Bem-vindo ao portfólio de Jeriel

clique para ver mais obras

Preparo do açaí - amassadeira

Jeriel - 2018

Acrílica sobre tela

40,00 cm altura x 50,00 cm largura x 4,00 cm profundidade

R$ 8.100,00

0
COMPRAR ESTA OBRA

O valor que você vê é o que você paga: o frete já está incluso no preço da obra informado acima.

Você receberá esta obra enrolada em um tubo resistente. Qualquer molduraria próxima a você poderá esticá-la novamente num caixilho.

Garantia de 7 dias para devolução do seu dinheiro

Prazo de entrega: 14 a 20 dias úteis para qualquer estado brasileiro

A obra de arte sairá do ateliê do artista no Brasil diretamente para a sua casa

Código do produto: 14313

clique nas setas e veja mais obras


QUERO LER MAIS SOBRE O ARTISTA, MOTIVAÇÕES E TRAJETÓRIA PARA ESTABELECER REFERÊNCIAS

QUERO ACESSAR DIRETO MAIS OBRAS DESTE ARTISTA E FAZER A MINHA ESCOLHA :)

O ARTISTA

Jeriel


O artista é a essência do seu cotidiano e a força da sua cultura

Enquanto o mundo todo assiste a documentários sobre a importância da preservação da Floresta Amazônica com tamanho distanciamento do que significa viver esta realidade - algo que nem mesmo nós, brasileiros, somos capazes de transpor - um artista nascido em meio aos privilégios naturais dessa região vem nos conceder trechos do seu cotidiano em forma de “poesia pintada”.

É a vida ribeirinha: não só retratada mas interpretada em toda sua riqueza cultural, étnica e plural, com fauna e flora abundantes e seu povo de preponderante etnia indígena. Uma arte rica, específica, que só poderia ser oferecida ao mundo pelo Brasil, já que sua inspiração e influência estão nestas terras, nestas águas, em sua miscigenação e folclore, hábitos e costumes regionais.

Jeriel de Souza dos Santos, pintor, desenhista, gravurista e ilustrador natural do Macapá, estado do Amapá, diz que na sua infância ouviu muitas histórias contadas por sua mãe, que era mulher simples e ribeirinha, dona Maria José. Tais histórias exerceram-lhe grande fascínio, que influenciaram seus primeiros rabiscos para expressar a força da Floresta Amazônica e o seu povo caboclo. Foi no meio deste povo, feito de canoeiros, pescadores e lavadeiras às margens do Rio Amazonas e seus igarapés que Jeriel cresceu e construiu sua linguagem artística: baseado tanto em suas vivências pessoais quanto num mergulho profundo em suas origens históricas e culturais por meio de pesquisas.

Neste estilo próprio, batizado de “Pop Art Tucuju”, o artista fundamenta suas obras na brasilidade regional de seu estado do Amapá.

Ao longo de seus anos de estudos acadêmicos e experimentações artísticas, Jeriel descobriu uma afinidade singular com a Pop Art, que vem de sua identificação sobretudo com as cores e com o figurativo expresso nesse gênero. Porém, o artista fundamentou-se também em outros gêneros como o Cubismo, para o uso das figuras cortadas pelas linhas traçadas; o fauvismo, devido à simplificação das formas; e o Orfismo, movimento da pintura francesa surgido por volta de 1912 sob influência cubista que imprime um caráter mais espiritual aos códigos das obras. Assim, sob essas principais influências artísticas, somadas às memórias da sabedoria de sua mãe, Jeriel criou uma identidade pessoal para seu trabalho.

Neste estilo próprio, ao qual batizou de “Pop Art Tucuju”, o artista fundamenta suas obras na brasilidade regional de seu estado, trazendo à tona uma consciência a respeito da memória, do conhecimento e da percepção, sem romper com a estética deste gênero artístico. A palavra Tucuju remete ao nome do primeiro povo indígena a ocupar o território onde hoje está localizado o estado do Amapá.

As cenas do dia-a-dia representadas por Jeriel expressam formas e cores de uma estética voltada para a arte regional, plena de simplicidade mas ao mesmo tempo rica em autenticidade e engajamento, com posicionamento e referências multiculturais do povo Tucuju. A poética visual do seu trabalho nos faz enveredar pelo imaginário da Amazônia brasileira. Através do olhar do artista, encontramos em suas obras a força do Batuque, a dança do Marabaixo, a vida do ribeirinho amazônico, do caboclo do norte, dos rios e igarapés, juntamente com a Fortaleza de São José de Macapá e o Monumento Zero do Equador. 

Jeriel iniciou sua carreira artística aos 15 anos de idade, ingressando no curso livre de artes Cândido Portinari no ano de 1994. Em 2012, graduou-se em Artes Visuais pela Universidade Federal do Amapá (Unifap), na qual atualmente atua como professor. Em sua fase universitária ele já desenvolvia estudos e experimentos em sua pintura e técnica de composição de cores, que levavam em conta o clima da Amazônia. “Acho fundamental que todo artista esteja presente em seu tempo e espaço”, afirma ele. Sua trajetória, construída por inúmeras exposições coletivas e individuais, o levou à Exposição Pop Art Tucuju, lançada em 2013, e que circulou por diversas cidades do estado do Amapá e no Rio de Janeiro, intercalada em exposições individuais e coletivas. Posteriormente, foi apresentada em duas coletivas internacionais nas cidades de Paris e Lisboa, em 2018.

As criações de Jeriel, transbordantes em cores, traços, narrativas e temáticas, não só nos servem ao deslumbre do olhar como ao orgulho de sermos um povo mestiço, rico em patrimônio material e imaterial, em pluralidade e tantas outros outros aspectos que não fazem de nós, brasileiros, melhores, mas sim singulares e grandiosos. Indagado sobre o seu papel no universo das artes, Jeriel reflete: “o artista é a essência do seu cotidiano e a força da sua cultura”.



AINDA TEM DÚVIDAS? ESTAMOS AQUI PARA TE OUVIR!



autentik gift: adquira uma obra de arte de um de nossos artistas ou presenteie alguém especial!


obras de Jeriel



Selecionamos os melhores artistas brasileiros, ou alocados aqui, para você. Sua obra de arte chegará em perfeito estado no país onde você estiver.
Somos pioneiros em prover uma experiência cultural completa: além de curadoria de artes, oferecemos também uma curadoria exclusiva de conteúdo e educação com relação aos artistas que representamos.
Ao comprar conosco, você contribuirá para que o artista receba mais pela sua própria obra. Você também receberá um Certificado de Autenticidade assinado por ele.
Garantimos a troca ou devolução da sua compra. Todas as suas informações pessoais estarão protegidas e os pagamentos serão realizados via cartões de crédito ou PayPal, empresas financeiras reconhecidas por sua idoneidade. Parcelamos em até 6x sem juros!
leia mais

Você também pode se interessar em ler

Jean-Michel Basquiat (1960-1988): da paixão à compulsão pela pintura

LER MAIS

Impressionismo, uma vanguarda que dominou o mundo da arte

LER MAIS

Arte: como ficam as tendências e o consumo durante e pós pandemia?

LER MAIS

obras de

Jeriel