Bem-vindo ao portfólio de Gilberto Junior

clique para ver mais obras

Terra ancestral

Gilberto Junior - 2022

Pintura com tinta de terra artesanal sobre prato cerâmico de 45 cm de diâmetro

30,00 cm altura x 50,00 cm largura x 1,50 cm profundidade

USD 180,00

0
COMPRAR ESTA OBRA

O valor que você vê é o que você paga: o frete já está incluso no preço da obra informado acima.

Você receberá esta obra devidamente embalada em uma caixa de papelão.

Garantia de 7 dias para devolução do seu dinheiro

Prazo de entrega: 14 a 20 dias para qualquer país fora do Brasil

A obra de arte sairá do ateliê do artista no Brasil diretamente para a sua casa

Código do produto: 14720

clique nas setas e veja mais obras


QUERO LER MAIS SOBRE O ARTISTA, MOTIVAÇÕES E TRAJETÓRIA PARA ESTABELECER REFERÊNCIAS

QUERO ACESSAR DIRETO MAIS OBRAS DESTE ARTISTA E FAZER A MINHA ESCOLHA :)

O ARTISTA

Gilberto Junior


Meu trabalho é sobre ancestralidade, sobre o fortalecimento e a conservação das memórias, crenças e vivências dos meus antepassados que também me compõem e servem para o meu autoconhecimento.

Um desejo instintivo de prover voz às culturas tradicionais silenciadas. Uma busca incessante de ampliar a visibilidade de corpos negros e indígenas, cada vez mais realistas. Uma vontade incontrolável de soprar vida para dentro das pinturas dos antepassados trazendo-os, por meio da arte, para a contemporaneidade.  

Para que os dois espaços-tempo coexistam em uma peça, o artista paulistano Gilberto Júnior tira inspiração da sua história de vida e de seu imaginário. São memórias inventadas que costuram as lembranças que não puderam ser guardadas e que agora são resgatadas por meio da arte decolonial. 

Mas você sabe o que é o pensamento decolonial? Ele nasceu da necessidade de reimaginar o mundo: de se olhar em volta e conseguir enxergar as raízes da dominação Europeia sobre diversas culturas - principalmente a indígena e a africana - e lutar pelo resgate delas.

“Meu trabalho é sobre ancestralidade, sobre o fortalecimento e a conservação das memórias, crenças e vivências dos meus antepassados que também me compõem e servem para o meu autoconhecimento”, conta. 

Nascido na periferia de São Paulo e criado pela mãe negra baiana, Gilberto Junior tem adoração pelas artes desde a infância. Entrou para esse universo por meio da pintura com acrílicas, mas viu sua produção se tornar insustentável por conta dos alto custos com materiais. A falta de acesso ao mercado e a dificuldade em vender suas obras afastaram o artista - por um breve período - da arte. Foi do seu anseio interior por expressão que ele conseguiu encontrar forças pra retomar sua produção: dessa vez com materiais encontrados pelas ruas.

Para o artista, produzir o próprio material - desde a coleta do solo, à peneiração, que determina a consistência da tinta, até a intensidade das cores - vai além de um simples processo de criação.

Essas descobertas levaram Gilberto ao encontro natural da técnica com tintas de terra, feitas a base de solo terroso, que resultam de uma mistura de água com algum aglutinante como cola, cera de abelha ou soro de leite. 

Para o artista, produzir o próprio material - desde a coleta do solo, à peneiração, que determina a consistência da tinta, até a intensidade das cores - vai além de um simples processo de criação. 

Segundo ele, trata-se de um vínculo especial com sua arte: uma forma de manipular os elementos para conquistar uma maior diversidade de cores e texturas, compreender sobre como eles serão descartados no meio ambiente, e criar uma pintura mais ecológica que reflete não só suas convicções, mas também a energia natural dos povos retratados.

“Ao fazer meu próprio material, que é fácil, de baixo custo e impacto ambiental, mostro para as pessoas que elas podem tanto apreciar quanto reproduzir”, explica ele.

Ele Cursou Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie e foi lá que teve seu primeiro contato com as tintas minerais. À procura de uma forma de exercer sua profissão de uma maneira mais sustentável, matriculou-se no curso de permacultura e bioconstrução. 

Ainda inquieto em busca de uma maior conexão com a terra, mudou-se para o interior de SP, Botucatu. Enfim, em paz, em contato direto com o meio ambiente, numa rotina tranquila, o artista se reconectou com sua alma e encontrou equilíbrio para produzir os trabalhos mais significativos de sua carreira - a série que representamos aqui, na autentikart.

Gilberto também comunica sua linguagem por meio de intervenções urbanas, grafites, living paintings, performances e land art. Todas as técnicas alinham-se às motivações conceituais do artista sobre outros modos de relação com o planeta

“Busco por diversas maneiras de coexistir no mundo; outras ontologias e cosmovisões que carregam em si formas mais harmoniosas de conviver no meio natural”, aprofunda o artista que, diariamente, torna viva a história de seus antepassados.

 



AINDA TEM DÚVIDAS? ESTAMOS AQUI PARA TE OUVIR!



autentik gift: adquira uma obra de arte de um de nossos artistas ou presenteie alguém especial!


obras de Gilberto Junior



Selecionamos os melhores artistas brasileiros, ou alocados aqui, para você. Sua obra de arte chegará em perfeito estado no país onde você estiver.
Somos pioneiros em prover uma experiência cultural completa: além de curadoria de artes, oferecemos também uma curadoria exclusiva de conteúdo e educação com relação aos artistas que representamos.
Ao comprar conosco, você contribuirá para que o artista receba mais pela sua própria obra. Você também receberá um Certificado de Autenticidade assinado por ele.
Garantimos a troca ou devolução da sua compra. Todas as suas informações pessoais estarão protegidas e os pagamentos serão realizados via cartões de crédito ou PayPal, empresas financeiras reconhecidas por sua idoneidade. Parcelamos em até 6x sem juros!
leia mais

Você também pode se interessar em ler

O Pontilhismo de Seraut e Signac

LER MAIS

Arte: como ficam as tendências e o consumo durante e pós pandemia?

LER MAIS

Jean-Michel Basquiat (1960-1988): da paixão à compulsão pela pintura

LER MAIS