as 3 fundadoras


Uma mãe artista plástica e suas duas filhas. As meninas, ainda crianças, cresceram entre tintas, pincéis e pinturas. Seus olhos sempre foram preenchidos por obras espalhadas pelas paredes de casa. Em seus ouvidos, escutaram sobre história da arte, Andy Warhol, Frida Kahlo, Henri Matisse, e a brasileira Tarsila do Amaral.

A mãe, Lu Francco, formada em pintura pela Escola de Belas Artes e educação artística pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP), seguiu a carreira de artista e, paralelamente, a de arte-educadora. Aprofundou-se no universo das artes visuais, inicialmente na pintura, e posteriormente na fotografia, por influência de estudos realizados no mestrado do Instituto de Artes da Unicamp. Cursou História da Arte Contemporânea e pintura de figura humana no Savannah College of Arts and Design, na Geórgia, Estados Unidos.

As meninas, Beatriz e Patrícia, cresceram em Curitiba, casaram-se e tiveram filhos. Viveram carreiras distintas: a primeira, economista, trabalhou em áreas administrativas de uma grande empresa e, em um determinado momento, ouviu seu coração para dedicar-se à yoga e medicina ayurvédica. A segunda, jornalista, mudou-se para São Paulo e atuou em multinacionais de commodities e bens de consumo. Depois, abriu uma consultoria em comunicação e estratégia de negócios.

Sempre conectadas pela essência artística que Lu Francco deixou e ainda deixa como legado, os caminhos da vida levaram as irmãs a interesses e filosofias comuns. Mesmo sem saberem sobre o encantamento da outra sobre a antroposofia, em cidades distintas, matricularam seus filhos em escolas Waldorf, com um dos objetivos principais de impulsionarem a cultura, as artes e o belo desde a infância de suas crianças.

As fundadoras acreditam na força da construção conjunta: uma rede formada por artistas de trajetórias consistentes, investidores que veem valor no desenvolvimento cultural e apreciadores das artes visuais. Juntas, num propósito de vida, as características de cada sócia compõem os pilares que sustentam a realização de um sonho com o intuito maior de fortalecer a arte e a cultura brasileira no mundo.



autentik gift: adquira uma obra de arte de um de nossos artistas ou presenteie alguém especial!



obras para se inspirar




inspire-se em nossos artistas

Pintar elementos como água, terra, ar e fogo proporcionam experiências transformadoras que nos levam, através de um fio de liberdade, aos nossos pensamentos mais íntimos
Sinto que o vazio não incomoda ninguém, pelo contrário: ele convida as pessoas a se posicionarem naquele espaço e contexto. Elas desenham cenários, identificam-se com personagens, e criam uma visão de acordo com suas próprias experiências.
Ao contrastar claro e escuro crio imagens que podem ser dramáticas, poéticas ou que provocam algum tipo de indagação


Inscreva-se

Insira seu e-mail abaixo para receber todas as novidades da autentikart

mergulhe na história

4 artistas que fizeram história no Sul do Brasil

Curitiba é uma cidade que respira arte e cultura. Conheça quatro artistas do Sul do Brasil que construíram boa parte de sua carreira na capital paranaense.

LER MAIS

Neoconcreto: um movimento artístico 100% brasileiro

O neoconcreto veio contrapor e renovar. Com o movimento artístico totalmente brasileiro uma legião de artistas célebres deixou sua marca na história da arte brasileira.

LER MAIS

Renascimento do mundo da arte e do pensamento

O movimento renascentista foi uma consequência da profunda transformação intelecto-cultural pela qual a Europa estava passando. Foi também o pacote expressivo de uma das principais mudanças de mentalidade na história da humanidade.

LER MAIS

Van Gogh, o artista gênio não reconhecido em vida

Altruísta e pobre: esta foi a realidade de Vincent Van Gogh, um dos maiores pintores da história da arte e um dos mais significativos representantes do impressionismo europeu.

LER MAIS

O Pontilhismo de Seraut e Signac

Além de ser uma técnica artística, o Pontilhismo é fruto de estudo científico das cores. O estilo permeou várias vanguardas da história da arte, passou pelos pincéis de renomados artistas e aparece em diversas expressões artísticas até hoje.

LER MAIS

Neoclassicismo, a retomada do clássico

O “renascimento do clássico” retomou a arte e a cultura da Grécia e Roma antigas. Os primeiros sinais do Neoclassicismo vieram com a ascensão do Iluminismo e como uma contrapartida ao Barroco e ao Rococó, trazendo assimetria e cores vivas.

LER MAIS

A vida em cubos, cilindros, círculos e outras formas: o Cubismo

O Cubismo mudou a história da arte com suas formas e objetivismo. Até hoje seus moldes – transformação da realidade em planos e geometria – servem ao mundo das artes.

LER MAIS

Arte: como ficam as tendências e o consumo durante e pós pandemia?

Pandemias, como a do novo Coronavírus, não são uma situação inédita na jornada da humanidade, tampouco na história da arte. Os impactos de um cenário como este vão para todas as esferas da sociedade e segmentos. Surtos epidêmicos chacoalham as pessoas, os

LER MAIS

Barroco: o grotesco como resultado da tensa transição da reforma da igreja

A expressão “Barroco” significa absurdo ou grotesco, recebendo essa designação pelos críticos que ridicularizam a arte que abdicava das regras do estilo clássico. Este estilo artístico nascido na Itália no século XVI é caracterizado pela dualidade entre o

LER MAIS

4 artistas britânicos que você precisa conhecer

A arte e a história de 4 artistas britânicos: as piscinas de David Hockney, as curvas de Henry Moore, o pesadelo de Francis Bacon e o pop de Peter Blake

LER MAIS

As fantasias surreais do Surrealismo

Já pensou representar todas as viagens mais loucas da sua cabeça em uma tela? Os artistas do Surrealismo fizeram isso. Conheça a vanguarda mais surreal da história das artes.

LER MAIS

Salvador Dalí em "ereção intelectual"

Bizarro, paranoico e extravagante. Salvador Dalí, pintor espanhol surrealista, destacou-se na história da arte por suas composições realmente surreais

LER MAIS

Tropicalismo: feito com cores e elementos do Brasil

A Tropicália ou Tropicalismo utilizou elementos típicos da cultura popular brasileira para criar obras de arte revolucionárias, coloridas, alegres e rebeldes, contrariando o regime militar da época.

LER MAIS

Rococó, uma leveza para a tensão da transição

Sob forte influência do iluminismo, o Rococó defendia: razão, liberdade individual, educação, igualdade, fraternidade, progresso, Estado laico, governo constitucional, fim do absolutismo, método científico e simplicidade.

LER MAIS

Impressionismo, uma vanguarda que dominou o mundo da arte

A realidade nos causa impressões. Captar estes efeitos era a vontade dos artistas do Impressionismo, movimento que ocupou boa parte da era da Arte Moderna e que até hoje inspira artistas pelo mundo todo

LER MAIS

O pop não poupa ninguém, nem a arte: a pop-art americana

Inovadores, eles são os artistas da pop-art americana: Robert Rauschenberg, Jasper Johns, Andy Warhol, Roy Lichteinshein e Tom Wesselmann

LER MAIS

Os mistérios da arte abstrata

Quando você olha uma pintura abstrata, vem à sua mente a pergunta: o que será que isso significa? Porém, o abstracionismo transcende a necessidade de decifrar. Ele quer que você sinta.

LER MAIS

Jean-Michel Basquiat (1960-1988): da paixão à compulsão pela pintura

Vida e obra de Jean-Michel Basquiat, o artista de carreira curta, problemática e intensa que tornou o neoexpressionismo americano mais dinâmico

LER MAIS