Bem-vindo ao portfólio de Armando Merege

clique para ver mais obras

Sem título

Armando Merege - 2004

Verniz, areia, tinta acrílica, pó de ferro, palha e colagens

47,00 cm altura x 107,00 cm largura x 3,50 cm profundidade

R$ 7.085,00

0
COMPRAR ESTA OBRA

O valor que você vê é o que você paga: o frete já está incluso no preço da obra informado acima.

Você receberá esta obra devidamente protegida e embalada.

Garantia de 7 dias para devolução do seu dinheiro

Prazo de entrega: 14 a 20 dias úteis para qualquer estado brasileiro

A obra de arte sairá do ateliê do artista no Brasil diretamente para a sua casa

Código do produto: 14102

clique nas setas e veja mais obras


QUERO LER MAIS SOBRE O ARTISTA, MOTIVAÇÕES E TRAJETÓRIA PARA ESTABELECER REFERÊNCIAS

QUERO ACESSAR DIRETO MAIS OBRAS DESTE ARTISTA E FAZER A MINHA ESCOLHA :)

O ARTISTA

Armando Merege


Tudo muda, nós mudamos, e nos influenciamos o tempo todo; o importante é estar aberto e receptivo a todas as coisas

“Nada existe de permanente a não ser a mudança”, afirmou o filósofo pré-socrático Heráclito. E é nas ondas da mudança que o artista plástico Armando Merege navega com fluidez quando o assunto é a sua produção artística. Um filme, uma leitura, a visita a uma exposição são apenas alguns dos fatores de influência no processo criativo de Merege, no qual a obra acaba se tornando quase que um comentário do que acontece ao seu redor. Como se fossem anotações, o artista cria uma série de signos e imagens provenientes desse seu universo simbólico permeado de mutações.

Dentre os vários nomes da arte contemporânea que Merege cita como referências, é na obra do Nova-iorquino Jean-Michel Basquiat, neo-expressionista de carreira meteórica nos anos 80 – e o primeiro a encabeçar a sua lista – talvez onde mais pontos de convergência sejam encontrados. A começar pela absoluta liberdade criativa tanto na temática quanto na técnica, sem, contudo, excluir a intenção construtiva da obra. Merege explora símbolos que remetem a sociedades primitivas, signos antropológicos, ecologia e natureza, ícones da sociedade contemporânea, o ser humano e suas relações, seus sentimentos e seus impasses. Suas composições impõem um ar de mistério, como que um enigma a ser desvendado que o artista confessa cultivar deliberadamente.

Merege explora símbolos que remetem a sociedades primitivas, signos antropológicos, ecologia e natureza, ícones da sociedade contemporânea, o ser humano e suas relações, seus sentimentos e seus impasses.

Areia, palha, pó de ferro, assim como a própria tinta acrílica associada a outros materiais são uma constante em seus trabalhos, nos quais a escolha do material e técnica depende daquilo que o artista quer representar. “Tudo muda, nós mudamos, e nos influenciamos o tempo todo; o importante é estar aberto e receptivo a todas as coisas”, reflete Merege, que percebe seu trabalho artístico situado num tênue limite entre o figurativo e a abstração.

Nascido em 1958 em Itararé, interior de São Paulo, aos cinco anos de idade mudou-se com a família para Curitiba, onde desenvolveu seus estudos. Desde essa época já adorava se expressar através do desenho. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná, desde a década de 80 trabalhou paralelamente com arquitetura e arte, até que o falecimento de seu sócio no escritório de arquitetura, e então estimulado com alguns prêmios em salões, dos quais um deles foi o de uma viagem à Paris, levaram-no a decidir-se definitivamente por optar pela “complicada, difícil e ao mesmo tempo fascinante profissão de artista plástico”, de acordo com sua própria definição.  

Armando Merege, que sempre realizou seu trabalho de modo individual e independente, baseado principalmente na investigação, pesquisa e exploração de técnicas e materiais, também já se viu envolvido com um grupo de trabalho infantil, a Casa Labirinto, onde criava os desenhos lúdicos de um labirinto e ministrava oficinas de artes para as crianças. “A arte tem uma importância fundamental na formação das pessoas, pois nela não existem fronteiras. A arte aproxima as pessoas; é a manifestação pura do belo, do sublime, da essência e pode estar nos conceitos mais simples como também atingir o mais alto nível de complexidade, mas sempre nos faz refletir e sentir”, define Merege.

Artista premiado em vários salões de arte contemporânea, Armando Merege conta com inúmeras exposições coletivas e individuais em seu currículo, no Brasil e em outros países, como a Foire Internacionale de Rouen, na cidade de Rouen, na França. Tem sua obra publicada na coleção de livros “Arte do Paraná para jovens de 8 a 80 anos”, de 2007, e o livro “A Arte de Armando Merege”, lançado em 2008, em Curitiba, Paraná. Suas obras figuram em acervos de instituições privadas, como o Chase Manhattan Bank e HSBC, além de instituições públicas como a da Prefeitura Municipal de Curitiba e Secretaria da Cultura do Paraná.



AINDA TEM DÚVIDAS? ESTAMOS AQUI PARA TE OUVIR!



autentik gift: adquira uma obra de arte de um de nossos artistas ou presenteie alguém especial!


obras de Armando Merege



Selecionamos os melhores artistas brasileiros, ou alocados aqui, para você. Sua obra de arte chegará em perfeito estado no país onde você estiver.
Somos pioneiros em prover uma experiência cultural completa: além de curadoria de artes, oferecemos também uma curadoria exclusiva de conteúdo e educação com relação aos artistas que representamos.
Ao comprar conosco, você contribuirá para que o artista receba mais pela sua própria obra. Você também receberá um Certificado de Autenticidade assinado por ele.
Garantimos a troca ou devolução da sua compra. Todas as suas informações pessoais estarão protegidas e os pagamentos serão realizados via cartões de crédito ou PayPal, empresas financeiras reconhecidas por sua idoneidade. Parcelamos em até 6x sem juros!
leia mais

Você também pode se interessar em ler

Rococó, uma leveza para a tensão da transição

LER MAIS

Renascimento do mundo da arte e do pensamento

LER MAIS

Tropicalismo: feito com cores e elementos do Brasil

LER MAIS