Bem-vindo ao portfólio de Lucas Ksenhuk

clique para ver mais obras

Sem título

Lucas Ksenhuk - 2023

Acrílica sobre tela

46,00 cm altura x 79,00 cm largura x 0,10 cm profundidade

USD 770,00

0
OBRA VENDIDA

O valor que você vê é o que você paga: o frete já está incluso no preço da obra informado acima.

Você receberá esta obra enrolada num tubo resistente. Qualquer molduraria próxima a você poderá esticá-la novamente.

Garantia de 7 dias para devolução do seu dinheiro

Prazo de entrega: 14 a 20 dias para qualquer país fora do Brasil

A obra de arte sairá do ateliê do artista no Brasil diretamente para a sua casa

Código do produto: 15151

clique nas setas e veja mais obras


QUERO LER MAIS SOBRE O ARTISTA, MOTIVAÇÕES E TRAJETÓRIA PARA ESTABELECER REFERÊNCIAS

QUERO ACESSAR DIRETO MAIS OBRAS DESTE ARTISTA E FAZER A MINHA ESCOLHA :)

O ARTISTA

Lucas Ksenhuk


Acredito na arte e sinto que é um talento que Deus me deu. Sei que com ela posso compartilhar meus sentimentos e emoções.

Foi em um simples caderno que Lucas Ksenhuk persistiu no tracejado de tantas linhas - retas, curvas e ondulantes - que desenvolveu, para além das páginas, sua própria linguagem.

O artista, neurodivergente, recebeu o Diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista aos dois anos. Durante a infância precisou lidar não só com suas próprias dificuldades, como comunicação, alimentação e sensibilidade; mas também com a incompreensão das pessoas, a distância que mantinham dele e o bullying que o perseguia de escola em escola.

Ele conta que já não sabia mais o que fazer. “Todo dia eu saía da escola chorando e pensando o que devia fazer para melhorar, como podia lutar contra o bullying”. Mas, ao se ver capturado por uma aula de artes na escola, Lucas encontrou sua resposta. 

Ganhou do seu melhor amigo esse mesmo caderno de desenho da abertura deste texto e, dos nove anos até hoje, vem criando incansavelmente.

“A arte surgiu na minha vida durante a fase escolar. Foram anos difíceis e ela serviu como meu escudo”, revela.

Ainda criança o artista já sabia que não queria fazer “mais do mesmo”. Ele desejava criar algo único e especial como os renomados mestres da arte que a escola o apresentou: os renascentistas Michelangelo e Leonardo da Vinci; o cubista Pablo Picasso e o pós-impressionista Van Gogh. 

“Comecei a desenhar sem parar, queria ter minha própria técnica e estilo, algo que as pessoas pudessem identificar como meu. Sempre com a ideia de que se os renomados artistas criaram uma identidade própria, eu também poderia desenvolver a minha”.

Lucas transformou as linhas coloridas em gotas e caracóis que se desdobram em figurativos do mar, das árvores e plantas; para ondulações abstratas e formas tridimensionais.

E da vontade de ser autêntico em cada traço, Ksenhuk desenhou paisagens comuns, animais e personagens diversas vezes, na busca por extrair da sua criatividade uma linguagem original. Conforme sua persistência crescia, o artista transformou as linhas coloridas em gotas e caracóis que se desdobram em figurativos do mar, das árvores e plantas; para ondulações abstratas e formas tridimensionais. 

Aos 11 anos já tinha preenchido mais de 30 cadernos com desenhos - todos no seu estilo autoral de traços e ondulações coloridas - e, no mesmo ano, realizou sua primeira exposição. “Vendi todas as artes em poucas horas”, lembra ele. 

Com incentivo da família, Lucas passou do papel e canetinhas para as telas e pincéis, ganhando espaço no meio artístico como recompensa para seu esforço. Passou a enxergar sua arte como um trabalho que poderia trazer tanto sua independência como também ajudar a melhorar a jornada pessoal de outras pessoas.

Produziu uma série com mais de 15 obras para a exposição “Natureza Viva: a arte por trás da memória”, no mês da conscientização sobre o autismo. A mostra revelou contrastes entre intensidade e sutileza: pinceladas curvas carregadas de movimento que nasceram da perspectiva, lembranças e histórias do artista.

“São obras abstratas e figurativas que criei a partir das minhas observações da terra, do céu e do mar”, conta.

Em 2020, Lucas publicou seu primeiro livro: “Uma história real em traços coloridos”, com prefácios escritos pelos artistas Eduardo Kobra e Cris Campana. Em 2021 teve sua primeira exposição internacional na galeria The Holy Art, em Londres. Realizou também sua individual “Natureza em Traços Coloridos”. Recentemente, Lucas foi convidado pelo designer Rapha Preto a fazer parte da primeira galeria no mundo exclusiva para expor obras de artistas autistas, em São Paulo. Em outubro de 2023 irá expor no Carrousel du Louvre, em Paris. 

“Acredito na arte e sinto que é um talento que Deus me deu. Sei que com ela posso compartilhar meus sentimentos e emoções. Através dela, consigo ver além das minhas limitações e me comunicar com as outras pessoas", finaliza.

 



AINDA TEM DÚVIDAS? ESTAMOS AQUI PARA TE OUVIR!



autentik gift: adquira uma obra de arte de um de nossos artistas ou presenteie alguém especial!


obras de Lucas Ksenhuk



Selecionamos os melhores artistas brasileiros, ou alocados aqui, para você. Sua obra de arte chegará em perfeito estado no país onde você estiver.
Somos pioneiros em prover uma experiência cultural completa: além de curadoria de artes, oferecemos também uma curadoria exclusiva de conteúdo e educação com relação aos artistas que representamos.
Ao comprar conosco, você contribuirá para que o artista receba mais pela sua própria obra. Você também receberá um Certificado de Autenticidade assinado por ele.
Garantimos a troca ou devolução da sua compra. Todas as suas informações pessoais estarão protegidas e os pagamentos serão realizados via cartões de crédito ou PayPal, empresas financeiras reconhecidas por sua idoneidade. Parcelamos em até 6x sem juros!
leia mais

Você também pode se interessar em ler

O Pontilhismo de Seraut e Signac

LER MAIS

Jogando com a realidade: o misterioso Ron Mueck e sua habilidade de eternizar os seres humanos de forma hiper-realista

LER MAIS

A vida em cubos, cilindros, círculos e outras formas: o Cubismo

LER MAIS

obras de

Lucas Ksenhuk