Bem-vindo ao portfólio de Sonia Gouveia
Torre de observação
Sonia Gouveia - 2022
Fotografia impressa em papel FineArt 100% algodão. Tiragem 0/20
60,00 cm altura x 40,00 cm largura x 0,10 cm profundidade
USD 495,00

O valor que você vê é o que você paga: o frete já está incluso no preço da obra informado acima.
Você receberá esta obra enrolada num tubo resistente. Qualquer molduraria próxima a você poderá esticá-la novamente.
Garantia de 7 dias para devolução do seu dinheiro
Prazo de entrega: 14 a 20 dias para qualquer país fora do Brasil
A obra de arte sairá do ateliê do artista no Brasil diretamente para a sua casa
Código do produto: 14768
A ARTISTA
Sonia Gouveia

Todas as pessoas possuem explosões interiores, mas só os artistas são capazes de externalizá-las, transformando seus destroços em arte.
Assim, após passar por situações de muita pressão e frustração, a paulistana Sonia Gouveia encontrou na solidão das grandes cidades sua temática fotográfica.
"Meu estalo de consciência veio durante uma reflexão sobre as circunstâncias em que nos encontramos presos sem conseguir pensar numa solução", conta.
Envolvida na movimentação cotidiana da cidade de São Paulo, a artista passou a enxergar como o ritmo, as crenças e o foco nos resultados impactam diretamente na saúde física, mental e emocional dos indivíduos.
Por isso, ela trabalhou seus interesses e inspirações para capturar imagens que podem estabelecer uma relação com a solitude que cada pessoa carrega dentro de si, enquanto ocupam espaços sociais.
Foi durante uma viagem para a Alemanha que as coleções "Plateia Vazia" e "Torres de Observação" nasceram. Segundo Gouveia, as fotos de ambas as séries se complementam, pois investigam, de modo diferente, a relação entre arquitetura, solidão e as grandes cidades. Com apelo geométrico e uma estética bastante rigorosa e colorida.
Plateia Vazia é sobre o vazio da experiência coletiva. Uma arquibancada desocupada e silenciosa que evoca solidão. Sua extensão é representada pela quantidade infinita de cadeiras. Fazendo, também, referência à dinâmica dos tempos de pandemia, em que os encontros físicos eram impossíveis.
Já para Torres de Observação, Sonia trabalha os arranha-céus vistos como pontos altos de apreciação da vida urbana: o ato de observar os indivíduos mantendo certa distância garante a ausência de qualquer interação entre o sujeito e o objeto. Nessa série, a artista resgata o conceito de flâneur - termo que o poeta e crítico francês, Charles Baudelaire descreve como "uma pessoa que caminha pela cidade para vivenciá-la".
A maior referência, tanto imagética quanto teórica, de Sonia é o fotógrafo Cristiano Mascaro. Agora, em questão de rigor técnico e precisão fotográfica de arquitetura, é o fotógrafo de arquitetura e urbanismo Nelson Kon que a inspira. Assim, como as experimentações e estudos compositivos de fotógrafos de Bauhaus e das vanguardas russas, como László Moholy-Nagy e Alexander Rodchenko.
Nascida em São Paulo, Sonia Gouveia é graduada em arquitetura, no ano de 2003, e é mestre desde 2008 pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP).
Ela conta que sempre sentiu certa inclinação para a fotografia, pois seu pai gostava da técnica e tinha várias máquinas que ficaram paradas após seu falecimento. Foi só durante o curso de arquitetura que a chama artística cresceu dentro dela. Então, atraída pela intensidade da foto, Gouveia restaurou uma câmera Rolleiflex do pai e não parou mais de tirar fotos e fazer cursos para aperfeiçoar sua técnica.
"Arte é o conjunto da expressão de uma ideia com diálogo que acontece entre a obra e o observador", finaliza Sonia.
autentik gift: adquira uma obra de arte de um de nossos artistas ou presenteie alguém especial!
obras de Sonia Gouveia


Você também pode se interessar em ler


obras de
Sonia Gouveia
