Bem-vindo ao portfólio de Evandro Karvat

clique para ver mais obras

Gato-maracajá #6

Evandro Karvat - 2021

Espatulado com tinta acrílica sobre tela e acabamento em verniz acrílico

70,00 cm altura x 50,00 cm largura x 2,00 cm profundidade

R$ 2.165,00

0
COMPRAR ESTA OBRA

O valor que você vê é o que você paga: o frete já está incluso no preço da obra informado acima.

Você receberá esta obra enrolada num tubo resistente. Qualquer molduraria próxima a você poderá esticá-la novamente.

Garantia de 7 dias para devolução do seu dinheiro

Prazo de entrega: 14 a 20 dias úteis para qualquer estado brasileiro

A obra de arte sairá do ateliê do artista no Brasil diretamente para a sua casa

Código do produto: 14443

clique nas setas e veja mais obras


QUERO LER MAIS SOBRE O ARTISTA, MOTIVAÇÕES E TRAJETÓRIA PARA ESTABELECER REFERÊNCIAS

QUERO ACESSAR DIRETO MAIS OBRAS DESTE ARTISTA E FAZER A MINHA ESCOLHA :)

O ARTISTA

Evandro Karvat


Nossa natureza está se desfragmentando. Apresento essas imagens borradas como poética para relembrar o público que a vida é volúvel.

Assim que sente a inquietação, Evandro Karvat pega uma tela em branco e coloca a paleta de cores para trabalhar. “O maior desafio é conduzir uma mensagem coerente, que dialogue com os tempos atuais e sirva não apenas para decorar”, conta.

O tema da vez é o meio ambiente. O artista despertou o interesse pela “Natureza Volátil” em 2017, quando foi selecionado para a 20ª Mostra Cascavelense de Artes Plásticas com uma instalação sobre tartarugas marinhas em extinção.

A pesquisa foi progredindo e agora retrata também outros animais da fauna brasileira que correm o mesmo risco, como o cervo-do-pantanal, mico-leão-dourado, arara-azul, tucano e gato-maracajá. “Nossa natureza está se desfragmentando. Apresento essas imagens borradas como poética para relembrar o público que a vida é volúvel”.

Sua amizade com os lápis e pincéis vem desde o tempo da infância, mas há anos Karvat vem aperfeiçoando um jeito novo de trabalhar sua arte, retratando seus figurativos com traços mais soltos e espatuladas densas. “Com a espátula descobri a soltura que precisava para trabalhar. Esse estilo me permitiu soltar também minhas amarras artísticas, meus medos”.

Entre uma espatulada e outra, as cores se entrelaçam e se desdobram em figuras de estilo expressionista. Os tons vibrantes e o tema das telas de Evandro remetem, invariavelmente, ao rei do expressionismo das cores e dos animais: Franz Marc (1880 – 1916). O célebre artista tinha como temática a beleza e a verdade do animal - tudo aquilo que, para ele, era difícil de enxergar no homem. Karvat também admite suas incursões pelo impressionismo, movimento artístico que adora observar, inspirando-se nos mestres Van Gogh, Claude Monet, Renoir e Toulouse Lautrec.

Ao entrarmos no universo animal de Karvat, somos arrebatados pelas cores que gritam e prevalecem antes da forma. São cores arrastadas, que formam as figuras. De perto, abstratas. De longe, figurativas.

Ao entrarmos no universo animal de Karvat, somos arrebatados pelas cores que gritam e prevalecem antes da forma. São cores arrastadas, que formam as figuras. De perto, abstratas. De longe, figurativas.

Sua última série, intitulada “Natureza Volátil – Cores da Vida”, foi apresentada com uma cara nova, tendo demonstrado o amadurecimento técnico do artista. Ele realiza exposições individuais e coletivas desde 2006. Em 2017 foi selecionado para seu primeiro Salão de Artes Plásticas e nos anos seguintes participou como artista convidado pela curadoria de mostras de arquitetura, como a Casa Cor Santa Catarina e a Mostra Sul. Em 2019, o projeto Natureza Volátil foi premiado pela Lei de Incentivo à Cultura de Balneário Camboriú.

Em 2020 participou de um leilão beneficente nacional do Santuário dos Elefantes do Brasil, no qual duas de suas peças tiveram o maior número de lances. Uma terceira obra passou a fazer parte da coleção de Xuxa Meneguel e uma quarta do casal anfitrião do leilão, os atores Camila Queiroz e Klebber Toledo.

A conquista de um trabalho autoral e temática consistente caíram também no gosto do universo da decoração. Karvat costuma ser selecionado por arquitetos e designers de interiores para compor diferentes estilos de cenários. Objetivo alcançado: para deleite do artista, seu trabalho desperta encantamento, dialoga e conscientiza o público colecionador de forma profunda – para muito além da decoração.



AINDA TEM DÚVIDAS? ESTAMOS AQUI PARA TE OUVIR!



autentik gift: adquira uma obra de arte de um de nossos artistas ou presenteie alguém especial!


obras de Evandro Karvat



Selecionamos os melhores artistas brasileiros, ou alocados aqui, para você. Sua obra de arte chegará em perfeito estado no país onde você estiver.
Somos pioneiros em prover uma experiência cultural completa: além de curadoria de artes, oferecemos também uma curadoria exclusiva de conteúdo e educação com relação aos artistas que representamos.
Ao comprar conosco, você contribuirá para que o artista receba mais pela sua própria obra. Você também receberá um Certificado de Autenticidade assinado por ele.
Garantimos a troca ou devolução da sua compra. Todas as suas informações pessoais estarão protegidas e os pagamentos serão realizados via cartões de crédito ou PayPal, empresas financeiras reconhecidas por sua idoneidade. Parcelamos em até 6x sem juros!
leia mais

Você também pode se interessar em ler

Jean-Michel Basquiat (1960-1988): da paixão à compulsão pela pintura

LER MAIS

A vida em cubos, cilindros, círculos e outras formas: o Cubismo

LER MAIS

4 artistas britânicos que você precisa conhecer

LER MAIS