Bem-vindo ao portfólio de Irineo Albiero Filho

clique para ver mais obras

A prova noturna

Irineo Albiero Filho - 2022

Fotografia digital impressa em papel fine art 100% algodão (Canson Rag Photografique). Tiragem 1/10

90,00 cm altura x 60,00 cm largura x 0,10 cm profundidade

USD 900,00

0
COMPRAR ESTA OBRA

O valor que você vê é o que você paga: o frete já está incluso no preço da obra informado acima.

Você receberá esta obra enrolada num tubo resistente. Qualquer molduraria próxima a você poderá esticá-la novamente.

Garantia de 7 dias para devolução do seu dinheiro

Prazo de entrega: 14 a 20 dias para qualquer país fora do Brasil

A obra de arte sairá do ateliê do artista no Brasil diretamente para a sua casa

Código do produto: 14778

clique nas setas e veja mais obras


QUERO LER MAIS SOBRE O ARTISTA, MOTIVAÇÕES E TRAJETÓRIA PARA ESTABELECER REFERÊNCIAS

QUERO ACESSAR DIRETO MAIS OBRAS DESTE ARTISTA E FAZER A MINHA ESCOLHA :)

O ARTISTA

Irineo Albiero Filho


Para mim a arte é um meio para encontrarmos impressões sobre o mundo. Uma obra de arte é uma forma de conhecermos os mundos de cada artista.

Os sonhos artísticos do fotógrafo Irineo Albiero habitavam, escondidos, na movimentação cultural da cidade grande.

Antes de morar em São Paulo, o artista passou dois anos na cidade que nunca dorme - Nova York - cultivando sua apreciação pelo meio artístico. De volta ao Brasil, agora residindo na terra da garoa (SP), sentiu todas aquelas experiências fervilhando dentro de si.

Atraído pela agitação que a cidade proporciona, o artista acabou esquecendo-se dos transtornos que ela também pode provocar. Porém, com o tempo, Irineo compreendeu que as metrópoles acabam transformando a vida humana numa corrida intensa. A preocupação por ser sempre mais produtivo acaba desenvolvendo inúmeros distúrbios na sociedade.

"Durante muitos anos foquei só no lado bom de morar numa cidade grande. Quando esse estado inicial passou, pude enxergar todos os lados ruins: o trânsito, a violência, dificuldades", conta ele.

A série São Paulo Delirante trata-se disso: a tentativa de se encaixar no movimento sem ser carregado por ele.

A coleção iniciou em 2019, mas ganhou corpo durante a pandemia, período emocionalmente exigente. Albiero explora, nessas capturas, sentimentos como a acrofobia - medo mórbido de altura -; o incômodo com multidões; o desgaste com o ritmo acelerado da vida na cidade grande e as angústias geradas pelo isolamento durante a pandemia. Todas as experiências que o próprio artista vivenciou em algum momento.

"SPD é uma pesquisa pessoal, nela expresso minha relação de amor e ódio com o ambiente da metrópole e os efeitos disso na psique", explica o fotógrafo.

São Paulo Delirante é uma pesquisa pessoal, nela expresso minha relação de amor e ódio com o ambiente da metrópole e os efeitos disso na psique, explica o fotógrafo.

Mas o efeito panning - técnica de movimento intencional - utilizada para retratar essas questões psicológicas surgiu de maneira inesperada, uma configuração "errada" da câmera (interferência do destino) originou uma fotografia em movimento, meio borrada.

A imagem surpreendeu Irineo. Enfim, ele tinha encontrado o método que se encaixava perfeitamente com seus conceitos.

Além disso, a paleta de cores que compõe as capturas da série São Paulo Delirante são a maneira da natureza interferir no meio urbano.  O artista tem preferência de fotografar no nascer ou no pôr do sol. Por isso, a série é repleta de tons intensos que vão se dissipando conforme o movimento.

Nascido em Florianópolis, Irineo Albiero cultivou uma vontade de explorar as grandes cidades depois de um passeio escolar que o levou a uma exposição em São Paulo. Naquele dia ele esteve diante da arte contemporânea e da diversidade cultural que uma metrópole pode proporcionar.

Formado em Arquitetura, viajou para Nova York para passar uns meses e fazer alguns cursos. Porém, acabou ficando dois anos e aproveitou cada instante livre para ir em museus, exposições e galerias. 

O contato diário com a arte reverberou tão forte nele que ao chegar no Brasil sentiu a necessidade de exteriorizar isso. A princípio tentou a pintura, contudo não obteve os resultados esperados. Mas, determinado a continuar procurando sua linguagem, comprou em 2012 uma câmera profissional. Desde então ele vem estudando e trabalhando sua fotografia urbana de maneira autodidata.

"Para mim a arte é um meio para encontrarmos impressões sobre o mundo. Uma obra de arte é uma forma de conhecermos os mundos de cada artista", conclui Albiero, reflexivo.



AINDA TEM DÚVIDAS? ESTAMOS AQUI PARA TE OUVIR!



autentik gift: adquira uma obra de arte de um de nossos artistas ou presenteie alguém especial!


obras de Irineo Albiero Filho



Selecionamos os melhores artistas brasileiros, ou alocados aqui, para você. Sua obra de arte chegará em perfeito estado no país onde você estiver.
Somos pioneiros em prover uma experiência cultural completa: além de curadoria de artes, oferecemos também uma curadoria exclusiva de conteúdo e educação com relação aos artistas que representamos.
Ao comprar conosco, você contribuirá para que o artista receba mais pela sua própria obra. Você também receberá um Certificado de Autenticidade assinado por ele.
Garantimos a troca ou devolução da sua compra. Todas as suas informações pessoais estarão protegidas e os pagamentos serão realizados via cartões de crédito ou PayPal, empresas financeiras reconhecidas por sua idoneidade. Parcelamos em até 6x sem juros!
leia mais

Você também pode se interessar em ler

Renascimento do mundo da arte e do pensamento

LER MAIS

4 artistas que fizeram história no Sul do Brasil

LER MAIS

Minimalismo, o movimento artístico que destronou o capitalismo da década de 60

LER MAIS

obras de

Irineo Albiero Filho