Bem-vindo ao portfólio de Elizabeth Titton

clique para ver mais obras

Árvore das frutas verde - Escultura

Elizabeth Titton - 2018

Aço cortado a laser policromada em verde com seis frutinhas vermelhas. Tiragem: 100 unidades numeradas e assinadas.

30,00 cm altura x 10,00 cm largura x 10,00 cm profundidade

R$ 1.415,00

0
COMPRAR ESTA OBRA

O valor que você vê é o que você paga: o frete já está incluso no preço da obra informado acima.

Você receberá esta obra devidamente protegida e embalada.

Garantia de 7 dias para devolução do seu dinheiro

Prazo de entrega: 14 a 20 dias úteis para qualquer estado brasileiro

A obra de arte sairá do ateliê do artista no Brasil diretamente para a sua casa

Código do produto: 14157

clique nas setas e veja mais obras


QUERO LER MAIS SOBRE O ARTISTA, MOTIVAÇÕES E TRAJETÓRIA PARA ESTABELECER REFERÊNCIAS

QUERO ACESSAR DIRETO MAIS OBRAS DESTE ARTISTA E FAZER A MINHA ESCOLHA :)

A ARTISTA

Elizabeth Titton


O assunto natureza me encanta desde criança. É um tema riquíssimo, que povoa nossa vida e nossa alma, com beleza, surpresas e encantamento.

Rituais religiosos, estados civis, guerras e batalhas. Desde 1500 até os dias de hoje, os primeiros habitantes do Brasil revelam, por meio de pinturas corporais, movimentos que marcam sua história e identidade. Trata-se dos povos indígenas, considerados verdadeiros artistas por desenharem em si e seus clãs traços geométricos perfeitos, muito antes de seus colonizadores trazerem o conceito de telas de pintura para as terras tupiniquins.

Dificilmente esculturas brasileiras representariam a cultura nacional de forma tão legítima se não fossem aquelas inspiradas nos primeiros moradores desse País. É com base nesses grafismos corporais, mais especificamente dos indígenas que vivem próximos ao rio Xingu, no estado do Mato Grosso, que a artista Elizabeth Titton definiu os traços de suas obras.

Dificilmente esculturas brasileiras representariam a cultura nacional de forma tão legítima se não fossem aquelas inspiradas nos primeiros moradores desse País. É com base nesses grafismos corporais indígenas que Titton define os traços de suas obras.

Referência da diversidade cultural e ambiental do Brasil, o Parque Indígena do Xingu é composto por 16 etnias e está localizado na porção Sul da Amazônia brasileira, no coração do País. É considerado pela Unesco o mais belo mosaico linguístico cultural das Américas. Essas pinturas corporais, estudadas por Elizabeth, são uma forma de expressão associadas à cosmologia, ritos de passagem, curas de doenças e às relações que os índios mantêm com a natureza.

Da Antropofagia, o Tropicalismo "roubou" a identidade brasileira e o olhar interno ao país. Nessa época surgiu a frase "Tupy or not Tupy, that is the question" -- analogia que poderia ser facilmente associada às esculturas de Titton.

Árvores, flores, estrelas, peixes e pássaros, inicialmente inspirados na mitologia do Xingu, sempre estiveram presentes na vida da artista. “O assunto natureza me encanta desde criança. É um tema riquíssimo, que povoa nossa vida e nossa alma, com beleza, surpresas e encantamento”, indica.

O aprofundamento nessas tribos, somado à mitologia pessoal da artista numa constante busca de linguagem única e verdadeira, resultou na coleção “IN Natura”. São esculturas desenvolvidas com aço corten, e aço carbono cortados a laser, policromados com tinta epoxi ou oxidadas. A partir da criação em desenho, o processo de produção é realizado em uma metalúrgica, onde é transformado em 3D e posteriormente enviado à indústria para produção final.

Gravurista e escultora premiada, com obras em coleções públicas e particulares no Brasil e no exterior, Elizabeth atualmente dedica-se totalmente à escultura. Nascida em São Paulo em 1949, formou-se em pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e foi professora da instituição por 17 anos. Diretora do Museu de Arte Contemporânea do Paraná nos anos 80, fundou a escola de arte Pró-Criar Espaço Cultural, dedicada à formação do indivíduo por meio da arte, que esteve em funcionamento por 20 anos.

Apaixonada pelo livro “O Pequeno Príncipe” desde seus 10 anos, Elizabeth costumava visitar o hospital infantil de mesmo nome, localizado em Curitiba (PR), para levar brinquedos e ler histórias para as crianças. “A menina que sabia tudo de cor e salteado a respeito desse livro nunca imaginou que muito mais tarde em sua vida teria suas obras artísticas na Fundação Saint-Exupéry, em Paris, levadas pelas mãos dos, hoje, administradores desse hospital”, conta a escultora, encantada.



AINDA TEM DÚVIDAS? ESTAMOS AQUI PARA TE OUVIR!



autentik gift: adquira uma obra de arte de um de nossos artistas ou presenteie alguém especial!


obras de Elizabeth Titton



Selecionamos os melhores artistas brasileiros, ou alocados aqui, para você. Sua obra de arte chegará em perfeito estado no país onde você estiver.
Somos pioneiros em prover uma experiência cultural completa: além de curadoria de artes, oferecemos também uma curadoria exclusiva de conteúdo e educação com relação aos artistas que representamos.
Ao comprar conosco, você contribuirá para que o artista receba mais pela sua própria obra. Você também receberá um Certificado de Autenticidade assinado por ele.
Garantimos a troca ou devolução da sua compra. Todas as suas informações pessoais estarão protegidas e os pagamentos serão realizados via cartões de crédito ou PayPal, empresas financeiras reconhecidas por sua idoneidade. Parcelamos em até 6x sem juros!
leia mais

Você também pode se interessar em ler

Os mistérios da arte abstrata

LER MAIS

Impressionismo, uma vanguarda que dominou o mundo da arte

LER MAIS

O Pontilhismo de Seraut e Signac

LER MAIS

obras de

Elizabeth Titton