Bem-vindo ao portfólio de Liss Barduco
A ARTISTA
Liss Barduco

Um novo talento descoberto em meio à nova realidade trazida pela pandemia: Bowls que abrigam delicadas essências no íntimo das velas. A artista Liss Barduco nasceu em Curitiba, no início da década de 70. Muito nova se tornou maquiadora, e toda sua inspiração era transmitida para os eventos e dias importantes da vida de seus clientes. Com a chegada da epidemia ao país, a rotina de festas, salões de beleza e ensaios fotográficos foi interrompida.
Parada em casa, o isolamento social começou para Liss como um momento de reflexão. Ficava o dia acompanhando o que acontecia no Brasil e no mundo e os pensamentos do quanto aquilo impactaria a sociedade eram constantes. Vendo essa situação, sua filha a relembrou de sua aptidão para cerâmica e manualidades e sugeriu que ela começasse a trabalhar com o tema. A artista já havia realizado cursos sobre isso, e logo a memória do quanto se identificava com o processo veio à consciência. Então, uma nova oportunidade surgiu.
Começou a revisitar suas aulas, empolgada. Mas, ainda faltava alguma coisa: dar um propósito que fizesse sentido para o momento. Até que, navegando pelas redes sociais, viu um anúncio para produção de velas aromáticas. Descobriu que cada essência tinha uma funcionalidade, para os mais diversos ambientes. Assim, um grande alento a atingiu. Liss, a partir daquele momento começaria a moldar vasos de cerâmica para abrigar suas luzes.
As essências foram selecionadas minuciosamente. Alecrim, que ajuda a atrair boas energias e estimula o bom humor, com intuito de trazer mais tranquilidade para os lares e suas novas realidades, e Capim-Limão, que é usado tradicionalmente para cura de problemas físicos e emocionais.
A artista foge da proposta de seguir padrões ou modelos impostos pela moda da maquiagem e, em seu novo trabalho, usa de seus instintos.
autentikart| Como você montou seu ateliê? O que ele significa pra você?
Uma das minhas amigas comprou uma casa para realizar terapias alternativas. No fundo da casa, existe uma lavanderia que entendi como ideal para construção do meu espaço. A casa é roxa, assim como a lavanda, e isso me inspirou ainda mais. O ateliê significa para mim recomeço, renovação. Por conta da pandemia, precisei encontrar uma alternativa e isso me levou a conhecer e me apaixonar por algo novo. Poder reaprender nessa altura da vida, para mim, é um privilégio. Reaprendizado. É um trabalho que lido constantemente com frustrações para atingir o que acredito ser melhor, mas isso me motiva. Costumo passar as noites imaginando produtos.
autentikart| Por que podemos dizer que as velas artesanais da Liss são peças artísticas?
O bowl que faço para colocar as velas é onde a Arte nasce para o meu produto. As cores são feitas nesse momento, o formato, cada elemento que vou usar dão vazão à arte. Essa peça, depois da vela trazer luz e iluminação para seus ambientes, pode ser usada para diversas outras coisas, como peça decorativa, vaso para plantas e flores ou mera composição de algum ambiente que cada um considere adequado e especial.
autentikart|O que o ritual de acender uma vela significa para você?
Significa aquecer e iluminar o ambiente. Uso para pedidos, agradecimentos. Para momentos de cuidado. Às vezes pelo aroma que a vela irá trazer para minha casa. São inúmeras intenções, todas boas.
autentikart| Nos conte sobre os produtos que você utiliza e o processo para produção das velas.
Gosto de trabalhar livremente testando os materiais e criando novas formas, aromas e cores.
Eu misturo cimento com corante, para já obter a visão final do trabalho. O que sai da forma foi feito nesse momento. As velas são feitas com cera de soja e pavio de algodão, para diminuir o impacto ao meio ambiente.O cimento, que seria mais prejudicial à sustentabilidade, fica como vaso quando a vela termina. As embalagens são completamente feitas de papel, não uso plástico.
autentikart| Qual a principal motivação para seu trabalho?
Hoje, minha principal motivação é poder levar essa beleza, luz, suavidade e aconchego para casa e ambientes das pessoas. Sempre quando estou criando fico imaginando quanta alegria essa vela irá presenciar.
autentikart| Você se inspira em algum artista?
Eu não tenho uma formação artística acadêmica, meu trabalho sempre foi intuitivo. Joan Miró sempre me chamou atenção. O que mais me impressiona nele é o uso primitivo de cores e formas, que ao mesmo tempo é algo muito rico, com uma mensagem muito impactante. Também, a paixão dele pela arte, que quando contrariada pela família, o deprimiu, nos mostra que o chamado para essa sensibilidade não pode ser ignorado. Nas realizações escultóricas, Miró nunca fez desenhos preliminares, diferentemente do trabalho pictórico.Eu me imerjo na atmosfera criativa que me cerca e uso de minhas emoções e inspirações.
autentikart|Como você define a arte e sua importância no mundo de hoje?
Acho que a arte é essencial. Traz leveza, informação, opinião, manifestos. A arte da direção, acolhe e ensina. No meu dia a dia, a arte proporciona um estado constante de meditação e autoconhecimento. Enquanto produzo, sinto calma, paz e silêncio mental, onde consigo me concentrar apenas no momento e nas ideias.
autentikart| Por fim, conte algo curioso sobre você. O que as pessoas jamais imaginariam ao seu respeito, ao olharem para sua fotografia e lerem seu currículo em nossa plataforma?
Uma curiosidade sobre mim é que quando nasci, fui diagnosticada com problema congênito, que me impossibilita de enxergar com um dos olhos. O que nunca foi impeditivo nenhum quanto enxergar as simetrias das coisas.
autentik gift: adquira uma obra de arte de um de nossos artistas ou presenteie alguém especial!
obras de Liss Barduco


Você também pode se interessar em ler


obras de
Liss Barduco
