Bem-vindo ao portfólio de Angelita Cardoso
Cabeça de mulher
Angelita Cardoso - 2022
Cerâmica em alta temperatura
37,00 cm altura x 23,00 cm largura x 22,00 cm profundidade
USD 1.385,00

O valor que você vê é o que você paga: o frete já está incluso no preço da obra informado acima.
Você receberá esta obra devidamente embalada em uma caixa de papelão.
Garantia de 7 dias para devolução do seu dinheiro
Prazo de entrega: 14 a 20 dias para qualquer país fora do Brasil
A obra de arte sairá do ateliê do artista no Brasil diretamente para a sua casa
Código do produto: 14903
A ARTISTA
Angelita Cardoso

As divindades femininas da mitologia grega foram grandes símbolos de sabedoria, bravura e beleza.
Foram nessas histórias que trouxeram as deusas, amazonas e ninfas - como fontes do próprio poder - que a artista Angelita Cardoso se inspirou para dar forma às suas esculturas.
Angelita encontrou sua poética - o sagrado feminino - após passar por um processo de cura e sair em busca do que há por trás do ser humano, seja ela a existência, psique ou alma.
“Enquanto mulher, a arte me deu muito mais empoderamento. Representei o feminino como um modo de diluir meus traumas e me curar”, explica.
A artista domina múltiplas técnicas, por isso, de início a temática da mulher nasceu na forma de retratos em aquarela, depois em gravuras e mais recentemente, ela vem manuseando o barro e a argila para esculpir.
E ainda que ela não tenha pintado ou esculpido paisagens e elementos da natureza, não deixa de se sentir inspirada quando observa ao redor. Pois, absorve tudo o que pode: cores, formas e texturas para serem refletidas no poder da figura feminina.
Mas, definitivamente, os mitos gregos são a origem da inspiração de Cardoso. É na coragem em batalha das Amazonas, na proteção do local que habitavam das Ninfas e na astúcia e grandiosidade das Deusas que a artista extrai suas referências. E também da filosofia e psicanálise estuda as camadas internas da humanidade.
Segundo ela, não enxerga suas obras como realistas porque mesmo quando está com modelos vivos não tenta representá-los.
Perfeccionista, mas não detalhista, suas produções estão focadas na força de expressão. Por isso, ela procura aquilo que eles - os modelos - não a deixam ver: seus sentimentos e emoções. Mas sem a preocupação estética de capturar fielmente as linhas e contornos.
Mas como ela busca o cerne das pessoas, não quer ser limitada a criar apenas o feminino. De modo, que sua temática também se volta para a sexualidade como instrumento de autoconhecimento.
"Minhas criações são uma leitura pessoal, voltadas ao meu íntimo. Nelas expresso sentimentos e interpreto meus questionamentos numa abordagem quase existencial", revela.
Nascida em São Paulo, Angelita Cardoso graduou-se em História, e em 2007 iniciou seus estudos de desenho.
Viajou para a Itália e ingressou num curso de ilustração de histórias. Já na França cursou artes. Ao voltar para o Brasil, deixou sua profissão, abriu o próprio ateliê e lá aprendeu com um mestre.
Ilustradora de livros, um deles foi para o Coletivo Infinito que juntou 120 poetas, escritoras e artistas brasileiras. E em 2019 expôs 84 obras suas - todas retratos - para a mostra "Do eu ao nós profundo".
"A arte humaniza porque com ela aprendemos a ser e entendemos que não somos uma única coisa, mas diversas facetas de nós mesmos", finaliza.
autentik gift: adquira uma obra de arte de um de nossos artistas ou presenteie alguém especial!
obras de Angelita Cardoso


Você também pode se interessar em ler


obras de
Angelita Cardoso
