Bem-vindo ao portfólio de Maria Cheung

clique para ver mais obras

Aldava 1

Maria Cheung - 2016

Modelagem em argila - Cerâmica de alta temperatura, objeto de parede. Fundo vermelho não incluso. Apenas sugestão para a cor da parede.

60,00 cm altura x 45,00 cm largura x 12,00 cm profundidade

USD 1.280,00

0
OBRA VENDIDA

O valor que você vê é o que você paga: o frete já está incluso no preço da obra informado acima.

Você receberá esta obra devidamente embalada em uma caixa de papelão.

Garantia de 7 dias para devolução do seu dinheiro

Prazo de entrega: 14 a 20 dias para qualquer país fora do Brasil

A obra de arte sairá do ateliê do artista no Brasil diretamente para a sua casa

Código do produto: 14301

clique nas setas e veja mais obras


QUERO LER MAIS SOBRE O ARTISTA, MOTIVAÇÕES E TRAJETÓRIA PARA ESTABELECER REFERÊNCIAS

QUERO ACESSAR DIRETO MAIS OBRAS DESTE ARTISTA E FAZER A MINHA ESCOLHA :)

A ARTISTA

Maria Cheung


Para mim, a arte é uma ferramenta de expressão que serve para provocar reflexões em nós mesmos e consequentemente nos outros

Nascida em Hong Kong e radicada no Brasil desde a infância, Maria Cheung desenvolve sua trajetória artística revisitando suas origens culturais. Sua busca incessante por resgatar suas raízes e até sua própria identidade retoma o que foi deixado para trás. “Aos sete anos de idade, quando cheguei ao Brasil, tive que negar a minha cultura para ser aceita na nova sociedade”, relata a artista. E nessa busca de si mesma, Cheung explora intensas imagens de costumes, tradições e memórias pessoais.

Tendo a cerâmica como matéria prima central de seu trabalho artístico, há que se notar também as dimensões monumentais das suas instalações que envolvem outros materiais. O sofrimento feminino, as torturas a que eram submetidas suas antepassadas, a cultura do silêncio, são alguns dos temas propostos por Maria Cheung através de uma dialética entre fazer e reflexão sobre as contradições humanas.

Ao abordar estes universos violentos da mulher chinesa e os sacrifícios da dor, ela não deixa de fazer referência à mulher de todas as culturas. Sua obra discute de forma inquiridora, ao mesmo tempo com profundidade e elegância um feminismo universal, sem fronteiras. A intimidade, o recolhimento, o corpo, a relação masculino/feminino, a igualdade, a injustiça e o senso de coletividade estão igualmente presentes nas séries produzidas pela escultora ao longo dos anos.

Maria Cheung nasceu em 1957. Uma vez estabelecida no Brasil, Cheung se aculturou rapidamente. Após graduar-se em Educação Artística em 1981, iniciou curso de cerâmica com Megumi Yuasa, em São Paulo, tornando-se sua assistente até o final de 1985. Neste período já comercializava os seus trabalhos, mas em 1987 mudou-se para Ciudad del Este, no Paraguai, para abrir um comércio de produtos importados, o que a afastou por sete anos da cerâmica. Porém, o coração de artista falou mais alto, e ao retomar seu trabalho artístico em 1994 recebeu três prêmios. Um deles, de grande relevância nacional, foi o 53º Salão Paranaense de Artes Plásticas, em Curitiba, Paraná. No exterior, conquistou o “II Prêmio - Il Concorso Internazionale Pablo Picasso”, em Milão, Itália. Essa foi a confirmação de que estava indo pelo caminho certo e que a motivou a seguir adiante.

Ao abordar estes universos violentos da mulher chinesa e os sacrifícios da dor, ela não deixa de fazer referência à mulher de todas as culturas. Sua obra discute de forma inquiridora, ao mesmo tempo com profundidade e elegância

Cheung realizou inúmeras exposições no Brasil e também no exterior. Em 2016, sua participação na exposição ''The Mode'', em Liling, na China, foi onde ela pôde realizar o antigo desejo de retornar à sua terra natal como artista. Nesta ocasião, usou poeticamente o simbolismo dos batedores de porta de cerâmica para pedir humildemente permissão para retornar à China para ser reconhecida como artista, o qual expôs juntamente com fotografias capturadas no vilarejo onde seus pais viveram até um pouco antes de se mudarem para o Brasil. Além do projeto dos batedores, ela reutilizou refugos da fábrica de porcelana para realizar mais duas obras para a mesma exposição: a instalação com seis grandes ábacos e um biombo, ambas referindo-se à sua memória afetiva.

Maria Cheung vive e trabalha em Foz do Iguaçu, Brasil, onde mantém um atelier de cerâmica desde 1995 e onde se divide entre participações em exposições, atuação como jurada em salões de arte e a sua produção artística. Em sua trajetória acumulou vários prêmios em importantes salões de arte. Pela característica do seu trabalho, Cheung possui inúmeras obras públicas em diversos países: “Semen-te - Fecundação”, no Instituto Municipal de Cerâmica de Avellaneda Emilio Villafañe, na Argentina; “Nui Toy I, II, III”, na Uttarayan Art Foundation, em Vadodara, India; “Regressing to Myself  I, II, III”, no Liling Ceramics Valley Museum, na China; e “Sonata XI”, no Wien Museum, em Viena, Áustria, dentre muitas outras.

Maria Cheung é definitivamente mais que uma artista chinesa ou brasileira. Ela é uma artista do mundo. “Para mim, a arte é uma ferramenta de expressão que serve para provocar reflexões em nós mesmos e consequentemente nos outros”, relata a escultora que confessa ter pensado muitas vezes em estudar química, e que por sorte, segundo suas próprias palavras, descobriu que “a química com a cerâmica é muito mais divertida”.



AINDA TEM DÚVIDAS? ESTAMOS AQUI PARA TE OUVIR!



autentik gift: adquira uma obra de arte de um de nossos artistas ou presenteie alguém especial!


obras de Maria Cheung



Selecionamos os melhores artistas brasileiros, ou alocados aqui, para você. Sua obra de arte chegará em perfeito estado no país onde você estiver.
Somos pioneiros em prover uma experiência cultural completa: além de curadoria de artes, oferecemos também uma curadoria exclusiva de conteúdo e educação com relação aos artistas que representamos.
Ao comprar conosco, você contribuirá para que o artista receba mais pela sua própria obra. Você também receberá um Certificado de Autenticidade assinado por ele.
Garantimos a troca ou devolução da sua compra. Todas as suas informações pessoais estarão protegidas e os pagamentos serão realizados via cartões de crédito ou PayPal, empresas financeiras reconhecidas por sua idoneidade. Parcelamos em até 6x sem juros!
leia mais

Você também pode se interessar em ler

Tropicalismo: feito com cores e elementos do Brasil

LER MAIS

As fantasias surreais do Surrealismo

LER MAIS

Neoclassicismo, a retomada do clássico

LER MAIS