Bem-vindo ao portfólio de Mariana Canet

clique para ver mais obras

Série Abstrato, coleção O Branco

Mariana Canet - 2013

Fotografia digital. Impressão fine art em Canson Rag Photographique 310g. Tiragem 6 unidades

66,00 cm altura x 100,00 cm largura x 0,10 cm profundidade

R$ 6.565,00

0
COMPRAR ESTA OBRA

O valor que você vê é o que você paga: o frete já está incluso no preço da obra informado acima.

Você receberá esta obra enrolada em um tubo resistente, devidamente protegida.

Garantia de 7 dias para devolução do seu dinheiro

Prazo de entrega: 14 a 20 dias úteis para qualquer estado brasileiro

A obra de arte sairá do ateliê do artista no Brasil diretamente para a sua casa

Código do produto: 14292

clique nas setas e veja mais obras


QUERO LER MAIS SOBRE O ARTISTA, MOTIVAÇÕES E TRAJETÓRIA PARA ESTABELECER REFERÊNCIAS

QUERO ACESSAR DIRETO MAIS OBRAS DESTE ARTISTA E FAZER A MINHA ESCOLHA :)

O ARTISTA

Mariana Canet


A natureza como um todo já é uma arte? Ou nós vemos a arte em partes da natureza? Como cada um de nós interpreta a realidade?

A palavra “influência” significa ação de um agente físico sobre alguém ou alguma coisa, suscitando-lhe modificações. Sua origem vem do latim medieval "influentia": ação atribuída aos astros sobre o destino humano. E quando o assunto é arte, não há como negá-la. Ela está alojada em algum lugar do nosso inconsciente, pronta para a manifestação. Vem para a realidade como que por instinto, e quando vemos, lá está a influência materializada. Obviamente que o sinal dos tempos e sua evolução tecnológica reorganizam as perspectivas e transformam as representações.

Apaixonada - e influenciada - pelo Impressionismo, a fotógrafa Mariana Canet instintivamente nos transporta para o jardim de flores em Giverny do pintor francês Claude Monet, considerado o grande mestre dos impressionistas. Suas fotografias da série Reflexos remetem e ressignificam a coleção de pinturas a óleo de nenúfares que foram o foco principal da produção artística de Monet nos últimos trinta anos da sua vida. Muitas dessas obras foram pintadas quando ele já sofria de catarata nos olhos. As paisagens aquáticas do célebre artista romperam com a concepção de paisagem como espaço estendido, redefinindo a relação do espectador com o quadro. A linha do horizonte é eliminada, modificando assim o enquadramento e fazendo com que o espectador veja as paisagens em close.

De forma similar, Mariana Canet, que baseia sua produção artística essencialmente na natureza, explora o efeito produzido pela luz refletida na água, cujos raios são desviados, ocorrendo a refração. As fotografias de Mariana refletem e refratam a realidade. O real refletido é ao mesmo tempo reproduzido, distorcido e desviado. Desta maneira, a artista mostra em cada uma de suas fotos uma multiplicidade de realidades, ou seja: em suas capturas o real se diversifica. Ela apresenta ao espectador alguns artifícios, como objetos refletidos na água, espelhos e luzes coloridas em movimento. Desta maneira o espectador poderá compreender o princípio e o processo de sua arte. Mariana diz sempre se questionar: “a natureza como um todo já é uma arte? Ou nós vemos a arte em partes da natureza?”. Nesse sentido, ela deixa em aberto a reflexão: como cada um de nós interpreta a realidade?

Mariana, que baseia sua produção artística essencialmente na natureza, explora o efeito produzido pela luz refletida na água, cujos raios são desviados, ocorrendo a refração. As fotografias de Mariana refletem e refratam a realidade.

Já na série O Branco, a artista explora o material, feito e transformado pelo homem, que também a intriga. Nessa coleção encontram-se registros desse olhar sobre os limites que o branco traz nos caminhos do imaginário. A cor branca, que é por definição a junção de todas as cores do espectro de cores, é definida como “a cor da luz”, em cores-luz, ou como “a ausência de cor”, em cores-pigmento. É a cor que reflete todos os raios luminosos, não absorvendo nenhum, e por isso aparecendo como clareza máxima. A experiência com as imagens abstratas aponta para um momento de reflexão técnica sobre o branco.

Mariana Canet, nascida em 1983, em Curitiba, Paraná, abdicou da área de marketing em 2010 para estudar fotografia em Londres (Inglaterra). Durante o período, definiu que essa seria sua carreira profissional. Em 2011, realizou os cursos Alternative Photographic Process e Creative Digital Photography, ambos na University of Arts, em Central St. Martins, Londres. Ainda lá, fez sua primeira exposição individual em uma galeria. Retornou então ao Brasil decidida a conquistar o mercado artístico local, onde logo começou a expor. Realizou várias exposições individuais, dentre elas a mostra Reflexos, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba; a exposição Being and Having, em Montreux, na Suiíça; e a mostra Natureza, na Gallery 32, na Embaixada Brasileira, em Londres. Suas fotografias fazem parte de acervos particulares e públicos, no Brasil e em outros países.

Mariana admite produzir suas imagens de forma bastante intuitiva. Acredita que a arte abstrata é uma janela para a liberdade, e que é a arte que a faz querer ir além da matéria, além dos limites impostos pelo homem. “A arte transforma a realidade em algo intangível e intrigante”, reflete a artista que prossegue com o desafio de desenvolver diferentes técnicas fotográficas.



AINDA TEM DÚVIDAS? ESTAMOS AQUI PARA TE OUVIR!



autentik gift: adquira uma obra de arte de um de nossos artistas ou presenteie alguém especial!


obras de Mariana Canet



Selecionamos os melhores artistas brasileiros, ou alocados aqui, para você. Sua obra de arte chegará em perfeito estado no país onde você estiver.
Somos pioneiros em prover uma experiência cultural completa: além de curadoria de artes, oferecemos também uma curadoria exclusiva de conteúdo e educação com relação aos artistas que representamos.
Ao comprar conosco, você contribuirá para que o artista receba mais pela sua própria obra. Você também receberá um Certificado de Autenticidade assinado por ele.
Garantimos a troca ou devolução da sua compra. Todas as suas informações pessoais estarão protegidas e os pagamentos serão realizados via cartões de crédito ou PayPal, empresas financeiras reconhecidas por sua idoneidade. Parcelamos em até 6x sem juros!
leia mais

Você também pode se interessar em ler

Salvador Dalí em "ereção intelectual"

LER MAIS

Renascimento do mundo da arte e do pensamento

LER MAIS

Jean-Michel Basquiat (1960-1988): da paixão à compulsão pela pintura

LER MAIS

obras de

Mariana Canet