Bem-vindo ao portfólio de Fernando Calderari

clique para ver mais obras

Sem título

Fernando Calderari - 2019

Óleo sobre tela

53,00 cm altura x 76,00 cm largura x 0,10 cm profundidade

R$ 7.180,00

0
COMPRAR ESTA OBRA

O valor que você vê é o que você paga: o frete já está incluso no preço da obra informado acima.

Você receberá esta obra enrolada em um tubo resistente. Qualquer molduraria próxima a você poderá esticá-la novamente num caixilho.

Garantia de 7 dias para devolução do seu dinheiro

Prazo de entrega: 14 a 20 dias úteis para qualquer estado brasileiro

A obra de arte sairá do ateliê do artista no Brasil diretamente para a sua casa

Código do produto: 14371

clique nas setas e veja mais obras


QUERO LER MAIS SOBRE O ARTISTA, MOTIVAÇÕES E TRAJETÓRIA PARA ESTABELECER REFERÊNCIAS

QUERO ACESSAR DIRETO MAIS OBRAS DESTE ARTISTA E FAZER A MINHA ESCOLHA :)

O ARTISTA

Fernando Calderari


A partir da década de 70, Calderari passou a retomar lentamente a linguagem figurativa e se encaminhou em direção ao que hoje é sua marca única: as paisagens marinhas.

Premiado em diversos salões de arte e obra em sintonia com a época, já na década de 60 Calderari transitava pela pintura, desenho, gravura e escultura em ferro.

Discípulo de Guido Viaro, ousou o abstracionismo numa sociedade ainda bastante conservadora e distante da vanguarda dos países europeus e dos Estados Unidos. Seu trabalho desde esta época fluía com naturalidade do mais tradicional para o expressionismo abstrato absolutamente contemporâneo sem causar choque algum. Ao contrário, Calderari, mais do que qualquer outro artista, impulsionaria o movimento de renovação nas artes plásticas do Paraná, conduzindo-o no sentido do expressionismo figurativo em substituição ao academismo.

A partir da década de 70, Calderari passou a retomar lentamente a linguagem figurativa e se encaminhou em direção à sua marca única: o que seria o início das paisagens marinhas. A princípio ainda muito calcadas nas recentes composições abstratas, foram aos poucos ganhando consistência figurativa em elementos referenciais como barcos, rochedos e detalhes outros, povoando assim o vácuo expressivo com coisas do mundo real.

O vazio do céu sobrepõe-se majestoso à cena da paisagem e torna-se o personagem central da obra, o que remete, com as devidas diferenças, aos pintores românticos ingleses Constable, Turner, e mais tarde ao realista Courbet.

As cores passaram a ser mais cálidas e sugeriram a atmosfera em delicados matizes e jogos de tonalidades. E foi a partir deste período que o artista se concentrou mais na prática da pintura do que da gravura ou desenho. E na contramão da evolução comumente constatada na carreira dos pintores, ele foi do puramente abstrato ao metafísico, e retornou ao naturalismo, entretanto, sem perder as qualidades pictóricas da sua obra.

Há de se observar também em suas obras certa correlação com as chamadas “paisagens ideais” flamengas do século XVII: cenas panorâmicas com o horizonte baixo no quadro com a maior área para o céu, que ressalta uma atmosfera grandiosa. O vazio sobrepõe-se majestoso à cena da paisagem e torna-se o personagem central da obra, o que nos remete, com as devidas diferenças, aos pintores românticos ingleses Constable, Turner, e mais tarde ao realista Courbet.

Fernando Calderari nasceu na Lapa, Paraná, em 1939. Extremamente ativo ainda, a carreira docente o acompanha em paralelo à sua trajetória de artista e com a mesma seriedade, o que o coloca na posição de mestre das novas gerações. Sua rotina como professor universitário em nada impede a constante produção no atelier e suas idas à ilha de Florianópolis, de onde tira inspiração inesgotável para seus esboços sobre papel que antecedem suas telas ou aquarelas.

A obra de Calderari torna-se inconfundível pela coerência e pelo rigor que orientam seu trabalho, por sua busca de soluções formais onde a cor é tratada apenas como um elemento compositivo necessário ao equilíbrio e definição dos planos. Sua trajetória conta com inúmeras exposições individuais e coletivas, premiações e participação na VII Bienal de São Paulo, assim como obras em acervos de importantes coleções de museus do Brasil e diversos países, como Alemanha, Áustria, Estados Unidos, Inglaterra e Suíça, dentre outros.



AINDA TEM DÚVIDAS? ESTAMOS AQUI PARA TE OUVIR!



autentik gift: adquira uma obra de arte de um de nossos artistas ou presenteie alguém especial!


obras de Fernando Calderari



Selecionamos os melhores artistas brasileiros, ou alocados aqui, para você. Sua obra de arte chegará em perfeito estado no país onde você estiver.
Somos pioneiros em prover uma experiência cultural completa: além de curadoria de artes, oferecemos também uma curadoria exclusiva de conteúdo e educação com relação aos artistas que representamos.
Ao comprar conosco, você contribuirá para que o artista receba mais pela sua própria obra. Você também receberá um Certificado de Autenticidade assinado por ele.
Garantimos a troca ou devolução da sua compra. Todas as suas informações pessoais estarão protegidas e os pagamentos serão realizados via cartões de crédito ou PayPal, empresas financeiras reconhecidas por sua idoneidade. Parcelamos em até 6x sem juros!
leia mais

Você também pode se interessar em ler

Jean-Michel Basquiat (1960-1988): da paixão à compulsão pela pintura

LER MAIS

4 artistas que fizeram história no Sul do Brasil

LER MAIS

Tropicalismo: feito com cores e elementos do Brasil

LER MAIS