Bem-vindo ao portfólio de Leopoldino de Abreu

clique para ver mais obras

Unidos a Dois - Obra sob encomenda somente, prazo e frete sob consulta.

Leopoldino de Abreu - 2018

Mármore branco calacatta sobre granito verde

190,00 cm altura x 65,00 cm largura x 45,00 cm profundidade

R$ 30.235,00

0
OBRA VENDIDA

O valor que você vê é o que você paga: o frete já está incluso no preço da obra informado acima.

Obra sob encomenda e envio sob consulta. Valor sem frete incluso.

Garantia de 7 dias para devolução do seu dinheiro

Prazo de entrega: 14 a 20 dias úteis para qualquer estado brasileiro

A obra de arte sairá do ateliê do artista no Brasil diretamente para a sua casa

Código do produto: 14186

clique nas setas e veja mais obras


QUERO LER MAIS SOBRE O ARTISTA, MOTIVAÇÕES E TRAJETÓRIA PARA ESTABELECER REFERÊNCIAS

QUERO ACESSAR DIRETO MAIS OBRAS DESTE ARTISTA E FAZER A MINHA ESCOLHA :)

O ARTISTA

Leopoldino de Abreu


O universo que nos cerca oferece inesgotáveis fontes e temas inspiradores, para além de nossas questões intrínsecas. A forma como comunicamos, nossos anseios e os meios pelos quais escolhemos são pessoais e, portanto, originalidade é algo fundamental.

O prazer de transformar um bloco de pedra da natureza - simples matéria bruta - numa peça de escultura e, assim, resgatar um pouco da sua essência humana. Isso é o que move Leopoldino de Abreu. Fascinado pela possibilidade de imprimir um caminho e uma linguagem própria para um determinado pedaço de pedra, ao esculpí-la, Leopoldino apalpa o elemento natural de forma sublime e sente, de maneira orgânica, o formato final que aquela peça deve ter.

O processo parte de alguns rabiscos conduzidos por um punhado de inspiração e uma dose de sentimentos. Essa combinação resulta em um desenho e, posteriormente, em uma massa de modelagem que traz uma tridimensionalidade para a peça e clareza com relação ao volume que a escultura terá. Raras vezes o escultor talha diretamente na pedra, pois normalmente existe um projeto pré-definido antes de iniciar no bloco. “Quem sabe um dia chegue ao grau de soltura e confiança e conclua como Picasso: “levei uma vida para desenhar como uma criança””.

A técnica prioritária de Leopoldino de Abreu é o talhe em pedra e escultura em mármores, mas o artista também trabalha com outros elementos, como o bronze, plastilina e argila, tendo o desenho e esporadicamente a pintura envolvidos no seu processo criativo. Enfim: tudo que possibilite expressar sua arte da melhor forma. Questões filosóficas e existenciais, a arte como meio transformador, a forma do corpo e elementos da natureza fazem parte da gama de assuntos que motivam sua criação.

O escultor curitibano, nascido em 1967, conta que seu anseio por trabalhar com arte vem da infância, quando durante as aulas desenhava e rabiscava seus cadernos e apostilas escolares. Cedo ingressaria na Escola de Belas Artes do Paraná. A arte permeou sua vida em todas as suas fases, com cursos de pintura, desenho da figura humana, fundição em bronze, modelagem e escultura em pedra. Particularmente o contato com essa última forma de expressão o fascinou. Desde cedo sentia que precisava de alguma técnica que lhe exigisse um maior investimento de energia, algo que a pintura não lhe proporcionava, resolvendo então trilhar o caminho do tridimensional.

Fascinado pela possibilidade de imprimir um caminho e uma linguagem própria para um determinado pedaço de pedra, ao esculpí-la, Leopoldino apalpa o elemento natural de forma sublime e sente, de maneira orgânica, o formato final que aquela peça deve ter.

Leopoldino de Abreu trabalhou como assistente de um escultor antes mesmo do ingresso na Belas Artes e frequentou alguns estúdios destinados ao desenvolvimento de esculturas e instalações, mas desde essa época já percebia a necessidade de ter um local próprio para armazenar seu material, livros, blocos e armários de ferramentas. Improvisou, então, um pequeno estúdio no fundo da casa dos pais, com alguns poucos utensílios que necessitava e pequenos blocos de mármore Espírito Santo. Nesse local era difícil desenvolver projetos maiores e com um grau de elaboração mais apurado, já que apenas um metro cúbico de mármore pesa três toneladas. Era impossível armazenar e movimentar os blocos sem uma estrutura, espaço e distância suficientes para não perturbar moradores próximos. Assim, começou a planejar um estúdio próprio que viria a ser concluído com muito esforço em 2007, quando então pode mergulhar no tão sonhado ofício da escultura.

Nesses anos pesquisando e elaborando seu trabalho, Leopoldino entrou em contato com a obra de diversos artistas nacionais e internacionais. Dentre os artistas que Leopoldino cita como seus inspiradores estão Victor Brecheret, italiano radicado no Brasil considerado de grande importância por ter, junto com outros artistas, introduzido o modernismo em nosso país; e também o escultor e desenhista britânico Henry Moore, que desenvolveu uma obra tridimensional predominantemente figurativa em bronze e mármore, com breves incursões pela abstração, e que igualmente contribuiu para a introdução do modernismo no Reino Unido.

Sedento por aprender e aprimorar sua técnica, Leopoldino realizou vários cursos pelo Brasil, até que decidiu fazer um curso que abordava uma técnica de pontos e transferência aplicada normalmente em trabalhos figurativos, o qual concluiu em Massa Carrara, na Itália. Começou então nessa época a trabalhar com mármores de jazidas nacionais, pedras belíssimas, porém em sua maioria mais duras que o usual mármore Carrara. Na busca por esses canteiros no Brasil e mesmo na Itália, Leopoldino ficava intrigado com a exploração e desperdício, já que via grandes blocos “condenados” depois de extraídos de montanhas magníficas. Condenados por não atenderem aos padrões e cortes em placas gigantes e uniformes. Seguindo seu amor pela natureza e filosofia de vida, resolveu seguir por essa linha, aproveitando o material que outrora fazia parte de um maciço de montanha monumental e seria descartado para um fim menos nobre.

“O universo que nos cerca oferece inesgotáveis fontes e temas inspiradores, para além de nossas questões intrínsecas. A forma como comunicamos, nossos anseios e os meios pelos quais escolhemos são pessoais e, portanto, originalidade é algo fundamental. Referências e informações são uma constante, mas formar uma identidade própria é necessário, pois do contrário corremos o risco de replicar ideias originais de terceiros, o que é uma constante na arte e, a meu ver, uma prática condenável”, reflete o artista.

Após esse período na Itália, em Pietra Santa e Massa Carrara, onde conclui seus estudos, Leopoldino seguiu para a França, Espanha e Portugal. Como consequência do esforço empreendido, viriam uma série de participações em salões de arte e premiações, exposições coletivas e individuais. O artista, que era triatleta, conta que adora nadar e participar de travessias em mar aberto, pois a atividade física o ajuda a suportar o árduo e pesado trabalho com pedras, além de revigorá-lo e prevení-lo de prováveis lesões musculoesqueléticas que esse tipo de trabalho pode causar.

“A arte é o que nos difere das outras formas de vida, em seu poder de nos fazer pensar e higienizar a cabeça das questões mais fúteis de se viver. Isso resume para mim a importância que a arte pode ter como elemento transformador e para uma existência mais significativa”, compartilha o artista. 



AINDA TEM DÚVIDAS? ESTAMOS AQUI PARA TE OUVIR!



autentik gift: adquira uma obra de arte de um de nossos artistas ou presenteie alguém especial!


obras de Leopoldino de Abreu



Selecionamos os melhores artistas brasileiros, ou alocados aqui, para você. Sua obra de arte chegará em perfeito estado no país onde você estiver.
Somos pioneiros em prover uma experiência cultural completa: além de curadoria de artes, oferecemos também uma curadoria exclusiva de conteúdo e educação com relação aos artistas que representamos.
Ao comprar conosco, você contribuirá para que o artista receba mais pela sua própria obra. Você também receberá um Certificado de Autenticidade assinado por ele.
Garantimos a troca ou devolução da sua compra. Todas as suas informações pessoais estarão protegidas e os pagamentos serão realizados via cartões de crédito ou PayPal, empresas financeiras reconhecidas por sua idoneidade. Parcelamos em até 6x sem juros!
leia mais

Você também pode se interessar em ler

Neoclassicismo, a retomada do clássico

LER MAIS

As fantasias surreais do Surrealismo

LER MAIS

O Pontilhismo de Seraut e Signac

LER MAIS

obras de

Leopoldino de Abreu