Bem-vindo ao portfólio de Wagner Vidal
Insólito II
Wagner Vidal - 2021
Acrílica sobre tela
140,00 cm altura x 90,00 cm largura x 0,10 cm profundidade
USD 2.315,00

O valor que você vê é o que você paga: o frete já está incluso no preço da obra informado acima.
Você receberá esta obra enrolada num tubo resistente. Qualquer molduraria próxima a você poderá esticá-la novamente.
Garantia de 7 dias para devolução do seu dinheiro
Prazo de entrega: 14 a 20 dias para qualquer país fora do Brasil
A obra de arte sairá do ateliê do artista no Brasil diretamente para a sua casa
Código do produto: 15359
O ARTISTA
Wagner Vidal

A arte tem o poder de dar voz a experiências individuais e coletivas, iluminando realidades muitas vezes silenciadas. O artista mineiro Wagner Vidal é um exemplo disso: ele utiliza sua pintura para refletir sobre as vivências e os desafios enfrentados pelas comunidades invisibilizadas.
Segundo Wagner, sua trajetória artística caminhou lado a lado com sua jornada pessoal. À medida que se reconhecia como um homem cis gay, sua expressão artística também se transformava, ganhando novas camadas de significado e força. Hoje, sua pesquisa é profundamente voltada à comunidade, explorando, com sensibilidade e potência, temas como o corpo, a sexualidade e a identidade de gênero.
Mas o maior foco do artista está voltado para a retratação e denúncia do extermínio de LGBTs, e para a luta por direitos. Em suas obras, Vidal expõe os dados, os números e, segundo ele, os horrores com essa comunidade, de forma crítica. Ele faz uso de seu diploma jornalístico e viaja ao passado para resgatar o registro do primeiro crime por homofobia no país até os dias contemporâneos, tornando, assim, sua arte um meio de comunicação.
“Desejo que meu trabalho, de algum modo, provoque as pessoas e estimule a reflexão delas”, conta Wagner.
Embora a pintura seja o principal suporte de Vidal, ele também transita por outros, como desenho, gravura, assemblage e escultura. Sua paixão está na descoberta de novos formatos de criação, no poder da expressão. Por isso, para ele, não importa a técnica, mas sim que ela transmita sua essência, suas vivências e sentimentos.
As referências por trás dos seus figurativos são diversas, passando desde os grandes nomes da história da arte, como Leonardo da Vinci, Van Gogh e Toulouse-Lautrec, até chegar à contemporaneidade, com os novos artistas que ele encontra pela internet. Mas a principal inspiração de Wagner é ele mesmo, pois suas criações expressam todas as coisas que o atravessaram no caminho - as dificuldades, medos e dores que surgiram com a compreensão de sua sexualidade. Sua arte é o lugar seguro em que ele trabalha seus sentimentos e emoções.
“Então, toda essa minha vivência, tudo isso que eu fui atravessado na infância - principalmente pela religião -, eu trago comigo. Toda essa dor de não me entender e não me aceitar, de não saber quem eu era por causa da imposição do sistema religioso, patriarcal e social, isso também acaba convergindo para o meu fazer artístico”, explica.
Nascido no interior de Minas Gerais, o artista Wagner Vidal formou-se em 2001 em Jornalismo e atua na área até hoje. Ele esteve envolvido com a arte desde a adolescência, mas somente em 2013 passou a enxergar um viés mais profissional no meio. Quando a oportunidade de ir para São Paulo surgiu, através de seu emprego jornalístico, Wagner não se deteve e foi para a grande metrópole.
Lá, esteve diante de muita cultura, diversidade e novidade, e assim sua carreira como artista começou a tomar forma. Ele se matriculou na Escola Panamericana de Arte e Design e cursou por três anos. A partir daí, passou a galgar os caminhos que o levassem à arte.
“Para mim, a arte é extravasar o que está dentro do peito. É jogar ali na minha obra quem eu sou, completamente despido de qualquer coisa que me prenda”, reflete.
autentik gift: adquira uma obra de arte de um de nossos artistas ou presenteie alguém especial!
obras de Wagner Vidal


Você também pode se interessar em ler


obras de
Wagner Vidal
