela e pastel oleoso sobre papel

USD 180,00

Rose Osório

A batalha das cores

140,00 x 100,00 x 0,04 cm
Acrílica sobre tela

USD 3.110,00

Rones Dumke

O atendimento à São Sebastião

75,00 x 75,00 x 0,60 cm
Pintura e colagem

USD 1.200,00

Antonio Peregrino

Ígnea, série Fernando de Noronha

120,00 x 80,00 x 0,10 cm
Fotografia com pigmentos minerais sobre papel (Canson Rag photographique 100% algodão). Tiragem 0/10

USD 1.000,00

Dulce Osinski

Flamingo

10,00 x 10,00 x 0,10 cm
Linóleogravura

USD 60,00

Lavalle

Deriva 9

21,00 x 27,00 x 0,00 cm


USD 330,00

Guilherme Lepca

Contemporary misbeliefs

42,00 x 29,70 x 0,10 cm
Colagem digital - Hahnemühle Photo Rag UltraSmooth 305 g/m2 - 100% algodão - Fosco | tiragem 10

USD 395,00

Juliano Volpato

Banho de sol

34,50 x 49,50 x 9,50 cm
Entalhe em madeira de reuso (Imbuia)

USD 2.910,00

James Rowland

Meandros

55,00 x 55,00 x 4,00 cm
Madeira Maciça caxeta esculpida e colorida

USD 1.440,00

Marco Rocha

La ola

29,00 x 50,00 x 12,00 cm
Granito rosa

USD 1.445,00

Lavalle

Corpo paisagem VII

29,00 x 42,00 x 0,10 cm
Nanquim sobre papel Montval 300g

USD 510,00

Dhi Ferreira

Sem título

100,00 x 190,00 x 0,10 cm
Óleo sobre tela

USD 6.370,00

Fernando Naviskas

Mother life

100,00 x 100,00 x 5,00 cm
Acrílica sobre tela

USD 2.595,00

Mariana Canet

Série Reflexos, coleção Movimentos

80,00 x 120,00 x 0,10 cm
Fotografia digital com impressão fine art em Canson Rag Photographique 310g. Tiragem: 6

USD 1.700,00

Dulce Osinski

Cedro

30,00 x 30,00 x 0,10 cm
Xilogravura, aquarela e pastel oleoso sobre papel

USD 180,00

Juliano Volpato

Maestro Deitado

23,00 x 35,00 x 16,00 cm
Escultura - entalhe em madeira de reúso (cedro rosa)

USD 1.155,00

Dulce Osinski

Horta 5

25,00 x 25,00 x 5,00 cm
Óleo sobre tela

USD 395,00

Lavalle

Lâmpadas

40,00 x 30,00 x 0,00 cm
Óleo sobre tela

USD 795,00

Dulce Osinski

Jardim de plástico XVII

40,00 x 60,00 x 0,10 cm
Acrílica sobre plotagem digital impressa em plástico

USD 715,00

Mario Amaral

Transeunte. São Paulo, Brasil

86,00 x 130,00 x 0,10 cm
Fotografia impressa com pigmento mineral em papel Hahnemühle Photo Matt Fibre 200g. Tiragem 1/15

USD 1.070,00

Lavalle

Futuro Primitivo III

30,00 x 20,00 x 0,10 cm
Desenho com grafite sobre papel layout

USD 420,00

Lavalle

Eden VIII

105,00 x 85,00 x 0,10 cm
Óleo sobre tela

USD 2.520,00

Péricles Mendes

Boipeba

50,00 x 80,00 x 0,10 cm
Fotografia impressa com tinta mineral em papel Hahnemühle Photo Rag Baryta 240g. Tiragem 8

USD 1.185,00

Carolina Kroff

Mini tapeçaria #118

30,00 x 30,00 x 5,00 cm
Tapeçaria enquadrada acrílico, com sobreposições de camadas, em fios finos e espessos de algodão tingidos, e bordado a mão.

USD 300,00

Txai Costa

Sem título.

26,50 x 40,00 x 0,50 cm
Fotografia digital. Impressão em papel FineArt, tiragem de 15 unidades

USD 505,00

Ciro Bicudo

Equilíbrio III

80,00 x 60,00 x 3,00 cm
Acrílica sobre tela

USD 1.185,00

Lavalle

Nódoa

120,00 x 200,00 x 0,10 cm
Óleo sobre tela

USD 6.190,00

Marilene Zancchett

Série Diálogos Visuais

25,00 x 25,00 x 2,00 cm
Óleo sobre tela

USD 380,00

Adriana Queiroz

Cutâneo I

120,00 x 80,00 x 0,10 cm
Fotografia digital papel Photo Matt Fibre Tiragem 10

USD 830,00

Guilherme Lepca

Somewhere in Mexico

29,70 x 42,00 x 0,10 cm
Colagem digital - Hahnemühle Photo Rag UltraSmooth 305 g/m2 - 100% algodão - Fosco | tiragem 10

USD 395,00

Armando Merege

O mimetismo da idade - nossas velhinhas

80,00 x 60,00 x 2,50 cm
Acrílica sobre tela

USD 2.870,00

Dulce Osinski

Jardim de plástico III

60,00 x 80,00 x 0,10 cm
Acrílica sobre plotagem digital impressa em plástico

USD 595,00

Marco Rocha

Big wave

27,00 x 29,00 x 11,00 cm
Granito rosa

USD 1.365,00

Juliano Volpato

Irmãs

63,50 x 29,50 x 14,00 cm
Escultura - entalhe em madeira de reúso (garapeira)

USD 2.535,00

Glock

Série Hospital de Bonecas

100,00 x 70,00 x 0,10 cm
Díptico. Fotografia digital com impressão em papel FineArt. Tiragem: 8

USD 875,00

Marilene Zancchett

Série Diálogos Visuais

15,00 x 20,00 x 2,00 cm
Óleo sobre tela

USD 315,00

André Brik

Wine Tesellation (Coping with Isolation)

30,00 x 30,00 x 0,01 cm
Pigmentos minerais sobre papel Canson Rag 100% algodão - tiragem limitada - 1/20

USD 670,00

Igor Gomes

Metropolis 4

80,00 x 120,00 x 0,10 cm
Fotografia com impressão Fineart em papel Canson Rag Protographique, 310g. Edição limitada 1/10.

USD 1.285,00

Antonio Peregrino

Meio e Conceição, série Fernando de Noronha

120,00 x 80,00 x 0,10 cm
Fotografia com pigmentos minerais sobre papel (Canson Rag photographique 100% algodão). Tiragem 0/10

USD 720,00

Israel Severo

Olha de Novo: O Equilibrista

40,00 x 60,00 x 0,10 cm
Matte Painting Digital com fotografias e ilustrações originais sob Papel Hahnemühle Photo Rag 308gsm (Papel fosco - 100% algodão - leve textura) Tiragem limitada: 0/10

USD 420,00

Malu Brandão

Caminhos das Pitangas

168,00 x 193,00 x 0,30 cm
Acrílica sobre tela

USD 2.830,00

Tercília dos Santos

Soberano no Campo

80,00 x 100,00 x 0,10 cm
Acrílica sobre tela

USD 2.060,00

Malu Brandão

Sem título

100,00 x 70,00 x 0,10 cm
Acrílica e colagem sobre tela

USD 1.080,00

Angelita Cardoso

Vênus

27,00 x 15,00 x 7,00 cm
Cerâmica em alta temperatura

USD 970,00

Ana Lecticia Mansur

Intrecciato

40,00 x 40,00 x 3,50 cm
Acrílica sobre tela

USD 970,00

Marilene Zancchett

Série Aglomerados x Liberdade 1

70,00 x 70,00 x 0,10 cm
Espatulado com tinta óleo sobre tela

USD 1.035,00

Lavalle

Capitão

40,00 x 35,00 x 0,10 cm
Óleo sobre tela

USD 780,00

André Brik

Adam

60,00 x 60,00 x 0,01 cm
Pigmentos minerais sobre papel Canson Rag 100% algodão - tiragem limitada - 1/20

USD 670,00

Malu Brandão

Universo paralelo

39,00 x 49,00 x 0,10 cm
Linoleogravura sobre papel

USD 385,00

Rones Dumke

A queda de Eva

75,00 x 75,00 x 0,60 cm
Pintura e colagem

USD 1.215,00

Txai Costa

Sem título.

26,50 x 40,00 x 0,50 cm
Fotografia digital. Impressão em papel FineArt, tiragem de 15 unidades

USD 505,00

RSTomczak

Mercado em São Francisco do Sul - Santa Catarina

30,00 x 40,00 x 0,10 cm
Aquarela em papel Hahnemuhle 425 g/m². 200 lbs

USD 560,00

Lavalle

Deriva 10

21,00 x 27,00 x 0,01 cm


USD 330,00

Dulce Osinski

Mar II

56,00 x 76,00 x 0,10 cm
Aquarela sobre papel

USD 840,00

Dulce Osinski

Guapuruvu

35,00 x 33,30 x 0,10 cm
Xilogravura, aquarela e pastel oleoso sobre papel

USD 200,00

Marcelo Rebelo de Souza

Sem título 41

120,00 x 120,00 x 0,00 cm
Acrílica sobre tela

USD 2.870,00

Alexandro Auler

The Dark Side of the Sun

80,00 x 120,00 x 0,10 cm
Fotografia digital com impressão em papel Hanhemuhle Photo Rag

USD 1.155,00

Dulce Osinski

Pitangueira

35,00 x 33,30 x 0,10 cm
Xilogravura, aquarela e pastel oleoso sobre papel

USD 200,00

Dhi Ferreira

Sem título

100,00 x 148,00 x 0,10 cm
Óleo sobre tela

USD 5.035,00

Dhi Ferreira

Narrativas do litoral

86,00 x 117,00 x 0,10 cm
Óleo sobre tela

USD 1.855,00

Mario Amaral

Satori XVI

60,00 x 90,00 x 0,10 cm
Fotografia impressa com pigmento mineral em papel Hahnemühle Photo Matt Fibre 200g – Tiragem 1/10

USD 865,00

Dhi Ferreira

Sem título

100,00 x 100,00 x 0,10 cm
Óleo sobre tela

USD 1.845,00

Lavalle

Ressignificados II

20,00 x 30,00 x 0,10 cm
Desenho com grafite sobre papel layout

USD 420,00

David José

Sem título.

100,00 x 120,00 x 2,00 cm
Acrílica sobre tela

USD 1.720,00

Tercília dos Santos

Díptico - Linda Favela

30,00 x 20,00 x 0,50 cm
Acrílica sobre tela

USD 790,00

Alexandro Auler

The Dark Side of the Sun

80,00 x 120,00 x 0,10 cm
Fotografia digital com impressão em papel Hanhemuhle Photo Rag

USD 1.090,00