Os mistérios da arte abstrata


Alguns dizem que este tipo de arte sempre existiu, desde a pré-história. Houve também quem negasse o estilo quando ele passou a ter um nome. Em meio a um cenário no qual a arte era atributo das elites, no começo do século XX, o Abstracionismo ganhou renome e entrou para a história da arte como um dos pilares da Arte Moderna.

O artista russo Wassily Kandinsky (1866-1944) foi seu precursor com pinceladas rápidas, cores fortes e a transmissão de um ímpeto, um sentimento até mesmo agressivo, que se chocava com o tradicionalismo. A arte da época tentava imitar a realidade e reproduzir fielmente a natureza, com delicadeza e minúcias. Por isso, o movimento que despontava provocou polêmica e indignação em uma sociedade que estranhava as formas não realistas.

Yellow-Red-Blue (1925) Wassily Kandinsky. Imagem para mera ilustração do site Wikiart.org

A verdade é que, goste ou não, a representação de cenas ou sentimentos em traços não realísticos permeia toda a história da arte.

Explicando o abstrato

O Abstracionismo parece muito difícil de ser explicado, mas, na verdade, é o estilo mais fácil de se entender... pois não quer ser entendido. A arte Abstrata representa pessoas e objetos de forma irreconhecível. Na verdade, o artista busca revelar em suas linhas, planos e cores, uma sugestão de realidade.

Para um quadro ser considerado abstrato, o artista tem que romper com qualquer obrigação de retratar a realidade.

Como desvendar o significado de uma arte abstrata?

Eis a questão: como saber o que uma tela abstrata significa? Uma vez que o abstracionismo rompe com aquilo que é visível, fica difícil para o apreciador bater o olho e já saber do que a obra se trata.

Em primeiro lugar, ao apreciar uma obra de arte, esqueça o tempo. A experimentação de uma manifestação artística pode não se tornar completa em poucos minutos.

É importante saber que a arte abstrata esquece qualquer necessidade de representação da realidade. Portanto, diferentemente do Cubismo, que registrava a imagem real em formas, ou do Surrealismo, que transportava elementos dos sonhos para representações da realidade; a arte abstrata corta todas as amarras com a imagem tal qual ela é.

Mas é inegável que o abstracionismo traz algo para a tela. Seria um sentimento? Um momento? Um suspiro? Um insight? Algo disso ou tudo isso, certamente. Artistas como Kandinsky diziam ter competências sinestésicas como “ouvir a cor” e “enxergar o som”. Esta sinestesia era passada para sua obra.

Outro aspecto a ser levado em consideração ao deparar-se com uma obra abstrata é que nela existem muitas intuições e sentimentos do artista. Isso provoca as mais variadas interpretações nos apreciadores. Não está certo ou errado. Vivenciar a arte é uma experiência muitas vezes íntima e pessoal.

Ou seja: não tem o que desvendar. A arte abstrata é uma arte de experimentação e não um enigma a ser solucionado.

Duas tendências da arte abstrata 

Como tudo na arte é transitório, o termo “abstrato” já era utilizado no começo do século XX para definir as escolas Cubistas e Futuristas. Porém, foi quando os artistas atingiram seu grau absoluto de abstração que o movimento se divide em dois: abstracionismo lírico e geométrico.

Abstracionismo lírico: também chamado de Informal ou Sensível, o abstracionismo lírico vem reagir às tensões trazidas pela Primeira Guerra Mundial. O modelo trouxe a arte imaginária, inspirada no que é instintivo, intuitivo, inconsciente. O que aparece é a forma orgânica, cor vibrante e contorno.

O abstracionismo lírico desponta na Alemanha com o movimento “Der Blaue Reiter” (O Cavaleiro Azul), no qual predominam as emoções. A expressão é baseada nas cores e formas. Destacam-se neste período, Kandinsky e Paul Klee, dos quais falaremos a seguir.

Abstracionismo geométrico: também conhecido como Suprematismo ou Construtivismo, pois traz fortes raízes do Cubismo e Futurismo. É mais racional e científico que o abstracionismo lírico. Faz uso das formas geométricas planas, principalmente retângulo, círculo, triângulo e cruz. Na arte abstrata construtivista, todas as cores e formas são trabalhadas para compor uma concepção puramente geométrica.

Kazimir Malevich, um dos principais representantes do Futurismo na Ucrânia (União Soviética, na época), foi o autor do Manifesto do Suprematismo. Defendia que a sensibilidade do artista deveria sobrepor a importância do objeto.

The Swan (1915), Hilma af Klint. A sueca Hilma é uma das precursoras da arte abstrata na Europa e também representou o abstracionismo geométrico. Imagem para mera ilustração do site Wikiart.org.

Os abstracionistas

Já falamos aqui que Kandinsky foi o precursor, além de ser o mais conhecido abstracionista. Destacamos também Piet Mondrian, um modernista que trouxe uma maneira muito particular de trabalhar cores primárias. Conheça os principais artistas deste movimento:

Wassily Kandinsky (1866-1944): o artista plástico russo, professor da Bauhaus (famosa escola alemã de arte e design), foi considerado o primeiro pintor ocidental a produzir uma tela abstrata. A criação veio ao desenvolver, ainda na década de 1910, seus primeiros estudos não figurativos. Trouxe influência da música clássica e da natureza para suas criações.

O abstracionismo de Kandinsky teve a oportunidade de amadurecimento devido à sua intensa rotina de criação e experimentação. Ele demonstrava o que chamava de “fervor de espírito”, uma profunda necessidade de expressar o que se passava em seu interior.

Composition IV (1911), Wassily Kandinsky. Imagem para mera ilustração do site Wikiart.org.

Pieter Cornelis Mondrian, (1872-1944): pintor neerlandês modernista conhecido por Piet Mondrian. Foi o criador do movimento artístico chamado neoplasticismo – um movimento de vanguarda que previa uma arte abstrata e geométrica, livre de qualquer referência figurativa e detalhes de objetos reais.

De Stijl (em holandês “o estilo”) foi uma publicação organizada por um grupo de pintores, arquitetos e designers holandeses. O grupo mantinha uma associação de artistas com este mesmo nome em Leida, 1917. A revista serviu para propagar o Neoplasticismo, um marco da arte moderna que influenciou o design funcional.

Composition No.10 (1942). Piet Mondrian. Imagem para mera ilustração do site Wikiart.org.

Paul Klee (1879-1940): o pintor suíço recebeu influência artística de seu pai músico. Em suas impressões artísticas, estão em evidência o teatro e a ópera tendo como personagens dançarinas, palhaços e acrobatas. Assim como outros artistas de seu tempo, devido à Primeira Guerra, passou a retratar as angústias do homem perante as novas configurações de mundo que se criavam.

Southern (Tunisian) gardens (1919), Paul Klee. Imagem para mera ilustração do site Wikiart.org.

Abstracionismo no Brasil

Em terras brasileiras, a Arte Abstrata apresentou suas primeiras representações nos anos 40, mas só ganhou força a partir da I Bienal de São Paulo, em 1951. Entre os brasileiros abstracionistas, destacamos:

Antônio Bandeira (1922-1967): o artista cearense é um dos mais famosos modernistas brasileiros. Trata-se de um mestre das aquarelas. Conviveu com pintores da École de Paris.

Composição (1947), Antônio Bandeira. Imagem para mera ilustração do site Wikiart.org.

Ivan Serpa (1923-1973): o pintor, desenhista, professor e gravador carioca traz uma obra que se desloca entre o figurativismo e a arte concreta. O premiado artista renova-se no final dos anos 50 com novos contornos, elementos menos determinados como gestos, manchas e respingos de tinta. E a partir dos anos 60 transita entre a abstração e a figuração.

Sem título (1963), Ivan Serpa. Imagem para mera ilustração do site Wikiart.org.

Iberê Camargo (1914 – 1994): de Restinga Seca, Rio Grande do Sul, o pintor, gravurista e professor brasileiro pode absorver elementos de diversas correntes estéticas e formas de vista. Mas não se apegou a alguma em especial. Após cometer um assassinato e ser absolvido da prisão, por legítima defesa, o pintor passa a criar em tons dramáticos. Ele retrata a si mesmo entre carretéis e cubos.

Estrutura (1961), Iberê Camargo. Imagem para mera ilustração do site Wikiart.org.

Manabu Mabe (1924-1997): o pintor, desenhista e tapeceiro japonês foi naturalizado brasileiro e é considerado um pioneiro do abstracionismo no Brasil. O artista admirava o Cubismo vindo de Paris e, ao ter contato com o movimento, modificou sua técnica, aproximando-se gradualmente do abstracionismo. Seus temas eram o nu artístico, as paisagens e a natureza-morta. Nos últimos anos de suas criações, aproximou-se do Impressionismo e do Fauvismo.

Ternura (1955), Manabu Mabe. Imagem para mera ilustração do site Wikiart.org.

Waldemar Cordeiro (1925-1973): o italiano radicado no Brasil foi um destaque na cena artística paulista. Cordeiro buscava manter a arte brasileira sempre em sintonia com a arte internacional. Foi um dos fundadores do Concretismo no Brasil em 1956.

Sem título (1963), Waldemar Cordeiro. Imagem para mera ilustração do site Wikiart.org.

O Expressionismo Abstrato

Logo após a Segunda Guerra Mundial, desponta nos Estados Unidos um movimento que ficou conhecido como Expressionismo Abstrato. A expressão foi utilizada pela primeira vez no ano de 1952 pelo crítico de arte Harold Rosenberg.

É o primeiro estilo pictórico genuinamente norte-americano a ganhar relevância internacional como vanguarda. Na época, o país surgia como uma potência mundial e sua cena artística era considerada emergente, uma vez que muitos intelectuais e artistas europeus fixavam morada por lá.

O Expressionismo Abstrato vem no contexto pós-guerra, com a crítica ao triunfo do capitalismo e do advento da tecnologia. O estilo recusa as tendências tradicionais.

A obra expressionista abstrata traz a articulação no ritmo do artista sem nenhuma necessidade de retratar uma imagem. Ela é fruto da relação artista e tela – dos movimentos, força aplicada, gesto espontâneo, improvisação, ou seja, ela é a expressão de uma personalidade. Há influência do Surrealismo devido ao apelo ao inconsciente. Porém, seu foco está na presença dos gestos. 

Um dos grandes artistas deste estilo foi Jackson Pollock (1912 - 1956). O americano trazia em suas telas linhas e cores jogadas em tal movimento que impediam qualquer tentativa de decodificação. 

Mural (1943), Jackson Pollock. Imagem para mera ilustração do site Wikiart.org.

Willem de Kooning (1904-1997), pintor neerlandês, trouxe soluções figurativas para seus gestos.

Untitled (Woman) (1971), Willem de Kooning. Imagem para mera ilustração do site Wikiart.org.

Mark Rothko (1903-1970), pintor letão, traz faixas de pouco brilho e transições sutis de tons.

Violet, Black, Orange, Yellow on White and Red (1949), Mark Rothko. Imagem para mera ilustração do site Wikiart.org.

Não há modelo, há apenas espontaneidade no Expressionismo Abstrato. Mesmo sem chave para decifrar as obras, as mesmas pulsam alguma problemática, alguma crítica ou mensagem. Um dos sentimentos comuns a estas obras é o retorno aos instintos primários, em uma crítica à racionalidade ocidental.

Um dos primeiros no estilo, Arshile Gorky (1904 - 1948), emigrante armênio, foi um mediador das vanguardas europeias (Surrealismo e Cubismo) e da arte norte-americana.

The Liver is the Cock's Comb (1944), Arshile Gorky. Imagem para mera ilustração do site Wikiart.org.

Saindo do contexto americano, na Europa, o Expressionismo Abstrato encontra no espanhol Joan Miró (1893-1983) um de seus mais fortes representantes. No início de sua criação, Miró pintava no estilo expressionista utilizando tendências do Fauvismo e Cubismo. Distorcia as formas, que eram pouco reais, e utilizava cores bem fora do comum, colocando abaixo qualquer tradicionalismo.

The Air (1937), Joan Miro. Imagem para mera ilustração do site Wikiart.org.

Aqui no Brasil é um pouco difícil definir representantes do Expressionismo Abstrato. Em alguns casos, críticos consideram o expressionista Manabu Mabe como alguém que transitou pelo estilo. Tomie Ohtake (1913) e Flavio-Shiró (1928) também seriam, além do abstracionismo lírico, representante do movimento.

Sem título (1963), Tomie Ohtake. Imagem para mera ilustração do site Wikiart.org.

No fim da década de 1910, o abstrato começa a dar lugar ao concreto. É quando começam a surgir os estilos mais “duros” de retratar os sentimentos, a essência, a mensagem artística. Um exemplo é o Concretismo.


autentik gift: adquira uma obra de arte de um de nossos artistas ou presenteie alguém especial!


Você também pode se interessar em ler

Barroco: o grotesco como resultado da tensa transição da reforma da igreja

LER MAIS

O Pontilhismo de Seraut e Signac

LER MAIS

Van Gogh, o artista gênio não reconhecido em vida

LER MAIS


inspire-se em nossos artistas





0 comentários

obras de nossos artistas à venda, relacionadas a temas, inspirações, estilos ou conteúdo desta matéria

Mariana Canet

Série Reflexos, coleção Movimentos

80,00 x 120,00 x 0,10 cm
Fotografia digital. Impressão fine art em Canson Rag Photographique 310g. Tiragem 6 unidades

R$ 7.780,00

Bemgi

Sem título

65,00 x 175,00 x 0,10 cm
Acrílica sobre lona reciclada

R$ 7.935,00

Marcelo Rebelo de Souza

Sem Título

100,00 x 100,00 x 0,50 cm
Acrílica sobre tela

R$ 7.360,00

Igor Gomes

Metropolis 5

120,00 x 80,00 x 0,10 cm
Fotografia com impressão Fineart em papel Canson Rag Protographique, 310g. Edição limitada 1/10.

R$ 5.830,00

Marcelo Rebelo de Souza

Sem Título

120,00 x 120,00 x 0,50 cm
Acrílica sobre tela

R$ 10.485,00

Marcelo Rebelo de Souza

Sem Título

100,00 x 155,00 x 0,50 cm
Acrílica sobre tela

R$ 11.330,00

Bemgi

Sem limites

150,00 x 135,00 x 0,10 cm
Acrílica sobre lona reciclada

R$ 13.305,00

Bemgi

Deslocamentos

33,00 x 33,00 x 4,00 cm
Acrílica sobre MDF

R$ 975,00

Karina Marques

Sem título

24,00 x 33,40 x 0,10 cm
Desenho realizado com pincel e nanquim sobre papel telado branco 240g

R$ 495,00

Lavalle

Deriva 6

21,00 x 27,00 x 0,01 cm


R$ 1.050,00

Igor Gomes

Metropolis 10

80,00 x 120,00 x 0,10 cm
Fotografia com impressão Fineart em papel Canson Rag Protographique, 310g. Edição limitada 1/10.

R$ 5.830,00

Mariana Canet

Série Reflexos, coleção Painting of the Sea

100,00 x 160,00 x 0,10 cm
Díptico. Fotografia digital com impressão fine art em Canson Rag Photographique 310g. Tiragem: 6

R$ 11.255,00

Bemgi

Contraponto cromático

100,00 x 145,00 x 0,10 cm
Acrílica sobre tela

R$ 10.600,00

Mariana Canet

Série Abstrato, coleção O Branco

120,00 x 80,00 x 0,10 cm
Fotografia digital com impressão fine art em Canson Rag Photographique 310g. Tiragem: 6

R$ 7.780,00

Marcelo Rebelo de Souza

Sem Título

120,00 x 220,00 x 0,50 cm
Acrílica sobre tela

R$ 19.070,00

Mazé Mendes

Sem título

50,00 x 60,00 x 0,10 cm
Óleo sobre tela

R$ 3.740,00

Karina Marques

Sem título

96,00 x 66,00 x 0,10 cm
Desenho realizado com pincel e nanquim sobre papel telado branco 240g

R$ 1.180,00

NEEHO

Série Espaço/Cor

55,00 x 75,00 x 0,10 cm
Serigrafia em papel “Aqcuarello 300 g” Montval Canson, tinta acrílica Polypaper Mix. Tiragem: 9/33

R$ 1.580,00

Mariana Canet

Série Abstrato, coleção O Branco

66,00 x 100,00 x 0,10 cm
Fotografia digital. Impressão fine art em Canson Rag Photographique 310g. Tiragem 6 unidades

R$ 6.565,00

Mazé Mendes

Série Horizontais

100,00 x 100,00 x 0,10 cm
Óleo sobre tela

R$ 12.020,00

Juarês Matter

Série Skate Art

78,00 x 66,00 x 0,50 cm
Pintura acrílica sobre policarbonato 5mm recortado. Acompanha cabo de aço

R$ 13.525,00

Mariana Canet

Série Reflexos, coleção Movimentos

80,00 x 120,00 x 0,10 cm
Fotografia digital. Impressão fine art em Canson Rag Photographique 310g. Tiragem 6 unidades

R$ 7.780,00

Lavalle

Deriva 5

21,00 x 27,00 x 0,00 cm


R$ 1.050,00

Mazé Mendes

Sem título

140,00 x 420,00 x 0,30 cm
Tríptico. Óleo sobre tela

R$ 69.955,00

Bemgi

Memórias (díptico)

150,00 x 110,00 x 0,10 cm
Acrílica sobre lona reciclada

R$ 8.005,00

NEEHO

Série Espaço/Cor

50,00 x 65,00 x 0,10 cm
Serigrafia em papel “Aqcuarello 300 g” Montval Canson, tinta acrílica Polypaper Mix. Tiragem: 12/39

R$ 1.580,00

NEEHO

Série Espaço/Cor

50,00 x 60,00 x 0,10 cm
Serigrafia. Papel “Aqcuarello 300 g.”. Montval/Canson, tinta acrílica Polypaper Mix. Tiragem: 12/39.

R$ 1.615,00

Bemgi

Cubos e contra cubos

90,00 x 110,00 x 0,10 cm
Acrílica sobre tela

R$ 9.285,00

Mariana Canet

Série Reflexos, coleção Movimentos

80,00 x 120,00 x 0,10 cm
Fotografia digital com impressão fine art em Canson Rag Photographique 310g. Tiragem: 6

R$ 7.780,00

Mariana Canet

Série Abstrato, coleção O Branco

80,00 x 120,00 x 0,10 cm
Fotografia digital. Impressão fine art em Canson Rag Photographique 310g. Tiragem 6 unidades

R$ 7.780,00

Mazé Mendes

Sem título

110,00 x 110,00 x 0,10 cm
Óleo sobre tela

R$ 14.430,00

Mariana Canet

Série Abstrato, coleção O Branco

120,00 x 80,00 x 0,10 cm
Fotografia digital. Impressão fine art em Canson Rag Photographique 310g. Tiragem 6 unidades

R$ 7.780,00

Mariana Canet

Série Reflexos, coleção Movimentos

90,00 x 140,00 x 0,10 cm
Díptico. Fotografia digital com impressão fine art em Canson Rag Photographique 310g. Tiragem: 6

R$ 9.940,00

Juarês Matter

Série Skate Art

95,00 x 77,00 x 0,50 cm
Pintura acrílica sobre policarbonato 5mm recortado em base de alumínio. Acompanha cabo de aço

R$ 13.625,00

Mazé Mendes

Série Horizontais

100,00 x 100,00 x 0,10 cm
Óleo sobre tela

R$ 12.020,00

Malu Brandão

Outono III

100,00 x 130,00 x 0,30 cm
Acrílica sobre tela

R$ 6.860,00

Lavalle

Deriva 10

21,00 x 27,00 x 0,01 cm


R$ 1.050,00

Mazé Mendes

Sem título

70,00 x 100,00 x 0,10 cm
Óleo sobre tela

R$ 8.470,00

Lavalle

Deriva 3

21,00 x 27,00 x 0,01 cm


R$ 1.050,00

Lavalle

Deriva 2

21,00 x 27,00 x 0,01 cm


R$ 1.050,00

Bemgi

Fisiocromia dinâmica

130,00 x 145,00 x 0,10 cm
Acrílica sobre lona reciclada

R$ 13.305,00

Dulce Osinski

Mar de Itapoá

30,00 x 42,00 x 0,50 cm
Aquarela sobre papel Canson Montval

R$ 3.705,00

Leila Pugnaloni

Cidade de Pinhal

57,00 x 77,00 x 0,10 cm
Desenho original executado em papel Moulin Du Roy

R$ 6.730,00

NEEHO

Série Espaço/Cor

50,00 x 65,00 x 0,10 cm
Serigrafia em papel “Aqcuarello 300 g” Montval Canson, tinta acrílica Polypaper Mix. Tiragem: 38/42

R$ 1.580,00

Dulce Osinski

Mar da Prainha

30,00 x 42,00 x 0,50 cm
Aquarela sobre papel Canson Montval

R$ 3.715,00

Karina Marques

Sem título

24,00 x 33,40 x 0,10 cm
Desenho realizado com pincel e nanquim sobre papel telado branco 240g

R$ 495,00

Maria Cheung

Aldava 1

60,00 x 45,00 x 12,00 cm
Modelagem em argila - Cerâmica de alta temperatura, objeto de parede. Fundo vermelho não incluso. Apenas sugestão para a cor da parede.

R$ 5.350,00

Karina Marques

Sem título

21,00 x 30,00 x 0,10 cm
Desenho realizado com pincel e nanquim sobre papel sulfite branco 180g

R$ 495,00

Lavalle

Deriva 7

21,00 x 27,00 x 0,00 cm


R$ 1.050,00

David José

Mar de Rosas

150,00 x 100,00 x 2,00 cm
Acrílica sobre tela

R$ 9.670,00

Mazé Mendes

Série Horizontais

60,00 x 180,00 x 0,10 cm
Acrílica sobre tela

R$ 12.940,00

Mariana Canet

Série Abstrato, coleção O Branco

66,00 x 100,00 x 0,10 cm
Fotografia digital. Impressão fine art em Canson Rag Photographique 310g. Tiragem 6 unidades

R$ 6.565,00

Karina Marques

Sem título

66,00 x 96,00 x 0,10 cm
Desenho realizado com pincel e nanquim sobre papel vergê branco 180g

R$ 1.180,00

Malu Brandão

Caminhos das Pitangas

168,00 x 193,00 x 0,30 cm
Acrílica sobre tela

R$ 14.290,00

Karina Marques

Sem título

21,00 x 30,00 x 0,10 cm
Desenho realizado com pincel e nanquim sobre papel sulfite branco 180g

R$ 495,00

Mazé Mendes

Sem título

110,00 x 110,00 x 0,10 cm
Óleo sobre tela

R$ 14.430,00

Lavalle

Deriva 8

21,00 x 27,00 x 0,01 cm


R$ 1.050,00

Mariana Canet

Série Reflexos, coleção Movimentos

80,00 x 120,00 x 0,10 cm
Fotografia digital com impressão fine art em Canson Rag Photographique 310g. Tiragem: 6

R$ 7.780,00

Marcelo Rebelo de Souza

Sem título.

120,00 x 120,00 x 0,50 cm
Acrílica sobre tela

R$ 10.485,00

Mariana Canet

Série Reflexos, coleção Movimentos

80,00 x 120,00 x 0,10 cm
Fotografia digital com impressão fine art em Canson Rag Photographique 310g. Tiragem: 6

R$ 7.780,00

Karina Marques

Sem título

21,00 x 29,70 x 0,10 cm
Desenho realizado com pincel e nanquim sobre papel telado branco 180g

R$ 495,00

Leopoldino de Abreu

Tempo inexorável - Obra sob encomenda somente, prazo e frete sob consulta.

112,00 x 36,00 x 26,00 cm
Mármore branco calacatta sobre basalto

R$ 20.545,00

Juarês Matter

Skate Caligráfico

73,00 x 85,00 x 0,50 cm
Pintura de resina pigmentada s\chapa de policarbonato suspensa

R$ 13.590,00

Leopoldino de Abreu

Ciclo finito - Obra sob encomenda somente, prazo e frete sob consulta.

160,00 x 95,00 x 45,00 cm
Mármore branco calacatta

R$ 54.470,00

Mazé Mendes

Série Horizontais

100,00 x 100,00 x 0,10 cm
Óleo sobre tela

R$ 12.020,00

Bemgi

Convergência

90,00 x 120,00 x 0,10 cm
Acrílica sobre tela

R$ 9.285,00

Juliano Volpato

Figura Feminina

60,00 x 20,00 x 20,00 cm
Escultura - entalhe em madeira de reúso (cedro rosa)

R$ 7.940,00

Bemgi

Infiltração cromática

90,00 x 120,00 x 0,10 cm
Acrílica sobre tela

R$ 7.975,00

Malu Brandão

Calmaria

168,00 x 193,00 x 0,30 cm
Acrílica sobre tela

R$ 14.290,00

Karina Marques

Sem título

66,00 x 96,00 x 0,10 cm
Desenho realizado com pincel e nanquim sobre papel vergê branco 180g

R$ 1.180,00

Leopoldino de Abreu

Eloquence - Obra sob encomenda somente, prazo e frete sob consulta.

110,00 x 38,00 x 27,00 cm
Basalto sobre imbuia

R$ 27.185,00

Maria Cheung

Aldava 2

62,00 x 45,00 x 12,00 cm
Modelagem em argila - Cerâmica de alta temperatura, objeto de parede. Fundo vermelho não incluso. Apenas sugestão para a cor da parede.

R$ 5.385,00

NEEHO

Série Espaço/Cor

50,00 x 60,00 x 0,10 cm
Serigrafia em papel “Aqcuarello 300 g” Montval Canson, tinta acrílica Polypaper Mix. Tiragem: 12/33

R$ 1.615,00

Karina Marques

Sem título

96,00 x 66,00 x 0,10 cm
Desenho realizado com pincel e nanquim sobre papel vergê branco 180g

R$ 1.180,00

Marcelo Rebelo de Souza

Sem Título

120,00 x 100,00 x 0,50 cm
Acrílica sobre tela

R$ 8.780,00

Karina Marques

Sem título

48,50 x 17,80 x 0,10 cm
Desenho realizado com pincel e nanquim sobre papel Verge branco, 180g. As margens deste desenho apresentam cortes irregulares intencionalmente para realçar a materialidade de qualidade do papel.

R$ 530,00

Lavalle

Deriva 11

21,00 x 27,00 x 0,00 cm


R$ 1.050,00

Leopoldino de Abreu

Destino monumental - Obra sob encomenda somente, prazo e frete sob consulta.

135,00 x 155,00 x 48,00 cm
Mármore branco calacatta sobre granito branco

R$ 71.010,00

NEEHO

Série Espaço/Cor

50,00 x 60,00 x 0,10 cm
Serigrafia em papel “Aqcuarello 300 g” Montval Canson, tinta acrílica Polypaper Mix. Tiragem: 13/45

R$ 1.615,00

Juliano Volpato

Maestro Deitado

23,00 x 35,00 x 16,00 cm
Escultura - entalhe em madeira de reúso (cedro rosa)

R$ 5.780,00

Mazé Mendes

Série Verticais

140,00 x 140,00 x 0,10 cm
Acrílica sobre tela

R$ 23.390,00

Marcelo Rebelo de Souza

Sem Título

120,00 x 120,00 x 0,50 cm
Acrílica sobre tela

R$ 10.485,00

Bemgi

Sintonia cromática

95,00 x 160,00 x 0,10 cm
Acrílica sobre tela

R$ 10.600,00

Juliano Volpato

Irmãs

63,50 x 29,50 x 14,00 cm
Escultura - entalhe em madeira de reúso (garapeira)

R$ 14.005,00

Lavalle

Deriva 1

21,00 x 27,00 x 0,01 cm


R$ 1.050,00

Karina Marques

Sem título

21,00 x 29,70 x 0,10 cm
Desenho realizado com pincel e nanquim sobre papel telado branco 180g

R$ 495,00

Dulce Osinski

Mar de Itaguaçu I

30,00 x 42,00 x 0,50 cm
Aquarela sobre papel Canson Montval

R$ 3.705,00

Karina Marques

Sem título

24,00 x 33,40 x 0,10 cm
Desenho realizado com pincel e nanquim sobre papel telado branco 240g

R$ 495,00

Karina Marques

Sem título

24,00 x 33,20 x 0,10 cm
Desenho realizado com pincel e nanquim sobre papel telado branco 240g. As margens deste desenho pode apresentar cortes intencionalmente irregulares que realçam a materialidade do papel.

R$ 495,00

Mazé Mendes

Série Horizontais

100,00 x 100,00 x 0,10 cm
Óleo sobre tela

R$ 12.020,00

Lavalle

Deriva 4

21,00 x 27,00 x 0,01 cm


R$ 1.050,00

Mazé Mendes

Sem título

100,00 x 100,00 x 0,10 cm
Acrílica sobre tela

R$ 12.020,00

Juarês Matter

Série Skate Art

90,00 x 54,00 x 0,50 cm
Pintura acrílica sobre policarbonato 5mm recortado em base de alumínio

R$ 12.210,00

Mazé Mendes

Sem título

70,00 x 100,00 x 0,10 cm
Óleo sobre tela

R$ 8.470,00

Karina Marques

Sem título

21,00 x 29,70 x 0,10 cm
Desenho realizado com pincel e nanquim sobre papel telado branco 180g

R$ 495,00

Mazé Mendes

Série Horizontais

120,00 x 150,00 x 0,10 cm
Acrílica sobre tela

R$ 21.580,00

Dulce Osinski

Mar de Itaguaçu II

30,00 x 42,00 x 0,50 cm
Aquarela sobre papel Canson Montval

R$ 3.705,00

Karina Marques

Sem título

21,00 x 30,00 x 0,10 cm
Desenho realizado com pincel e nanquim sobre papel sulfite branco 180g

R$ 495,00

Igor Gomes

Metropolis 2

80,00 x 120,00 x 0,10 cm
Fotografia com impressão Fineart em papel Canson Rag Protographique, 310g. Edição limitada 1/10.

R$ 5.830,00

Juarês Matter

Série Skate Art

169,00 x 134,00 x 0,50 cm
Pintura acrílica sobre policarbonato 5mm recortado em base de alumínio

R$ 24.685,00

Mariana Canet

Série Reflexos, coleção Movimentos

80,00 x 120,00 x 0,10 cm
Fotografia digital com impressão fine art em Canson Rag Photographique 310g. Tiragem: 6

R$ 7.780,00

Marcelo Rebelo de Souza

Sem Título

100,00 x 160,00 x 0,50 cm
Acrílica sobre tela

R$ 11.595,00

Mariana Canet

Série Reflexos, coleção Movimentos

80,00 x 120,00 x 0,10 cm
Fotografia digital. Impressão fine art em Canson Rag Photographique 310g. Tiragem 6 unidades

R$ 7.780,00

Dulce Osinski

jardim de sombras I

48,00 x 69,00 x 0,50 cm
gravura em metal aquarelada e trabalhada com giz e lápis de cor

R$ 1.665,00

Leopoldino de Abreu

Unidos a Dois - Obra sob encomenda somente, prazo e frete sob consulta.

190,00 x 65,00 x 45,00 cm
Mármore branco calacatta sobre granito verde

R$ 30.235,00

Mariana Canet

Série Reflexos, coleção Movimentos

90,00 x 140,00 x 0,10 cm
Díptico. Fotografia digital com impressão fine art em Canson Rag Photographique 310g. Tiragem: 6

R$ 9.910,00

Juarês Matter

Série Skate Art

160,00 x 118,00 x 0,50 cm
Pintura acrílica sobre policarbonato 5mm recortado em base de alumínio

R$ 24.550,00

Karina Marques

Sem título

21,00 x 29,70 x 0,10 cm
Desenho realizado com pincel e nanquim sobre papel telado branco 180g

R$ 495,00

Armando Merege

Sem título

47,00 x 107,00 x 3,50 cm
Verniz, areia, tinta acrílica, pó de ferro, palha e colagens

R$ 7.085,00

Karina Marques

Sem título

66,00 x 47,00 x 0,10 cm
Desenho realizado com pincel e nanquim sobre papel Verge branco, 180g. As margens deste desenho apresentam cortes irregulares intencionalmente para realçar a materialidade de qualidade do papel.

R$ 790,00

Mariana Canet

Série Abstrato, coleção O Branco

80,00 x 120,00 x 0,10 cm
Fotografia digital com impressão fine art em Canson Rag Photographique 310g. Tiragem: 6

R$ 7.780,00

Lavalle

Deriva 12

21,00 x 27,00 x 0,01 cm


R$ 1.050,00

Igor Gomes

Metropolis 3

120,00 x 80,00 x 0,10 cm
Fotografia com impressão Fineart em papel Canson Rag Protographique, 310g. Edição limitada 1/10.

R$ 5.830,00

NEEHO

Série Espaço/Cor

50,00 x 50,00 x 0,10 cm
Serigrafia em papel “Aqcuarello 300 g” Montval Canson, tinta acrílica Polypaper Mix. Tiragem: 32/40

R$ 1.580,00

Malu Brandão

Sinais III

130,00 x 100,00 x 0,30 cm
Acrílica sobre tela

R$ 6.860,00

Mazé Mendes

Série Horizontais

100,00 x 100,00 x 0,10 cm
Óleo sobre tela

R$ 12.020,00

Bemgi

Dança cromática

90,00 x 160,00 x 0,10 cm
Acrílica sobre tela

R$ 10.600,00

Karina Marques

Sem título

21,00 x 30,00 x 0,10 cm
Desenho realizado com pincel e nanquim sobre papel sulfite branco 180g

R$ 495,00

Marcelo Rebelo de Souza

Sem título.

140,00 x 140,00 x 0,50 cm
Acrílica sobre tela

R$ 14.240,00

Marcelo Rebelo de Souza

Sem Título

120,00 x 175,00 x 0,50 cm
Acrílica sobre tela

R$ 15.235,00

Mariana Canet

Série Reflexos, coleção Painting of the Sea

80,00 x 120,00 x 0,10 cm
Fotografia digital. Impressão fine art em Canson Rag Photographique 310g. Tiragem 6 unidades

R$ 7.780,00

Karina Marques

Sem título

21,00 x 30,00 x 0,10 cm
Desenho realizado com pincel e nanquim sobre papel sulfite branco 180g

R$ 495,00

Armando Merege

Mapa da Vida (DNA)

63,50 x 73,50 x 5,00 cm
Verniz, areia, argila, tinta acrílica em estojo de vidro

R$ 5.805,00

Mariana Canet

Série Reflexos, coleção Movimentos

90,00 x 140,00 x 0,10 cm
Díptico. Fotografia digital com impressão fine art em Canson Rag Photographique 310g. Tiragem: 6

R$ 9.910,00

NEEHO

Série Espaço/Cor

50,00 x 65,00 x 0,10 cm
Serigrafia em papel “Aqcuarello 300 g” Montval Canson, tinta acrílica Polypaper Mix. Tiragem: 27/30

R$ 1.615,00

Mariana Canet

Série Abstrato, coleção O Branco

80,00 x 120,00 x 0,10 cm
Fotografia digital com impressão fine art em Canson Rag Photographique 310g. Tiragem: 6

R$ 7.780,00

Marcelo Rebelo de Souza

Sem Título

120,00 x 120,00 x 0,50 cm
Acrílica sobre tela

R$ 10.485,00

Mariana Canet

Série Abstrato, coleção O Branco

66,00 x 100,00 x 0,10 cm
Fotografia digital. Impressão fine art em Canson Rag Photographique 310g. Tiragem 6 unidades

R$ 6.565,00

Mazé Mendes

Série Horizontais

100,00 x 100,00 x 0,10 cm
Óleo sobre tela

R$ 12.020,00

Bemgi

Geometria cósmica

95,00 x 160,00 x 0,10 cm
Acrílica sobre tela

R$ 10.600,00

Mariana Canet

Série Abstrato, coleção O Branco

120,00 x 80,00 x 0,10 cm
Fotografia digital com impressão fine art em Canson Rag Photographique 310g. Tiragem: 6

R$ 7.780,00

Bemgi

Constelação

120,00 x 140,00 x 0,10 cm
Acrílica sobre lona reciclada

R$ 10.640,00

David José

Para cá ou Para Lá

80,00 x 80,00 x 2,00 cm
Acrílica sobre tela

R$ 4.875,00

Karina Marques

Sem título

96,00 x 66,00 x 0,10 cm
Desenho realizado com pincel e nanquim sobre papel telado branco 240g

R$ 1.180,00

Marcelo Rebelo de Souza

Sem Título

120,00 x 120,00 x 0,50 cm
Acrílica sobre tela

R$ 10.485,00

Lavalle

Deriva 9

21,00 x 27,00 x 0,00 cm


R$ 1.050,00

Marcelo Rebelo de Souza

Sem Título

150,00 x 150,00 x 0,50 cm
Acrílica sobre tela

R$ 16.300,00

Maria Cheung

Aldava 3

55,00 x 45,00 x 12,00 cm
Modelagem em argila - Cerâmica de alta temperatura, objeto de parede. Fundo vermelho não incluso. Apenas sugestão para a cor da parede.

R$ 5.315,00

Leopoldino de Abreu

Destino - Obra sob encomenda somente, prazo e frete sob consulta.

28,00 x 33,00 x 13,00 cm
Mármore rosa marquino sobre imbuia

R$ 9.260,00

Dulce Osinski

Jardim de Sombras III

58,00 x 69,00 x 0,50 cm
gravura em metal aquarelada e trabalhada com giz e lápis de cor

R$ 1.665,00

NEEHO

Série Espaço/Cor

50,00 x 65,00 x 0,10 cm
Serigrafia em papel “Aqcuarello 300 g” Montval Canson, tinta acrílica Polypaper Mix. Tiragem: 13/45

R$ 1.615,00