Bem-vindo ao portfólio de Guilherme Santos

clique para ver mais obras

Músico Tocando Zabumba

Guilherme Santos - 2018

Madeira cedro esculpida

35,00 cm altura x 6,50 cm largura x 12,00 cm profundidade

R$ 235,00

0
COMPRAR ESTA OBRA

O valor que você vê é o que você paga: o frete já está incluso no preço da obra informado acima.

Você receberá esta obra devidamente embalada em uma caixa de papelão.

Garantia de 7 dias para devolução do seu dinheiro

Prazo de entrega: 14 a 20 dias úteis para qualquer estado brasileiro

A obra de arte sairá do ateliê do artista no Brasil diretamente para a sua casa

Código do produto: 14386

clique nas setas e veja mais obras


QUERO LER MAIS SOBRE O ARTISTA, MOTIVAÇÕES E TRAJETÓRIA PARA ESTABELECER REFERÊNCIAS

QUERO ACESSAR DIRETO MAIS OBRAS DESTE ARTISTA E FAZER A MINHA ESCOLHA :)

O ARTISTA

Guilherme Santos


A reciclagem orgânica é uma maneira de mostrar o quanto é fácil viver em harmonia com o meio ambiente sem agredi-lo

Espécies únicas, beleza contemplativa e sutil: o cerrado brasileiro, segundo maior bioma do País, tem um valor ambiental e social imprescindível. Nesse vasto ambiente, encontram-se 216 terras indígenas e 83 etnias (entre elas quilombolas*, sertanejos* e ribeirinhos*). Seus únicos dez frutos comestíveis alimentam as populações locais e ainda movem o comércio das cidades. Além disso, a vegetação contribui para o progresso da economia brasileira ao disponibilizar plantas - apenas lá encontradas - para a recuperação de solos.

A convivência harmoniosa entre essas diferentes partes envolvidas e o agronegócio é de se admirar. É como mergulhar na essência brasileira em um mesmo tempo e espaço.

Inspirado por essa diversidade, o tocantinense Guilherme Santos transforma o cerrado brasileiro em arte: esculpe suas peças figurativas utilizando-se principalmente da madeira de buriti, abundante no bioma. De acordo com ele, o jatobá e a bucha vegetal também são elementos naturais fundamentais para enriquecerem suas esculturas.

“A reciclagem orgânica é uma maneira de mostrar o quanto é fácil viver em harmonia com o meio ambiente sem agredi-lo”, descreve o artista.

Inspirado pela diversidade da região onde vive, o tocantinense Guilherme Santos transforma o cerrado brasileiro em arte: esculpe suas peças figurativas utilizando-se principalmente da madeira de buriti, jatobá e a bucha vegetal.

A valorização desses elementos naturais brasileiros já seria o suficiente para se traçar um paralelo entre as obras de Guilherme e as artes plásticas tropicalistas. No Tropicalismo , os padrões estéticos romperam com os costumes de utilizar o que vinha dos grandes centros da arte mundial, como a Europa.

Mas a relação com esse movimento brasileiro tornou-se ainda mais evidente nas criações do artista quando ele decidiu fundir seu talento a elementos típicos da cultura popular brasileira.

Na série de músicos, aqui apresentada na autentikart, o artista abarca os instrumentos utilizados no chamado “Forró Pé de Serra” – a forma mais tradicional do gênero forró, que retrata o cotidiano do sertão do Norte e Nordeste brasileiros.

Assim como no Tropicalismo, Guilherme populariza suas obras ao imprimir emoção e simplicidade por meio de seus personagens. “Cada peça é uma peça, cada obra toma uma forma e uma representação”, diz.

Desde criança Guilherme Santos é apaixonado por artes. Além de ter frequentado uma escola de montagem de madeira por anos, costumava desenhar gibis.

Guilherme começou a comercializar seu trabalho em feiras livres e durante sua trajetória profissional participou inúmeras vezes do Salão de artesanato de São Paulo, reconhecido por aprovar apenas os melhores estatuários do Brasil a exporem seus trabalhos. Destaca-se ainda sua atuação em diversos outros salões do País, principalmente em seu estado, Tocantins; e, internacionalmente, em Milão, na Itália.  

* quilombos:  locais de refúgio de escravos africanos e afrodescendentes em todo o continente americano.

* sertanejos: comunidades que vivem distantes dos centros urbanos.

* comunidades ribeirinhas: aqueles que residem nas proximidades dos rios e têm a pesca artesanal como principal atividade de sobrevivência.



AINDA TEM DÚVIDAS? ESTAMOS AQUI PARA TE OUVIR!



autentik gift: adquira uma obra de arte de um de nossos artistas ou presenteie alguém especial!


obras de Guilherme Santos



Selecionamos os melhores artistas brasileiros, ou alocados aqui, para você. Sua obra de arte chegará em perfeito estado no país onde você estiver.
Somos pioneiros em prover uma experiência cultural completa: além de curadoria de artes, oferecemos também uma curadoria exclusiva de conteúdo e educação com relação aos artistas que representamos.
Ao comprar conosco, você contribuirá para que o artista receba mais pela sua própria obra. Você também receberá um Certificado de Autenticidade assinado por ele.
Garantimos a troca ou devolução da sua compra. Todas as suas informações pessoais estarão protegidas e os pagamentos serão realizados via cartões de crédito ou PayPal, empresas financeiras reconhecidas por sua idoneidade. Parcelamos em até 6x sem juros!
leia mais

Você também pode se interessar em ler

Salvador Dalí em "ereção intelectual"

LER MAIS

Rococó, uma leveza para a tensão da transição

LER MAIS

Arte: como ficam as tendências e o consumo durante e pós pandemia?

LER MAIS