Bem-vindo ao portfólio de Marilene Zancchett

clique para ver mais obras

Série Diálogos Visuais

Marilene Zancchett - 2018

Óleo sobre tela

30,00 cm altura x 30,00 cm largura x 2,00 cm profundidade

R$ 1.050,00

0
COMPRAR ESTA OBRA

O valor que você vê é o que você paga: o frete já está incluso no preço da obra informado acima.

Você receberá esta obra montada e esticada num caixilho, devidamente embalada.

Garantia de 7 dias para devolução do seu dinheiro

Prazo de entrega: 14 a 20 dias úteis para qualquer estado brasileiro

A obra de arte sairá do ateliê do artista no Brasil diretamente para a sua casa

Código do produto: 14023

clique nas setas e veja mais obras


QUERO LER MAIS SOBRE O ARTISTA, MOTIVAÇÕES E TRAJETÓRIA PARA ESTABELECER REFERÊNCIAS

QUERO ACESSAR DIRETO MAIS OBRAS DESTE ARTISTA E FAZER A MINHA ESCOLHA :)

A ARTISTA

Marilene Zancchett


Gosto do branco para dar margem à imaginação. Sinto que o vazio não incomoda ninguém, pelo contrário: ele convida as pessoas a se posicionarem naquele espaço e contexto.

Um vazio que preenche, pouco povoado por um colorido que acolhe. O uso mínimo de palavras, assim, simples e cheias de significado, parece ser a maneira mais coerente de representar de forma literária a Série Diálogos Visuais, de Marilene Zancchett.

Mínimo: eis o x da questão quando o assunto é a criação da artista. Um mínimo que se traduz na pouca ocupação dos espaços em branco das telas, na definição abstrata e crua das figuras humanas, na ausência de emotividade de seus protagonistas, no uso tímido de cores secundárias.

Minimalismo que se reflete, inclusive, na redução ao essencial de ferramentas físicas para a elaboração dos personagens de suas obras, espatulados na tinta a óleo. Para alcançar a leveza que precisa, Zancchett lima sua própria espátula. “Deixo-a bem pequena, fina e flexível. Isso me traz uma liberdade de movimentos que me auxilia muito, fica ainda mais gostoso de trabalhar assim”, aponta. Suas estruturas minimalistas suportam ainda bi e tridimensionalidades criadas por meio de sombras pinceladas.

De forma intuitiva, Marilene parece seguir até mesmo um conceito do movimento da literatura minimalista para dar vida a suas figuras humanas. Prefere sugerir contextos a ditar significados. É como se a artista esperasse, por parte de seus espectadores, uma participação ativa na criação da história de determinada obra. Criações por vezes inspiradas em Lygia Clark, artista que Zancchett admira e que fez parte do neoconcreto, um movimento artístico 100% brasileiro. Por meio de suas esculturas, Lygia queria que o espectador entrasse em suas obras.

“Gosto do branco para dar margem à imaginação. Sinto que o vazio não incomoda ninguém, pelo contrário: ele convida as pessoas a se posicionarem naquele espaço e contexto. Elas desenham cenários, identificam-se com personagens, e criam uma visão daquele pequeno mundo ali representado de acordo com suas próprias experiências”, revela Marilene.

Todos esses elementos de simplicidade compõem um enredo essencialmente, mas não puramente minimalista. As formas figurativas de Zancchett remetem mais a uma influência do impressionismo do que a traços geométricos característicos de tudo que é mínimo. Fã desde criança de Claude Monet, um dos mais célebres pintores impressionistas de todos os tempos, Marilene registra as diferentes impressões de cores, luz e movimentos de pessoas, no lugar da natureza.

“Quando ando na rua automaticamente observo e capto movimentos, tanto pelo desenho mental que faço dos personagens à minha frente, quanto por meio de fotos. Isso acontece desde a época da faculdade de Belas Artes, quando ia para o campus de ônibus e ficava com um olhar tão fixo nas pessoas, que às vezes era preciso disfarçar”, recorda a catarinense.

Nascida em uma pequena cidade de interior, Marilene mudou-se para Curitiba para seguir o sonho de estudar artes plásticas. Artista premiada por uma série de salões nacionais, possui obras em acervos particulares e espaços oficiais de diversos países. De acordo com ela, não existe um dia que não pinte. “Quando não é para minha própria produção, dou umas pinceladas para ensinar meus alunos em meu ateliê. É o ar que eu respiro, sinônimo de felicidade e gratidão em minha vida”, diz, com um sorriso largo e emocionado no rosto.



AINDA TEM DÚVIDAS? ESTAMOS AQUI PARA TE OUVIR!



autentik gift: adquira uma obra de arte de um de nossos artistas ou presenteie alguém especial!


obras de Marilene Zancchett



Selecionamos os melhores artistas brasileiros, ou alocados aqui, para você. Sua obra de arte chegará em perfeito estado no país onde você estiver.
Somos pioneiros em prover uma experiência cultural completa: além de curadoria de artes, oferecemos também uma curadoria exclusiva de conteúdo e educação com relação aos artistas que representamos.
Ao comprar conosco, você contribuirá para que o artista receba mais pela sua própria obra. Você também receberá um Certificado de Autenticidade assinado por ele.
Garantimos a troca ou devolução da sua compra. Todas as suas informações pessoais estarão protegidas e os pagamentos serão realizados via cartões de crédito ou PayPal, empresas financeiras reconhecidas por sua idoneidade. Parcelamos em até 6x sem juros!
leia mais

Você também pode se interessar em ler

As fantasias surreais do Surrealismo

LER MAIS

A vida em cubos, cilindros, círculos e outras formas: o Cubismo

LER MAIS

Impressionismo, uma vanguarda que dominou o mundo da arte

LER MAIS

obras de

Marilene Zancchett