Bem-vindo ao portfólio de Osmar Koxne
Capoeira VI
Osmar Koxne - 2004
Acrílica sobre painel texturizado
60,00 cm altura x 40,00 cm largura x 0,10 cm profundidade
USD 435,00

O valor que você vê é o que você paga: o frete já está incluso no preço da obra informado acima.
Você receberá esta obra enrolada num tubo resistente. Qualquer molduraria próxima a você poderá esticá-la novamente.
Garantia de 7 dias para devolução do seu dinheiro
Prazo de entrega: 14 a 20 dias para qualquer país fora do Brasil
A obra de arte sairá do ateliê do artista no Brasil diretamente para a sua casa
Código do produto: 15369
O ARTISTA
Osmar Koxne

Para o artista Osmar Koxne tudo começou com um lápis na mão e o desejo de dar vida aos traços nascidos da sua imaginação. Foi através do desenho animado que sua trajetória artística ganhou impulso: uma forma de dar corpo às ideias, contar histórias e entender o mundo por meio das imagens.
Ainda jovem, Osmar foi convidado a trabalhar em um estúdio de animação em São Paulo, onde aprendeu com o artista alemão Alfred Neuwald, enquanto cursava Artes Plásticas na Faculdade Marcelo Tupinambá. Ele também participou de núcleos de animação em Minas Gerais e Montevidéu. A experiência ampliou seu olhar sobre composição, narrativa visual e movimento, aprendizados que ele carrega até hoje como artista plástico.
A vivência com a animação mudou a relação de Koxne com a imagem, o tempo e a composição. Pois, seu repertório visual atravessou as fronteiras do audiovisual e encontrou um novo objetivo na pintura. A animação não apenas o inseriu no mercado artístico, mas também fortaleceu sua convicção de que o desenho é uma linguagem por si só, algo que se tornou o fundamento de sua trajetória.
Sua pintura é marcada pela técnica apurada e pela experimentação com materiais, ele trabalha principalmente com tinta a óleo e acrílica sobre tela, mas também explora: aquarela, pastel, guache, bico de pena, resina e até tinta látex. Apaixonado pela expressividade do pincel, não descarta os meios digitais, que usa em projetos de ilustração, animação e restauração de fotos. Para ele, o equilíbrio entre domínio técnico e sensibilidade poética é o que dá força à imagem.
“A contemplação de uma obra de arte deve fazer o observador transcender para outro estado. Deve ser uma experiência quase mística, e para isso a arte precisa ser bela”, explica.
Segundo Osmar, seu processo criativo começa sempre com a observação de paisagens urbanas e manifestações culturais, a memória coletiva também alimenta seu imaginário. Antes de chegar à tela, o artista desenvolve estudos, croquis e testes. Cada pintura é uma narrativa visual, um convite à contemplação.
“Mesmo que sutil, sempre existe um conteúdo ali. Eu gosto de contar histórias, é isso que me move”, conta.
Nascido em Foz do Iguaçu (PR), Osmar Koxne cresceu cercado por uma diversidade cultural intensa e encontrou no desenho a melhor forma de se expressar. Como não havia escolas de arte na cidade, estudou por correspondência e por meio de livros importados do Paraguai. Inspirava-se nos grandes mestres da pintura, como Da Vinci, Michelangelo e Sargent.
Já participou de diversas exposições coletivas e individuais, no Brasil e no exterior. A série “Negros, Batuques e Capoeira” circulou por São Paulo por mais de duas décadas. Suas peças estão presentes em acervos como o do Parlamento de São Paulo, Museu dos Esportes e coleções particulares na Europa. Já foi premiado em concursos de escultura e pintura, além de atuar como cenógrafo, diretor de arte e ilustrador.
“Para mim, a arte é uma forma de comunicação com o mundo, uma tentativa de trazer beleza, leveza e reflexão para a vida das pessoas”, finaliza.
autentik gift: adquira uma obra de arte de um de nossos artistas ou presenteie alguém especial!
obras de Osmar Koxne


Você também pode se interessar em ler


obras de
Osmar Koxne
