Bem-vindo ao portfólio de Alexandre Valentim

clique para ver mais obras

Parque Lage, série Rio de Janeiro

Alexandre Valentim - 2025

Design de Superfície e Pintura Digital.

30,00 cm altura x 40,00 cm largura x 0,10 cm profundidade

USD 790,00

0
COMPRAR ESTA OBRA

O valor que você vê é o que você paga: o frete já está incluso no preço da obra informado acima.

Você receberá esta obra enrolada num tubo resistente. Qualquer molduraria próxima a você poderá esticá-la novamente.

Garantia de 7 dias para devolução do seu dinheiro

Prazo de entrega: 14 a 20 dias para qualquer país fora do Brasil

A obra de arte sairá do ateliê do artista no Brasil diretamente para a sua casa

Código do produto: 15488

clique nas setas e veja mais obras


QUERO LER MAIS SOBRE O ARTISTA, MOTIVAÇÕES E TRAJETÓRIA PARA ESTABELECER REFERÊNCIAS

QUERO ACESSAR DIRETO MAIS OBRAS DESTE ARTISTA E FAZER A MINHA ESCOLHA :)

O ARTISTA

Alexandre Valentim


Para mim, a arte é uma necessidade lúdica que o ser humano tem de se expressar. A arte é uma relação com a vida que te leva para o lado prazeroso que o cotidiano te impede de perceber às vezes.

O Brasil é um país diverso e cheio de originalidade, por isso, imerso na cultura popular da sua terra: pinturas indígenas, cerâmica marajoara, literatura de cordel, folclore e a fauna e flora. O artista Alexandre Valentim buscou, em suas raízes, inspiração para o aprofundamento da sua linguagem artística.

Foi durante a infância que, sem saber, Alexandre descobriu sua técnica. Primeiro, desenhando durante as aulas, rabiscos feitos à mão com lápis, padrões e cores que se desdobravam diante dele. Depois, à medida que ia crescendo, sua arte se desenvolvia, e ele passou a criar com canetas suas padronagens coloridas. Por fim, no começo dos anos 90, já adulto e trabalhando em uma agência publicitária, Valentim adentrou a era tecnológica dos computadores e passou a produzir digitalmente.

Foi nesse momento, com a junção desses dois universos, que o artista descobriu que o nome da técnica que desenvolveu ao longo da vida é conhecido como design de superfícies. Essa é a área do design responsável pela ocupação da superfície de objetos do nosso cotidiano, seja por meio de recursos gráficos (cores, grafismos) ou táteis (texturas).

“Enquanto produzia esses padrões coloridos, não sabia se eles significavam algo ou se serviriam para alguma coisa. Eu era impulsionado a realizar cada desenho, não tinha como evitar”, conta.

Segundo Alexandre, ele adaptou a técnica, ampliando um pouco as possibilidades oferecidas pelo design de superfícies, saindo da linha de criar somente padronagens. Assim, ajustou os métodos para que também servissem para compor suas produções artísticas.

Ao permitir que a criatividade se sobressaísse, ele deu aos seus métodos desenvolvidos características da sua personalidade, e isso gerou a combinação perfeita para a criação de peças cheias de originalidade e beleza. “A gente não escolhe a arte. É escolhido por ela”, reflete o carioca.

Embora não haja artistas que serviram de referência direta para a produção do seu trabalho, Valentim lista alguns dos grandes nomes que admira: William Morris, Alexandre Girard, M.C. Escher, Victor Vasarely, Bridget Riley, Alexander Calder e Roy Lichtenstein.

Sua maior inspiração se encontra no Neoconcretismo brasileiro, movimento artístico que nasceu na década de 1950, no Rio de Janeiro. Os artistas dessa geração propuseram uma arte mais emocional e sensível, em oposição ao estilo anterior, o Concretismo, que buscava a produção de algo mais objetivo e racional.

Formado em Artes Visuais e em Design Gráfico, com pós-graduação em Multimídia pela Universidade Federal Fluminense, atualmente o artista carioca Alexandre Valentim é professor de Educação Artística, enquanto desenvolve cada vez mais suas obras de arte.

Já realizou exposições individuais, como a “RIO 2020 Capital Mundial da Arquitetura UNESCO/UIA”, com a exposição e oficina As Superfícies do Rio, em 2020. Participou de algumas exposições coletivas, entre elas a mais recente: “Poster Contest - Cidades”, promovida pela Fundação Stickel, em comemoração aos seus 70 anos de existência, em 2024. Valentim também realiza oficinas, como “Quando Conversei com as Nuvens”, Laboratório de Inovação Cidadã (LABIC), Escola de Comunicação da UFRJ, no ano de 2021.

“Para mim, a arte é uma necessidade lúdica que o ser humano tem de se expressar. A arte é uma relação com a vida que te leva para o lado prazeroso que o cotidiano te impede de perceber às vezes”, expressa Alexandre, por fim.



AINDA TEM DÚVIDAS? ESTAMOS AQUI PARA TE OUVIR!



autentik gift: adquira uma obra de arte de um de nossos artistas ou presenteie alguém especial!


obras de Alexandre Valentim



Selecionamos os melhores artistas brasileiros, ou alocados aqui, para você. Sua obra de arte chegará em perfeito estado no país onde você estiver.
Somos pioneiros em prover uma experiência cultural completa: além de curadoria de artes, oferecemos também uma curadoria exclusiva de conteúdo e educação com relação aos artistas que representamos.
Ao comprar conosco, você contribuirá para que o artista receba mais pela sua própria obra. Você também receberá um Certificado de Autenticidade assinado por ele.
Garantimos a troca ou devolução da sua compra. Todas as suas informações pessoais estarão protegidas e os pagamentos serão realizados via cartões de crédito ou PayPal, empresas financeiras reconhecidas por sua idoneidade. Parcelamos em até 6x sem juros!
leia mais

Você também pode se interessar em ler

Minimalismo, o movimento artístico que destronou o capitalismo da década de 60

LER MAIS

Van Gogh, o artista gênio não reconhecido em vida

LER MAIS

Barroco: o grotesco como resultado da tensa transição da reforma da igreja

LER MAIS

obras de

Alexandre Valentim