Bem-vindo ao portfólio de Juarês Matter

clique para ver mais obras

Série Skate Art

Juarês Matter - 2018

Pintura acrílica sobre policarbonato 5mm recortado em base de alumínio

169,00 cm altura x 134,00 cm largura x 0,50 cm profundidade

R$ 24.685,00

0
COMPRAR ESTA OBRA

O valor que você vê é o que você paga: o frete já está incluso no preço da obra informado acima.

Você receberá esta obra devidamente protegida e embalada.

Garantia de 7 dias para devolução do seu dinheiro

Prazo de entrega: 14 a 20 dias úteis para qualquer estado brasileiro

A obra de arte sairá do ateliê do artista no Brasil diretamente para a sua casa

Código do produto: 14199

clique nas setas e veja mais obras


QUERO LER MAIS SOBRE O ARTISTA, MOTIVAÇÕES E TRAJETÓRIA PARA ESTABELECER REFERÊNCIAS

QUERO ACESSAR DIRETO MAIS OBRAS DESTE ARTISTA E FAZER A MINHA ESCOLHA :)

O ARTISTA

Juarês Matter


A expressão do momento exige um só movimento, certeiro, visceral, sem ensaio, como uma manobra radical

A liberdade, o gestual, a expressão do movimento. A própria dinâmica corporal presente no seu universo de skatista. As criações do artista gráfico de skateboard art Jim Phillips. As largas pinceladas gestuais que caracterizam o expressionismo abstrato das obras do americano Roy Lichtenstein. A pop-art e sua cultura de massa. As esculturas penetráveis do venezuelano Jesus Soto. Tudo isso compõe o arsenal de referências do artista visual Juarês Matter em sua trajetória.

O trabalho de Matter é uma escultura que advém de um processo que envolve pintura, recorte e montagem. A técnica foi arduamente desenvolvida pelas buscas e experimentação do artista, que vem de uma trajetória de pintor que evoluiu para este mix de técnicas por ele hoje utilizadas. Agilidade, habilidade e desenvoltura são palavras constantes do seu repertório. Quase que como numa performance de dança, os gestos precisam ser calculados e desempenhados com rapidez tanto sobre o skate quanto com o pincel. “A expressão do momento exige um só movimento, certeiro, visceral, sem ensaio, como uma manobra radical”, explica o artista.

Matter tem no skate uma prática constante desde a juventude, e é onde percebe que recicla sua leveza e fluidez através dos movimentos das rodinhas sobre o concreto. A leveza e ao mesmo tempo a radicalidade dos seus trabalhos traçam um paralelo entre fluidez e esforço, força e controle, ora fazendo uso do pincel, ora do skate. As manobras do seu corpo aliam estética e desempenho, espaço e movimento, traços no ar.

Matter pratica skateboard desde sua juventude: traça um paralelo entre fluidez e esforço, força e controle, ora fazendo uso do pincel, ora do skate. As manobras do seu corpo aliam estética e desempenho, espaço e movimento, traços no ar.

O modo que Matter trabalha nos faz lembrar a série de “desenhos de luz” de Pablo Picasso. Numa técnica então inovadora, Picasso desenhava rapidamente no ar com um facho de luz na mão, numa sala escura enquanto um fotógrafo captava as imagens. Figuras icônicas do artista como touros e corpos surgiam desenhadas com luz nas fotografias. Embora com meios diferentes, a dinâmica do trabalho é semelhante: precisão e agilidade se fazem necessárias, pois a materialização do traço é imediata.

Em 1996 Matter passou a permear seus trabalhos de gestos que se originam nas manobras e no movimento do corpo do praticante de skate. Aos poucos sua pincelada ganhou valor; quer o pincel todo, aplicado com a força toda do gesto, indo além da concentração, na procura de um equilíbrio vital. Ela é a expressão do conteúdo, de sua experiência pessoal, as marcas de sua alma que surgem aleatoriamente na manipulação do material pictórico, cor e forma.

As pinturas de Juarês Matter sempre buscaram ideais de liberdade. “Sua obra emana do intelecto e está à procura da essência e do caráter da própria pintura. É o discurso sobre o pintar que chega a um momento em que seu espírito se conforma com esta visão clara de que o pincel pode ir até a raiz das coisas, tornando-se então um “único traço de pincel”, cuja função é manifestada pelo espírito e está escondida no próprio homem”, escreveu o crítico de arte Fernando Bini a respeito de seu trabalho.

Autodidata nascido em Curitiba no ano de 1963, Juarês Matter tem a arte como paixão desde a infância por influência do avô que era pintor e professor de pintura. Trabalhou inicialmente em agências de publicidade como assistente de criação, layout man e ilustrador publicitário. Atuou também em produtoras de vídeo para comerciais, criação e realização de cenários. Mas acabou por sucumbir ao anseio da sua alma de pintor e escultor. Participou de diversos salões de arte no Brasil e exterior, com destaque para o “Salon International du Monde de la Culture et des Arts”, em Cannes, e o “Société Académique Arts, Sciences, Lettres”, em Paris, na França, nos quais foi premiado. Suas obras fazem parte de importantes acervos de arte e cultura de vários países.



AINDA TEM DÚVIDAS? ESTAMOS AQUI PARA TE OUVIR!



autentik gift: adquira uma obra de arte de um de nossos artistas ou presenteie alguém especial!


obras de Juarês Matter



Selecionamos os melhores artistas brasileiros, ou alocados aqui, para você. Sua obra de arte chegará em perfeito estado no país onde você estiver.
Somos pioneiros em prover uma experiência cultural completa: além de curadoria de artes, oferecemos também uma curadoria exclusiva de conteúdo e educação com relação aos artistas que representamos.
Ao comprar conosco, você contribuirá para que o artista receba mais pela sua própria obra. Você também receberá um Certificado de Autenticidade assinado por ele.
Garantimos a troca ou devolução da sua compra. Todas as suas informações pessoais estarão protegidas e os pagamentos serão realizados via cartões de crédito ou PayPal, empresas financeiras reconhecidas por sua idoneidade. Parcelamos em até 6x sem juros!
leia mais

Você também pode se interessar em ler

Tropicalismo: feito com cores e elementos do Brasil

LER MAIS

O pop não poupa ninguém, nem a arte: a pop-art americana

LER MAIS

Rococó, uma leveza para a tensão da transição

LER MAIS